Ministério das Cidades libera verbas para obras no RS

Foram contemplados projetos como a Perimetral Metropolitana e duplicação da Castelo Branco

Av. Castelo Branco. Foto: Gerson Ibias

Av. Castelo Branco. Foto: Gerson Ibias

Uma portaria do Ministério das Cidades contemplou o Rio Grande do Sul em duas propostas inscritas para receber verba do PAC Mobilidade Grandes Cidades. O governo federal vai destinar R$ 1 milhão para que seja elaborado o projeto da Perimetral Metropolitana e mais R$ 500 mil para a quarta pista da avenida Castelo Branco, situada na entrada de Porto Alegre. A Perimetral prevê 18 quilômetros, entre Viamão e a bifurcação em frente à sede da Fiergs, na zona Norte da Capital.

Segundo o secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, após os projetos, vai ser aberta a licitação para a contratar as empresas que farão as obras. Estado e Prefeitura vão coordenar o trabalho.

O Ministério ainda vai liberar, para a prefeitura de Santa Maria, R$ 218,55 milhões para as obras de corredores de ônibus e melhorias na gestão do sistema de transporte do município. Os recursos também provêm do Orçamento Geral da União (OGU).

Na sexta-feira, o ministro vai a Caxias do Sul para entregar 100 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O investimento é de R$ R$ 6,39 milhões para beneficiar cerca de 400 pessoas.

Correio do Povo

___________________

Reportagem do Correio ignorando novo nome da Castelo Branco ….



Categorias:Outros assuntos

28 respostas

  1. Pelo amor de deus pra que uma faixa na castelo branco? Pra afunila nas duas faixas da mauá? Aff… Mas os egocarrocentricos adoram, fazer o quê!? Aff…

    P.s: Gilberto que tu esperava do jornal oficial do provincianos? Hahaha.. (Triste)

    Curtir

  2. E para transporte público nas cidades aqui do entorno que não tem trensurb nada..

    Curtir

  3. Legal a verba da castelo vir só depois que foram trocados todos postes e fiação elétrica do bordo da pista… Triste planejamento.

    Vi alguem perguntar se havia espaço para a 4a pista da castelo, ha sim existe.um grande barranco que pode ser aterrado entre a area da “capitania dos portos” e a castelo. Só espero que lembrem de fazer acostamento ali.

    Estou muito curioso sobre esta nova perimetral nao consigo imaginar o possível traçado

    Curtir

    • Hoje passei por lá, não tem espaço a menos que destruam os armazens cortem arvores e a iluminação recem colocada seja removida. Outra solução: retirar o trensurb!

      Curtir

  4. Esses recursos para “obras de corredores de ônibus e melhorias na gestão do sistema de transporte do município” em Santa Maria é, nada mais nada menos do que 43km de BRT e semaforazação para dar preferência ao BRT.

    Até acho que o BRT de Santa Maria vai acabar ficando pronto mais rápido do que o de PoA, vai ser mais longo e vai ser melhor…

    http://gaucha.clicrbs.com.br/rs/noticia-aberta/aprovado-projeto-de-brt-para-santa-maria-117038.html

    Curtir

  5. Qual o trajeto da nova perimetral? Alguém sabe?

    Curtir

  6. Espero que continuem chamando assim.

    Sobre a noticia, como vão alargar a Castelo Branco, tem espaço pra isso?
    É uma via elevada, como vão fazer isso?
    Essa perimetral parece interessante, quero ver bem o que vão tentar fazer.

    Curtir

  7. Bem que no futuro poderiam duplicar tambem a Mauá retirando o trensurb do centro e conectando com o metrô na entrada da cidade que faria a conexao com o centro. Liberaria espaco para duplicar a avenida Maua e desafogaria o transito na entrada

    Curtir

    • Triste sonho nosso. Do jeito que as coisas funcionam.por aqui os trilhos do metro nao serão compatíveis com os da trensurb. Vide as ferrovias de carga aqui do estado com um metro de espaçamento e as do trensurb.com 1.5m.

      Curtir

      • Também acho que os trens do MetrôPoa devem ter o mesmo gabarito estrutural (tamanho da bitola, altura do assoalho, largura do trem, formato do teto, tipo de alimentação…) que os trens da Trensurb, afinal, numa malha isso permite compartilhamento de vias sem grandes obras entre diferentes linhas, mesmo que não seja essa a intenção num primeiro instante.

        Curtir

      • Também acho melhor, mas será que pensaram nisso, considerando que o início do metrô (no centro) tem um trecho quase paralelo ao trensurb?

        Curtir

      • A ideia não é os trens do metro andarem nos trilhos do trensurb nem vice versa, mas sim criar uma estação de conexão do trensurb com metro, “tipo”, no final da farrapos. Quem vem da região metropolitana com o trensurb desceria e pegaria metro para chegar ao centro. Desta forma seria desnecessario a linha o trensurb ate o centro e poderia ser descartada o que possibilitaria o alargamento da mauá, alem de que melhoraria o visul da entrada da cidade e acesso ao cais.

        Curtir

    • Enterrar o trensurb seria caríssimo. Prefiro que usem o dinheiro para fazer algum VLT, corredor de ônibus, etc.

      Curtir

      • Até acho que não é tão caro. Não consigo imaginar um lugar mais fácil para fazer um túnel em Porto Alegre que junto ao Trensurb.

        Curtir

      • Quer dizer fazer um cut and cover na pista de rolamento da Mauá/Castelo Branco (o método mais barato)? Seria fácil mesmo, mas ainda assim são milhões que poderiam ser usados em outra iniciativa.

        Curtir

      • Pra que enterrar o Trensub se teremos metro? basta uma conexão no final da farrapos e botar ele abaixo!

        Curtir

    • Pra que duplicar a Mauá? Vejo ela todos os dias da janela do trabalho, da Rodoviária ao Mercado, e nunca está congestionada, independente do horário. Ela tranca mais pra frente, antes do Gasômetro, mas devido a gargalos mais adiante, e não nela. Não faz sentido algum duplicá-la.

      Curtir

      • Visão de futuro! Alem do mais nas segundas pela manhã que sempre passo alí é tudo trancado e tranca tambem a freeway

        Curtir

  8. O prefeito não deve ter sancionado o projeto ainda, então o nome não mudou oficialmente.

    Curtir

  9. 1,5 MI só pra projeto e estudo de viabilidade técnica. É muita grana pra fazer projeto hein. Alguém vai ganhar muito dinheiro. Pena que não será eu. 😀

    Curtir

    • Obviamente nao é só o projeto…

      Curtir

      • Obviamente não é só projeto? Você acha que se constrói o quê com 1,5 MI? 1,5MI é muito pouco pra construir algo. Mas também é dinheiro demais apenas pra projeto. Mas é isto que é. Veja nestra outra reportagem:
        http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/09/uniao-libera-r-15-milhao-para-projetos-de-obras-em-porto-alegre.html

        Nesta notícia está escrito o seguinte:
        “O Ministério das Cidades anunciou nesta quinta-feira (18) a liberação de R$ 1,5 milhão para a elaboração de projetos de duas obras de transportes previstas no Programação de Aceleração do Crescimento (PAC) na Região Metropolitana de Porto Alegre: a criação de Perimetral Metropolitana e as obras da quarta pista da Avenida Castelo Branco, na capital.

        De acordo com a Secretaria Estadual de Planejamento, os recursos serão usados apenas em estudos de viabilidade das obras. Ainda não há projeções para a publicação de editais e início das obras, informou a pasta. A nova perimetral teria 18 km de extensão e ligaria Viamão até a Zona Norte da capital, em frente à sede da Federação das Indústrias (Fiergs).”

        Todas as outras que li diz o mesmo, que é apenas projeto e estudo de viabilidade.

        Curtir

  10. Para PoA alargamentos, para Santa Maria transporte coletivo.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: