Por diversas vezes já falamos aqui no Blog do estado das paradas de ônibus em geral, principalmente dos corredores de ônibus das grandes avenidas, como Protásio Alves, Bento Gonçalves e até da Terceira Perimetral.
Uma das grandes causas da porcalhada em que se encontram é graças aos cartazes que dezenas, centenas de empresas, assim como associações, turmas de escola, etc colam nas estruturas internas das paradas, com o objetivo de atingir milhares de pessoas diariamente que utilizam o transporte coletivo.
Existe uma lei municipal, a Lei Complementar 446, de 2 de maio de 2000, que proíbe a colagem dos tais cartazes.
Pois eis que estou no corredor da Osvaldo Aranha no início da noite de ontem quando vejo que a própria prefeitura, através do Departamento Municial de Água e Esgotos – DMAE comunica a população através de muitos cartazes colados em diversas paradas ao longo da via.
Exemplo é isso !
Não conheço a regulamentação da lei, mas creio que não tenha nenhum tipo de exceção aos órgãos públicos.
Pois vejam as imagens captadas ontem, 14/10/2014:
Aí depois as paradas estão assim e ninguém sabe por que …
Categorias:Arquitetura | Urbanismo
Que tipos imundos que avacalham esta cidade, tornando-a esta coisa desagradável aos olhos. Uma boa solução contra este pichadores asquerosos está nisto, vejam http://www.youtube.com/watch?v=77cUPK3XgcI
http://www.youtube.com/watch?v=iW9Qx-VOekE
CurtirCurtir
Nem para admitir que colar um xerox com durex em uma parada de ônibus foi uma péssima decisão, sr. José? Quanta arrogância.
CurtirCurtir
Uma coisa é uma propaganda de um show de pagode que vai acontecer outra é um aviso importante de dmae, não vamos exagerar né
CurtirCurtir
Então depois quando as paradas estiverem assim, vcs não reclamam. Padrão é padrão. Regra é regra. Tem que ser cumprida se não fica assim, vira bagunça. E vira lixo. E todo mundo reclama. E não sabem por que…
CurtirCurtir
Mas o autor desta matéria só pode estar de sacanagem. O cara ainda por cima teve a capacidade de procurar a lei, mas pelo visto não teve capacidade de lê-la.
“Fica suspenso o uso dos espaços públicos municipais por entidade promotora que fixar e colar cartazes de divulgação de eventos musicais, culturais e assemelhados, em próprios municipais ou em prédios particulares, sem expressa autorização, além das sanções já previstas na legislação municipal.”
“(…) sem expressa autorização (…)”.
Por acaso a excelência autora desta matéria tem a noção de que foi ou não autorizado a colagem do cartaz? E outra, o caráter do cartaz é informativo, e não de divulgação, como se refere na lei.
CurtirCurtir
O que vc falou não invalida de forma alguma o teor da matéria. Acho um absurdo as pessoas e órgãos públicos usarem estes locais para divulgação/informação. Ao meu ver não interessa qual o motivo do papel. Não é lugar para usar para isso. É simplesmente o fim da picada alguém concordar com isso, ou seja, concordar com o emporcalhamento das paradas de ônibus !
CurtirCurtir
Exatamente!! E ainda apelar para nuances da lei para justificar a total falta de bom senso.
CurtirCurtir
Mas é uma forma de avisar o pessoal do bairro. O que você preferia? Que passasse um carro de som de 15 em 15 minutos? Gastar dinheiro público mandando uma carta para cada um do bairro? Quando passar a data do aviso tu vai lá na parada e descola e joga no lixo. Simples.
Quando avisam reclamam, quando não avisam e são surpreendidos pela falta de água, reclamam também. Assim fica difícil.
CurtirCurtir
José, os site da Prefeitura e do próprio DMAE existem pra quê? Além disso, poderiam utilizar uma das trocentas inserções publicitárias dos governos na TV, rádio e mídia impressa, para divulgação dessas coisas.
CurtirCurtir
E quando vão punir?
Tem que multar, quem cola e quem contrata as pessoas para colar.
CurtirCurtir
Deveria ser permitido postagens autorizadas numa parte definida da estação, não na estrutura do telhado como é feito hoje em dia. Podia ficar junto do painel com informações sobre as linhas. É importante esses órgãos atingirem a população, mas de preferência de maneira organizada.
CurtirCurtir
Logo o DMAE que eu respeito pela qualidade da água… é uma pena.
CurtirCurtir