Projeto do Novo Campus Canoas da UFCSPA ganha prêmio nacional

O escritório de arquitetura OSPA, de Porto Alegre, enviou ao Blog um resumo da obra que ganhou o 1º Prêmio do concurso nacional para o novo campus Igara (Canoas) da UFCSPA.  Achei excelente. Grande projeto! Quem dera os projetos em geral das universidades tivessem essa qualidade. Com certeza vai valorizar aquela área da cidade de Canoas. A nova área será um campus esportivo com cerca de 25 mil m² de área construída.

__________________

Mais que uma instituição pública, um espaço público.

Projeto do Campus Igara da UFCSPA. Imagem: Escritório OSPA.

Projeto do Campus Igara da UFCSPA. Imagens: Escritório OSPA.

Esta é a premissa que norteia e baliza o desenvolvimento do projeto do novo campus da UFCSPA. Em um contexto urbano ainda em formação, o Campus Igara surge como potencial elemento articulador das relações espaciais e humanas que o circundam. Uma praça, fluída e permeável como se supõe, em contraponto a densidade volumétrica que a solução programática sugere em uma primeira abordagem.

Um lote, duas faces. Duas possibilidades de conexão com a cidade. O conceito “frente x fundos”, “público x serviços”, nunca foi uma opção. Um eixo longitudinal, acessível e convidativo, conecta as duas faces, interfaces.  Interfaces, que apesar da diferença hierárquica, são igualmente necessárias à formação do quarteirão, cuja face hoje revela as cicatrizes da nossa política habitacional. Nossa cidade, nossa vida. Na face dos edifícios, os olhos da cidade.

Extensão natural da calçada. Assim o programa se desenvolve. O espaço aberto articula as funções do Campus, muito além das atividades acadêmicas. O acesso independente, com controles independentes, aos diversos usos fomenta também a diversidade de usuários. Apenas dois edifícios elevados, com atividades exclusivas da academia, o resto é praça.

O Campus não para. Uma obra não deve parar, ou mesmo interferir prejudicialmente na rotina do campus. O ciclo de uma obra pode muitas vezes ser equivalente ao período de um aluno na própria instituição. Possivelmente excluídos alguns arquitetos e engenheiros, ninguém quer estudar em um canteiro de obras. As duas faces do terreno permitem que solucionemos esta equação de forma controlada. A etapa 2 de expansão do campus, através do zoneamento proposto, ocorre com acesso direto a partir da rua, evitando conflito de fluxos com o dia a dia da instituição. Da mesma forma, toda a estrutura proposta, tanto da segunda, quanto da primeira fase, valem-se de um sistema construtivo misto de aço e concreto, em suas melhores características, tração e compressão, visando otimização no tempo de execução, redução de resíduos, economia e adequação ao partido proposto.

Boa arquitetura por si só já pressupõe a solução adequada das variáveis bioclimáticas, bem como de seus sistemas complementares. Orientação dos edifícios para recebimento da menor carga térmica, correta ventilação e iluminação do espaço esportivo coberto, apesar da dimensão generosa, foram alguns dos condicionantes mais estudados. Contudo vale ressaltar a simplificação dos fluxos internos do Campus, seja através de escadas abertas e convidativas, quando a verticalização faz-se necessária, em contraponto ao uso de elevadores, seja pela aproximação das demais atividades da cota da rua. Esta segunda constituindo o grande gesto do projeto, a articulação entre as principais funções de um campus, as áreas de interação informal e convivência, que nos permitem ir além da formação técnica. Moldam personalidades. Afinal, quais são nossas memórias dos tempos de faculdade?

DADOS DA OBRA

Localização: Canoas, RS – Brasil
Área do terreno: 24.600 m²
Área projetada: 26.385 m²
Projeto: agosto 2014

FICHA TÉCNICA

Cliente: Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA
Autor: OSPA Arquitetura e Urbanismo
Equipe: Carolina Souza Pinto, Lucas Obino, Cristiano Selbach Carneiro, Franco Miotto, Manoela Obino, Aline Taís Comiran, Ellen Renata Bernardi, Augusto Tumelero, Matheus Lorenzet
Consultores: P790 Engenharia e STM Engenheiros Associados

IMAGENS

10019UFCSPA EP IM 01

10019UFCSPA EP IM 03

10019UFCSPA EP IM 04

10019UFCSPA EP IM 05



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Concursos Públicos para projetos arquitetônicos, Prédios

Tags:, , , ,

30 respostas

  1. Canoas 10 x 0 Porto Alegre

    Curtir

  2. Ufcspa nao deveria ser só em Porto Alegre eu me pergunto

    Curtir

    • Não necessariamente. CSSGAPA, aquele clube de Canoas popular nos anos 80/90 significa Cassino de Suboficiais e Sargentos da Guarnição da Aeronáutica de Porto Alegre. E todos sabem que a base aérea fica em Canoas.

      Curtir

    • A UFCSPA é uma fundação pública federal. A referência a Porto Alegre, no nome, decorre do seu surgimento como Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre.
      A instalação de um novo campus fora da capital segue a diretriz de interiorização do acesso à universidade e ao ensino técnico, adotada pelo atual Governo Federal.

      Curtir

    • / ironic. Tinha que ser nordestino mesmo. Faz carro e anda de bicicleta. Espertos somos nós que somos ricos e pagamos para os baianos fazerem carros para nós. Ironic /

      A Alemanha tem as empresas de automóveis maia modernas do mundo e um forte apoio à bicicleta. Pelos portos holandeses passa, praticamente todo o combustível da Europa, mas eles não usam esse combustível. Toda infraestrutura portuária é revertida em divisas para o país.

      Curtir

    • A reposta foi dada 5 de outubro. Adeus bigode!

      Curtir

  3. Do que jeito que Canoas vai e POA fica, talvez seja melhor mudar a capital de vez para lá, porque os caras tem sido arrojados enquanto em POA só se veem projetinhos literalmente.

    Curtir

    • Nem é pra tanto. Canoas não são as mil maravilhas que a prefeitura tenta passar e até agora Canoas está no mesmo nível dos projetos porto-alegrenses, muito render e pouca obra.

      Curtir

      • Exatamente, mil renders e nada de obra. Render do Polo Intermodal, Praça da Igreja Matriz, Aeromóvel, Aterramento do Trem. E nada sendo construído. A Prefeitura segue o esquema da Presidência e do Governo do Estado, todos Pestistas, com mil projetos e nenhuma execução.

        Curtir

  4. Canoas de parabéns por ser um cidade de RM que tem cada vez mais vida própria, com universidades, shoppings (em breve vai ter um shopping da Multiplan) e uma indústria muito diversificada, mesmo colada a capital vem adquirindo sua própria identidade. São Leopoldo e Novo Hamburgo tem uma certa distância, o que as permitem ter uma certa independência, mas para uma cidade que está colada a uma metrópole ter independência faz de Canoas um caso notável.

    Curtir

    • Canoas é dependente de Porto Alegre e uma cidade, em geral, feia, suja e muito ruim de circular. É um caso a se lamentar.

      Curtir

      • Dependente em que nível? Um morador de Canoas precisa sair da cidade para trabalhar? Não. Precisa sair para fazer compras? Não. Precisa sair para procurar assistência médica? Não. E sujeira por sujeira, o centro de Canoas é até mais limpo que o centro de POA. Só basta dar uma volta na cidade não ficar limitado aos arredores da BR 116.

        Curtir

      • Nitidamente você não conhece Canoas. Essa é a visão limitada de quem conhece a cidade apenas pela BR-116.

        Curtir

  5. Uau!!! Incríve! Dificil imaginar uma arquitetura tão robusta e inovadora aqui no RS!

    Curtir

  6. Aquela escada vai vibrar muito! hahah

    Curtir

  7. Já foi dito os cursos que devem ter nesse Campus?
    Educação física deve ter pelo render.

    Curtir

  8. Incrível. É uma arquitetura realmente impressionante.

    Curtir

  9. UFCSPA não deveria ser só em Porto Alegre? hehehe
    É mais estranho que UNISC em Capão da Canoa, por ser “municipal”

    Curtir

    • A UFCSPA é uma fundação pública federal. A referência a Porto Alegre, no nome, decorre do seu surgimento como Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre.

      A instalação de um novo campus fora da capital segue a diretriz de interiorização do acesso à universidade e ao ensino técnico, adotada pelo atual Governo Federal.

      Curtir

  10. Lindo projeto. Só que como os renders e a realidade tem sido tão diferente nos projetos no RS, eu me preocupo que após realizado fique mais parecido com isso: http://wp.clicrbs.com.br/blogdobola/files/2012/06/ram1.jpg

    Curtir

  11. FANTÁSTICO!!! SAI?

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: