EXPLICAÇÃO PUBLICADA NO SITE DA PREFEITURA:
Edital para revitalização da orla do Guaíba será republicado
15/10/2014 12:13:33
A equipe técnica responsável pela elaboração do edital para a primeira etapa do projeto de revitalização da orla do Guaíba identificou que os anexos ofertados às empresas interessadas não contemplaram todas as pranchas técnicas necessárias à elaboração dos orçamentos. Para propiciar que as concorrentes desenvolvam propostas precisas quanto aos detalhes técnicos do projeto elaborado pelo urbanista Jaime Lerner, o edital será publicado novamente nos próximos dias com o conteúdo completo das plantas, abrindo novo prazo para apresentação das propostas.
Com custo estimado em R$ 57,4 milhões, o projeto contempla os 1.320 metros entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, na avenida Edvaldo Pereira Paiva. Essa é a primeira etapa, pois a intenção nos próximos anos é revitalizar toda a orla, até o extremo da zona Sul. O projeto foi analisado por diferentes secretarias municipais e possui todas as licenças necessárias.
Categorias:Projeto de Revitalização da Orla
Off-topic urgente: Não pude resistir: o Jornalista Ayres Cerutti acaba de comentar no Facebook, que já está em estudo um sistema de transporte hidroviário pelo Arroio Dilúvio !!! Seriam construídas pequenas comportas para elevar um pouco o nível dele para que barcos pudessem navegar ao longo dos seus 10 km aproximadamente. Os barcos teriam capacidade para 60 passageiros. O que vcs acham, daria certo ? E sai o projeto ? Não seria melhor e com maior capacidade um aeromóvel sobre o Dilúvio ?
CurtirCurtir
Só se distribuíssem máscaras com filtro de carvão ativado (anti-miasma) aos passageiros, juntamente com doses de vacina antitetânica. Fico imaginando os respingos de água “potável” dentro do barco. Nem o Bear Grylls iria encarar uma uma viagem dessas.
CurtirCurtir
Achei a capacidade dos barcos ridiculamente pequena. Tambem nao curto a ideia do aeromovel. Por mim, com esses numeros, ficariam os onibus, e futuramente, segregaria uma faixa exclusiva.
CurtirCurtir
Me parece inviável em razão das pontes, que não permitiriam um barco passar por baixo delas, ainda mais elevando o nível do arroio…
CurtirCurtir
Também acho inviável. Não sei de onde saiu essa ideia na verdade, mas não vai adiante. Significaria que se chovesse muito, seria interrompido o sistema?
CurtirCurtir
A ideia é interessante. Na prática é bem difícil de acontecer, pois envolveria uma série de investimentos e forçaria a limpeza do mesmo.
Eu apoio a ideia, mas sem muita esperança, para falar a verdade.
CurtirCurtir
Acabei colocando o vídeo em outro tópico… foi mal
O máximo que consigo imaginar é algo mais ou menos como em San Antonio – Texas
CurtirCurtir
Fui esse ano a San Antonio, conheci o Riverwalk, andei nos barquinhos e posso dizer o seguinte: não se compara ao Dilúvio.
Claro, não estou dizendo que o Pablo fez essa comparação, mas o que quero dizer é que esses barcos são para passeios, não para transporte. O rio também fica bem mais abaixo do nível da rua do que o Dilúvio. Também não tem a complicação das pontes (como falei acima) e da chuva, porque lá há um sistemas de comportas que não deixa o nível subir – invadindo a calçada, bares e restaurantes da volta…
Na minha opinião, Porto Alegre se daria melhor com um projeprojeto tal qual aquela cidade chinesa, cujo nome esqueci! Hehehe
CurtirCurtir
Eu também fui a San Antonio e confirmo o que você colocou, esses barcos são apenas para passeio.
Quanto a profundidade do rio, o que aconteceu foi que houve uma grande inundação em San Antonio que acabou com boa parte da cidade, na época. Para resolver o problema eles ao mesmo tempo escavaram o leito do rio e aterraram as margens, por isso que abaixo do nível da rua há prédios bem antigos e acima do nível da rua basicamente prédios modernos.
No caso do dilúvio, não teria como aterrar as margens, mas poderia aprofundar bastante ele, deixando-o mais estreito e mais profundo. Com arborização as margens poderiam ser usadas para pedestres e ciclovia.
Como você conhece San Antonio, pode confirmar que apesar do calor tórrido do Texas, ao longo do rio é agradável e não há o ruído da cidade ou do trânsito. O que mais se escuta mesmo são os mariachis tocando.
CurtirCurtir
Sobre o rio a que se referes
http://inhabitat.com/seoul-recovers-a-lost-stream-transforms-it-into-an-urban-park/
Parece que coisas legais estão acontecendo no mundo
CurtirCurtir
Verdade, peguei temperatura de 35° em San Antonio, mas no Riverwalk a temperatura era bem agradável. Que diferença faz ter um local arborizado, sem asfalto, carros e com um rio…
Era esse rio rio de Seul que me referi quando falei “cidade chinesa”. heehhe. Porto Alegre está a léguas de fazer isso, mas poderíamos nos mobilizar – bem como as cidades cujos rios alimentam o Dilúvio – para despoluir o arroio. É triste para quem vê de cima a sua foz, onde sua água preta contrasta com o marrom do Guaíba!
Achei interessante esse documentário sobre os rios. Há anos que nossos gestores vêm canalizando e escondendo nossos cursos d’água, seria uma boa devolvê-los à população (não degradados, claro).
CurtirCurtir
Seria ótimo e muito barato….torco que de certo…
CurtirCurtir
A prefeitura nao vai se desculpar publicamente pelo ocorrido? O responsavel pelo erro infantil nao deveria ser exonerado do cargo?
…Ooooops, esqueci que nao estamos na Escandinavia, mas na provincia mais meridional da Bananaland.
CurtirCurtir
Só eu percebi o erro de concordância na manchete do Metro?
CurtirCurtir
Verdade Murilo, agora que percebi. E eu reproduzi. O recebimento é CANCELADO e não cancelada.
Ja corrigi no título do post.
CurtirCurtir
Vocês notaram que todos os viadutos, a obra do BRT, a despoluição do Guaíba, as estações de tratamento, tudo está convergindo para ficar pronto em 2016, coincidentemente ano de eleições para Prefeito. Será que a revitalização da orla não tá na agenda de realizações do sucessor de Fortunati? É muita paranóia?
CurtirCurtir
Faz sentido.
CurtirCurtir
Você foi sagaz. É por aí. Nem o PDT nem o Fortunati conseguiriam ser incompetentes 100% do tempo. Este governo é um molho de incapacidade bem temperado com espertalhice.
CurtirCurtir
Faz sentido. O Fogaça ficou se enrolando com os “portais da cidade” e foi eleito.
CurtirCurtir
Nietzsche asseverou sobre a incompetência desta administração; “O eterno retorno.”
CurtirCurtir
Acho que no fundo a questão da prefeitura, não só dessa administração, mas das últimas 6 talvez, é falta de coragem. Estou falando de uma coragem mínima para dizer com segurança ago como “sabemos que alguém será prejudicado, seja o flanelinha ou o buteco da esquina, mas vamos fazer porque vai beneficiar a maior parte da população”.
CurtirCurtir
palhaçada
CurtirCurtir
O site da prefeitura só serve para dar boa notícia, não para informar.
CurtirCurtir
Se não for positivo, contribuindo para a imagem do prefeito e não der votos, não sai no site, acho que é por aí …
CurtirCurtir
Enquanto isso, em Cingapura:
https://www.google.com.br/maps/@1.2812182,103.8565835,3a,75y,260.57h,93.74t/data=!3m5!1e1!3m3!1sGRwoB18rmyiI2arV9IkbJg!2e0!3e5
CurtirCurtir
Nãããããããão… veja o horror! Espigões! É uma selva de concreto e vidro! (sarcasmo)
CurtirCurtir
sou totalmente a favor de arranha-ceus em poa, mas… teriamos ocupação suficiente?
CurtirCurtir
Se tivéssemos arranha-céus não precisaríamos construir prédios lá em Ipanema. Tu adensa o centro e deixa o resto menos denso.
Daí fica mais fácil de construir sistemas de transporte alternativos ao individual e o impacto ambiental é menor também por não precisar desmatar mais fora do centro. Ah, e teria tendência a jogar para baixo preço de terrenos.
CurtirCurtir
da ZH:
As propostas seriam recebidas nesta quarta-feira (15).
Porém, por falta de um documento que não constou no edital, a concorrência foi encerrada. Sem as informações, que não foram especificadas pela prefeitura, as empresas não conseguiriam elaborar seus orçamentos.
Amadorismo e incompetencia em niveis jamais vistos.
#M.E.D.O.
CurtirCurtir
Ou proposital?
CurtirCurtir
Sei não, depois daquela “estagiária” que fez eles perdem o veto da lei dos 30s…
CurtirCurtir
E recomeça a palhaçada. Coisas que não sairão do papel por aqui: orla do guaiba, pontal do estaleiro, brt, revitalização da rodoviaria, licitação dos onibus, e metrô. SE sair, la por 2020 na melhor das hipoteses.
CurtirCurtir
O Pontal do Estaleiro vai sair sim. Aliás, o Parque do Pontal, novo nome do projeto.
CurtirCurtir
Tem mais infos sobre o projeto?
CurtirCurtir
Só que sei é o que já publicamos aqui no Blog. A prefeitura não divulgou nada a mais ainda.
As imagens são essas, de sempre: https://portoimagem.wordpress.com/imagens-projeto-revitalizacao-orla/
CurtirCurtir
Me refiro ao pontal…
CurtirCurtir
Sent from Paris. Beijos.
http://ih.constantcontact.com/fs063/1102727623393/img/34.jpg?a=1112907482760
(longe do povo e de revoltas)
CurtirCurtir
Espero estar vivo para ver a revitalização da orla concluída.
CurtirCurtir
Eu também!!!! Parem de brincar e desrespeitar a população ….so enrolacao…e incompetência…..
CurtirCurtir