Mexicanos e espanhóis têm interesse no transporte de Porto Alegre

Prefeitura lançou edital nesta sexta (19) para concessão do serviço.

Após licitação vazia, concorrência foi aberta a empresas estrangeiras.

Foto: Samuel Maciel / CP

Foto: Samuel Maciel / CP

Com o extrato do edital publicado em uma edição extra do Diário Oficial do Município desta sexta-feira (19), a licitação no transporte público de Porto Alegre despertou interesse de empresas do México e Espanha. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), as companhias estrangeiras já buscam informações sobre o processo de licitação para a concessão do serviço no município, que desde 1920 opera com permissões, consideradas irregulares pelo Ministério Público (MP) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS).

Os interessados na licitação terão 60 dias para apresentar propostas. A abertura do processo ocorreu após um primeiro edital, inédito na história da capital, não ter recebido ofertas. Dessa vez, porém, a prefeitura habilitou empresas estrangeiras para participar da concorrência. O vencedor será quem apresentar o menor valor da tarifa.

“A gente acaba conversando [com empresas de fora do estado e do país interessadas]. Estive recentemente em um fórum de secretários de transporte, onde a gente conversou bastante com representantes de empresas internacionais”, disse ao G1 o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. “São empresas que operam na América Latina e na Europa…

(…)

Leia toda a reportagem, no G1, clicando aqui



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, onibus

Tags:, , ,

23 respostas

  1. Vejo o pessoal parabenizando a prefeitura por abrir licitação, mas gostaria de lembrar que a mesma so foi aberta por causa da greve dos rodoviários se os mesmos nao paracem por dias averia uma acordo e tudo voltaria ao normal e outra muitos foram demetidos e os qie nao foram pagam ate hj pelos dias parados.

    Curtir

  2. Mesmo que venham empresas de fora, o padrão dos ônibus será o mesmo das empresas que circulam hoje, pois este é regulamentado pela EPTC, e no Rio Grande do sul temos 3 das melhores fábricas de ônibus do mundo.

    Curtir

  3. Aposto que agora terão empresas nacionais interessadas em participar da licitação. Não vão querer largar o osso! Parabéns à prefeitura (demorou pra dar um elogio, mas sempre tem uma primeira vez).

    Curtir

  4. a máfia das empresas de ônibus deve estar tremendo!

    Curtir

    • Muita burrice, nesse caso. E chegou anos atrasado.
      Burrice porque SP os ônibus são entupidos de gente, perto de lá nós temos transporte de luxo. Não vai ter lugar pra bicicleta.
      A sugestão seria fazer como no exterior, colocar a bicicleta na frente (apesar que aqui também seria uma burrice pq capaz de roubarem em pleno trânsito)

      Curtir

  5. A titulo de comparacao…

    A licitação esta enrolada, ônibus terão 10 anos para ter ar condicionado e o BRT não anda.

    Na segunda começa a circular o primeiro dos novos trens do Trensurb com Ar Condicionado, espaço para bicicleta e acessibilidade.

    Curtir

  6. Mas é só abrir edital para estrangeiros, que a Mafia do trasporte entra na concorrência, mas q bom q fosse estrangeiro e com 20 /30 % mais barato q as Tarifas atuais ATUAIS.

    Curtir

  7. Só para conhecimento de vocês, a administração do aeroporto com mais trânsito no mundo (Heathrow, Inglaterra) é feita por uma empresa espanhola 🙂

    Curtir

  8. Pior que tá não fica. Mas a maior chance ainda é ficar como tá.

    Curtir

  9. O edital não versa que empresas estrangeiras se habilitam apenas se já atuam em alguma cidade no Brasil? Alguém conhece alguma?

    Curtir

  10. infelizmente irá acabar ficando nas mãos da mafia de sempre

    Curtir

  11. Credo!!!!! Pra quem pensava que viriam Noruegueses, Ingleses, ta aí, mexicanos e espanhois, isso é, se é que é verdade, pois não custa soltar uma informação dessas pra forçar as empresas locais a fazerem ofertas e depois dizerem que os mexicanos e espanhois desistiram de participar.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: