Seguradoras advertem que a cada 100 carros, 1,5% é alvo de ataques na Capital
Lucas Rivas / Rádio Guaíba

Seguradoras advertem que a cada 100 carros, 1,5% é alvo de ataques na Capital | Foto: Vinicius Roratto / CP Memória
Porto Alegre passou a liderar o ranking das capitais com maior número de carros com seguro roubados ou furtados em 2014. No ano passado, a capital era a terceira, atrás de Rio de Janeiro e São Paulo. Um levantamento atualizado, divulgado pelo Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (Sindseg-RS), apontou que a cada 100 veículos, 1,55% vira alvo de criminosos em Porto Alegre. Em 2013, a média era de um carro atacado a cada cem, lamentou o presidente do Sindseg-RS, Julio Cesar Rosa. “Hoje, na frota segurada, que representa 35% da frota circulante, nós estamos com o maior índice de furto e roubo de automóvel do Brasil”, frisou.
Conforme os dados estatísticos do Sindseg-RS, 80% das ocorrências se referem a crimes de roubo e 20% de furto. Desse total, 70% dos ataques ocorrem na zona Norte da cidade. Segundo Rosa, além de a região ser considerada rota de fuga, a maioria dos desmanches de carros também fica nessa área da cidade.
Responsável por parte do policiamento da zona Norte, o comandante do 11º BPM, tenente-coronel Eduardo Biacchi, admite que a incidência de crimes ainda é elevada na região, mas destacou que ações estratégicas já diminuíram, de 13 para quatro, o número diário de ocorrências do tipo. “Estimo que vamos fechar o ano com redução de 20% em relação ao ano passado. Matematicamente, são índices que a gente comemora, mas naturalmente sabemos que muitos roubos seguem acontecendo”, frisou.
Biacchi ressaltou, ainda, que a metodologia utilizada pelo sindicato para contabilizar os crimes é diferente da empregada pela BM. Além disso, ressaltou que os ataques vem diminuindo e que, em 2013, pelo menos 400 crimes – entre roubos e furtos – foram evitados na zona Norte.
Julio Cesar Rosa também salientou que apesar da lei dos desmanches, regulamentada em 2009, só 30% das oficinas clandestinas foram, até agora, cadastradas pelo Detran gaúcho. Para o sindicalista, a adequação da legislação em São Paulo surtiu efeito positivo, diminuindo as negociações de veículos em desmanches.
Categorias:segurança
Que nada, somos a capital da qualidade de vida, o melhor lugar do mundo.
hahahaha
Se de carro ta ruim, imagina pra mim que ando de moto?
E pra piorar, varias colegas de faculdade foram assaltadas no ônibus nesse ano, não tem escapatória.
De moto já ando todo espiado, sempre guardo em estacionamento, já que quando eu trabalhava no centro, um casal numa Kombi roubaram uma moto parando a Kombi ao lado, colocando a moto na Kombi e indo embora.
Não temos escolhas, e não podemos nos armar para nos defender.
CurtirCurtir
Sobre isso eu me pergunto sempre, como conseguem “desaparecer” com tal volume de automóveis, sem chamar a atenção? Mas depois de que desviaram bilhões de reais da Petrobras sem que Receita Federal, Polícia Federal, TCU, CGU e outras instituições de controle se dessem conta, passei a acreditar que a explicação deve ser mágica mesmo, não tem outra, aqui temos os maiores mágicos do mundo, que orgulho! E assim consigo dormir em paz.
CurtirCurtir
1,5% dos carros é alvo de ataques na Capital a cada 100 carros, a cada 5000 carros ou a cada carro. É uma por(cent)agem. Mas acho que isso foi erro de digitação.
CurtirCurtir
hehe…exatamente.
CurtirCurtir
Por essas e por outras que eu não tenho nenhuma vontade de comprar um automóvel
CurtirCurtir
Idem! Ônibus, por pior que seja, ainda tá melhor que muitas cidades do BR.
E atende razoavelmente bem.
CurtirCurtir
Fui assaltado 2x andando de ônibus e nenhuma de carro. No entanto, sei que o dia que for o prejuízo será maior.
CurtirCurtir
Eu fui assaltado só no carro. Com direito a me apontarem uma arma e levarem para passear.
CurtirCurtir
Eu moro no Menino Deus e como consultor trabalho na região da Goethe e da Cristovao. O C2 é uma mão na roda pra mim
CurtirCurtir
Eu tive carro por 10 anos. Vendi e acabei não comprando outro. Ta ótimo assim !
CurtirCurtir
A situação está tão surreal que aqui no meu bairro um ladrão rendeu um casal e, logo após levar o carro deles, teve o mesmo interceptado e roubado por uma quadrilha que estava passando pelo local.
CurtirCurtir
Já é assim a anos. Fico apavorado com o custo do seguro em Porto Alegre quando comparo com outras capitais. Isso é reflexo do roubo de carros.
Outro ponto é que o roubo de carros é a porta para assaltos a banco, farmácias, mercados, joalherias… porque ninguém assalta esses estabelecimentos com um carro legalizado.
O máximo que consigo imaginar é algo mais ou menos como em San Antonio – Texas
CurtirCurtir
A última frase e o vídeo era de outro tópico. Foi mal.
CurtirCurtir
Pq o Arroio Dilúvio não pode ser usado como meio de transporte cfe o vídeo? não interessa aos transportadores!! Temos Catamarã, mal usado….temos Aeromóvel tb com uso limitado..Precisamos de governantes com mente mais aberta e sem medo de bater de frente com os transportadores, começando pela Rodoviária, vitalícia do Veppo…
CurtirCurtir
Não pode ser utilizado por ser raso demais para ser navegável, simples assim.
CurtirCurtir
Esse rio é tão pequeno quanto o dilúvio, só que ele é represado.
CurtirCurtir
Fora os ladroes de pneus que estoa atacando DENOVO, igual os ladroes de step que furtavam geral la por 2012
CurtirCurtir
Que absurdo isto! Quando tu pensas que não pode piorar, chegam os dados do ano seguinte e te provam o contrário.
CurtirCurtir
Dia 26 é o momento do povo reagir nas urnas!
CurtirCurtir
Reagir o que? O congresso nacional (maior problema) continuará 60% o mesmo. Não é só mudando o executivo que as coisas mudam.
CurtirCurtir