Monumento com obra de Stockinger começa a ser pintado na Praça Dom Sebastião

Apesar de a prefeitura ter comunicado que o respiradouro do túnel da Conceição com algumas obras em metal do famoso escultor gaúcho Xico Stockinger não seria revitalizado, alguma coisa está acontecendo.

Ele está sendo pintado! Mas creio que as obras de arte em si, não serão revitalizadas. De qualquer forma, pelo que percebi estão utilizando alguma substância anti-corrosão no monumento. Vamos aguardar e ver se essa importante obra ganha um outro aspecto, já que a Praça está sendo revitalizada.

Vejam as fotos, tiradas hoje, as 13h:

monumento-stockinger-dom-sebastiao-01

monumento-stockinger-dom-sebastiao-02

monumento-stockinger-dom-sebastiao-03

Para quem não havia percebido que este “paredão” era o respiradouro do túnel, olhem esta imagem do Google Earth, que mostra claramente as 7 aberturas para entrada de ar no túnel: (clique para ampliar)

respiradouro-tunel



Categorias:Arquitetura | Urbanismo

Tags:, , ,

17 respostas

  1. uma duvida, o respiradouro serve pros dois sentidos do tunel?

    Curtir

  2. Errata: “A teoria das janelas quebradas NÃO funcionaria por aqui”.

    Curtir

    • E quanto à tinta anti-pichação, o que ocorrerá é o seguinte. Para deixarem suas marcas nas paredes e monumentos, os nossos amiguinhos em vez de picharem, vão entalhar. Isso mesmo! Eles raspam a tinta, desgastam o concreto e picham. Vai ser pior ainda. Isso já aconteceu no viaduto Dom Pedro I Lixaram a mureta e desgastaram o cimento…daí picharam por cima.

      Curtir

      • Foi a própria prefeitura que desgastou o cimento. Acho que para repintar. É nessas de “não dá pra fazer mais nada que vão lá e estragam/roubam” que a cidade vai ficando atirada.

        Curtir

  3. A minha observação é; qual o sentido em gastar uma bela grana pública restaurando o monumento, se >>>todos nós sabemos<<< ele estará todo pichado e vandalizado em poucos dias? Não faria muito mais sentido investir-se o dinheiro do contribuinte em outras coisas, não tão vandalizáveis? Se uma localidade já provou-se impotente contra o vandalismo, sendo amplamente derrotada pelos vadios neste quesito, então que se invista numerário em algo que deixe um legado mais duradouro. Eu acho um tremendo desperdício de tempo, energia e dinheiro, mobilizar toda uma estrutura de pessoal e material apenas para enxugar gelo. Vejam que a teoria das janelas quebradas funcionaria por aqui. O vandalismo é tão grande e está tão arraigado na nossa sociedade, que manter limpas as ruas e a manutenção de logradouros públicos não diminuiria a vandalização. Há verdadeiros e numerosos exércitos de desocupados e inúteis sociais patrulhando as ruas, na busca frenética por alvos. As coisas aqui correm tão caóticas, que gangues rivalizam em atos de ousadia, dando demonstrações de força e poder umas às outras.

    Curtir

    • Que pena Oscar que tu penses assim. São pelas obras de arte, também, que se conhece e se estuda a cultura de um povo. Em qualquer parte do mundo a obra de arte e o artista são prestigiados.

      Curtir

  4. Descaracterizaram o concreto, quanta ignorância…uma pena.

    Curtir

    • Mas isso é um mero respiradouro. Ficou bem melhor assim, sem aquele cinza sujo… a obra de arte está sobre ele. Por que descaracterizou ?

      Curtir

    • Isso é coisa de arquiteto… acham bonito um concretão nu. E se for todo irregular aparecendo as linhas da madeira da forma, melhor ainda.

      Curtir

  5. Muito bom, ate gostei da cor, odiava aquela cor sem graça que costumam usar nos concretões.

    Eu nunca imaginei que isso fosse um respiradouro hahaha

    E sobre iluminação, todos sabem que não duraria uma semana.
    hahaha

    Poderiam por uma tinta anti pixação, se é que já não colocaram.

    Curtir

  6. Muito bom, mas não vi nenhuma luminária. Ficará escuro depois do por do sol, ou tem lâmpadas por detrás das esculturas?

    Curtir

  7. GOstei !

    Curtir

  8. Quem teve o bom gosto da cor escolhida?

    Curtir

  9. Pois é, se não derem uma manutenção vai estragar de vez a parte metálica… mas fora isso tá ficando bacana a praça.

    Curtir

  10. Já melhora bastante. Tem que ver como proteger a parte de metal também. Essa é a mais frágil.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: