Prefeitura lançou edital nesta sexta (19) para concessão do serviço.
Após licitação vazia, concorrência foi aberta a empresas estrangeiras.
Com o extrato do edital publicado em uma edição extra do Diário Oficial do Município desta sexta-feira (19), a licitação no transporte público de Porto Alegre despertou interesse de empresas do México e Espanha. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), as companhias estrangeiras já buscam informações sobre o processo de licitação para a concessão do serviço no município, que desde 1920 opera com permissões, consideradas irregulares pelo Ministério Público (MP) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS).
Os interessados na licitação terão 60 dias para apresentar propostas. A abertura do processo ocorreu após um primeiro edital, inédito na história da capital, não ter recebido ofertas. Dessa vez, porém, a prefeitura habilitou empresas estrangeiras para participar da concorrência. O vencedor será quem apresentar o menor valor da tarifa.
“A gente acaba conversando [com empresas de fora do estado e do país interessadas]. Estive recentemente em um fórum de secretários de transporte, onde a gente conversou bastante com representantes de empresas internacionais”, disse ao G1 o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. “São empresas que operam na América Latina e na Europa…
(…)
Leia toda a reportagem, no G1, clicando aqui
Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, onibus
Vejo o pessoal parabenizando a prefeitura por abrir licitação, mas gostaria de lembrar que a mesma so foi aberta por causa da greve dos rodoviários se os mesmos nao paracem por dias averia uma acordo e tudo voltaria ao normal e outra muitos foram demetidos e os qie nao foram pagam ate hj pelos dias parados.
CurtirCurtir
Licitação saiu porque o povo resolveu se mexer e fez aquele monte de protestos no ano passado, isso sim.
CurtirCurtir
Mesmo que venham empresas de fora, o padrão dos ônibus será o mesmo das empresas que circulam hoje, pois este é regulamentado pela EPTC, e no Rio Grande do sul temos 3 das melhores fábricas de ônibus do mundo.
CurtirCurtir
Aposto que agora terão empresas nacionais interessadas em participar da licitação. Não vão querer largar o osso! Parabéns à prefeitura (demorou pra dar um elogio, mas sempre tem uma primeira vez).
CurtirCurtir
a máfia das empresas de ônibus deve estar tremendo!
CurtirCurtir
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/09/1519040-onibus-terao-vaga-para-transporte-de-bicicleta-em-sao-paulo.shtml
CurtirCurtir
Muita burrice, nesse caso. E chegou anos atrasado.
Burrice porque SP os ônibus são entupidos de gente, perto de lá nós temos transporte de luxo. Não vai ter lugar pra bicicleta.
A sugestão seria fazer como no exterior, colocar a bicicleta na frente (apesar que aqui também seria uma burrice pq capaz de roubarem em pleno trânsito)
CurtirCurtir
A Carris na linha T9 chegou a ter esse suporte lá pelos anos de 2000, mas acredito eu que por pouco uso a Empresa removeu.
CurtirCurtir
A titulo de comparacao…
A licitação esta enrolada, ônibus terão 10 anos para ter ar condicionado e o BRT não anda.
Na segunda começa a circular o primeiro dos novos trens do Trensurb com Ar Condicionado, espaço para bicicleta e acessibilidade.
CurtirCurtir
Mas é só abrir edital para estrangeiros, que a Mafia do trasporte entra na concorrência, mas q bom q fosse estrangeiro e com 20 /30 % mais barato q as Tarifas atuais ATUAIS.
CurtirCurtir
Só para conhecimento de vocês, a administração do aeroporto com mais trânsito no mundo (Heathrow, Inglaterra) é feita por uma empresa espanhola 🙂
CurtirCurtir
É o velho complexo de vira-lata: só é bom se for de países como EUA, Japão, Alemanha etc., mesmo que no fim seja uma porcaria.
CurtirCurtir
Pois é. Mesmo que os EUA venham pedir dicas aos porto alegrenses sobre transporte coletivo.
CurtirCurtir
Pior que tá não fica. Mas a maior chance ainda é ficar como tá.
CurtirCurtir
O edital não versa que empresas estrangeiras se habilitam apenas se já atuam em alguma cidade no Brasil? Alguém conhece alguma?
CurtirCurtir
infelizmente irá acabar ficando nas mãos da mafia de sempre
CurtirCurtir
Credo!!!!! Pra quem pensava que viriam Noruegueses, Ingleses, ta aí, mexicanos e espanhois, isso é, se é que é verdade, pois não custa soltar uma informação dessas pra forçar as empresas locais a fazerem ofertas e depois dizerem que os mexicanos e espanhois desistiram de participar.
CurtirCurtir
Meu deus que pessoa negativa !!!!
CurtirCurtir
Então aguarde e conversamos, kkkkk
CurtirCurtir
Pode ser até do Sudão, se for melhor do que o existente (o que não é difícil).
CurtirCurtir
Exatamente como penso, não sendo as mesmas de hoje, estamos num super lucro !!! E o que tem de problema nas empresas mexicanas e espanholas ?
CurtirCurtir
Os ônibus de viagem Mexicanos são ótimos! Se os de linha municipal seguirem o padrão, seria ótimo se viessem.
CurtirCurtir
Nada a ver. O que noruegueses entendem de ônibus? É óbvio que faz mais sentido que empresas de países com tradição no transporte de ônibus tenha mais interesse.
CurtirCurtir