Paradas de ônibus terão identificação de linhas aos usuários

Cristóvão Colombo receberá os primeiros modelos.  Divulgação/PMPA

Cristóvão Colombo receberá os primeiros modelos. Divulgação/PMPA

Nesta quinta-feira, 30, será iniciada a implantação de um novo projeto de identificação das linhas de ônibus nas paradas da Capital. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que elaborou o projeto, vai instalar placas informando quais os ônibus que atendem aos pontos de embarque e desembarque da Capital. Os primeiros modelos de placas informativas serão instaladas às 11h, na avenida Cristovão Colombo, próximo a Benjamin Constant, com a presença do diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari e técnicos da empresa.

Foram criados três modelos de placas: dois para as paradas comuns (40cm x 60cm e 60cm x 80cm), informando o nome e o número das linhas, com as cores respectivas dos consórcios; e um para as do tipo Parada Segura (90cm x 110cm), que terão as mesmas informações das comuns, mais o itinerário e o primeiro e último horário de funcionamento da linha. “Em Porto Alegre, temos mais de 5,6 mil pontos de parada. Começaremos a implantação desse projeto em algumas avenidas, como Cristovão Colombo, Plínio Brasil Milano, 24 de Outubro, Érico Veríssimo, entre outras. Depois vamos seguir para o interior dos bairros. Nosso objetivo é facilitar a informação aos usuários”, afirmou Cappellari.

O diretor-presidente ressalta que o projeto está inserido em um contexto onde a informação aos usuários será prioridade. “Estamos trabalhando na licitação dos ônibus e elaboração e implantação dos BRTs, a identificação das linhas que passam nas paradas, junto desses elementos, vai contribuir muito para qualificar o sistema de transporte coletivo”, finalizou.

Informação de Transporte – Além dessa iniciativa, quem utiliza transporte público em Porto Alegre pode contar com o fone 156, Fala Poa, e 118, da EPTC, para se informar sobre itinerários e tabela horária dos ônibus, 24 horas, todos os dias. Ano passado, os dois fones receberam 5,6 milhões de ligações, sendo a principal demanda consultas de transporte.

Para outras informações, também existem os sites da EPTC, PoaTransporte e Google Maps, opção Transporte,  ambos podem ser acessados também por celular e tablets com acesso a internet. Neles podem ser consultados os itinerários e tabelas horárias dos ônibus e lotações, assim como os pontos de táxi da Capital.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

34 respostas

  1. Seria bom se as placas tivessem, além dos códigos e nomes das linhas de ônibus, a indicação dos dias em que elas operam: todos os dias, segunda a sábado, segunda a sexta, somente domingos, etc. Porque existem linhas em POA que não operam aos domingos e nem todo mundo sabe. Cito aqui exemplos: D43, 497, 617, 280.2 (que não opera nem nos sábados) e diversas linhas Rápidas. Para ajudar os usuários nos seus deslocamentos de ônibus nos fins de semana, sem fazer os mesmos ficarem muito tempo nas paradas por não saberem que a linha desejada não opera naquele dia ou não passa naquela parada (caso das linhas que usam a José Bonifácio, por causa do Brique da Redenção: T5, C3, 280, 349, 438).

    Curtir

  2. coisadeprimeiromundo#sqn

    Curtir

  3. Uma boa iniciativa, para a população saber certo as linhas.

    Curtir

  4. Não dá para acreditar que demoraram tanto para essa solução. E desculpem, mas é uma solução ridícula. Primeiro: vão retirar as placas já existentes e vão fazer o que? Botar no LIXO? Dinheiro posto fora. Segundo: sabe-se que manutenção não existe. Na primeira depredada, quero saber qual é o tempo de recolocação de uma placa nova. Terceiro: parece ser uma placa fixa, ou seja, sem possibilidade de mudanças. A primeira linha que tiver a rota desviada, já teremos uma placa desatualizada. Meu Deus, vão fazer algo direito e que possa ser preservado e com fácil manutenção!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

    • como eu disse acima, em BH, em vez de impressão, cada numero desses é uma plaqunha de metal que é afixada (parafusada) na placa. Podiam pensar em algo do tipo

      Curtir

  5. Queria saber por que a Prefeitura não toma uma outra atitude relativamente simples: numerar todas as paradas de ônibus da capital, e disponibilizar nos sites os logradouros onde se localizam e as linhas que passam em cada uma das paradas (facilitaria pra quem quer ir a determinado endereço, bastaria pesquisar o número do ponto onde teria de descer).

    Curtir

  6. Por isso amanhã choverá tanto!

    Curtir

  7. Tinha o horário ou intervalo entre viagens. Há linhas que passa um de manhã e outro a tarde.

    Curtir

  8. Em Belo Horizonte cada número de linha é uma plaquinha que é afixada assim como na foto. Assim gera flexibilidade caso haja troca de itinerários.

    Curtir

  9. Muito legal, mas eu ja prevejo a colocação de adesivos nessas placas, mesmo apos as eleiçoes, e como são tantas paradas, ao colocar a ultima, fico imaginando como estará a primeira que foi colocada. Fora isso, gostei da ideia.

    Curtir

  10. Acho este modelito um tanto quanto ultrapassado. Porque nao copiam o modelo painel da Suica…..Que os próprios anunciantes bancariam, isto e, custo zero para a população , e teríamos um belo e moderno referencial….assim seria avanco……

    Curtir

  11. Só uma coisa a dizer: #aleluia

    Curtir

  12. Eu acho isso gasto de tempo e dinheiro enquanto ninguém tomar uma atitude sobre as propagandas colocadas nas paradas.

    E claro, o mais dificil, mas também importante, punição para quem pixar ou danificar algo.

    Quem sabe paradas novas com publicidade pra manter essa manutenção?

    Curtir

  13. Depois de décadas de estudo a EPTC conclui que o jeito é botar os nomes embaixo da placa já existente nas paradas.

    Curtir

    • Hahahah verdade. Devem ter pós-doutorado nessa área.
      E mesmo assim, não conseguiram botar se é “centro-bairro” ou ao contrário abaixo do nome da linha.

      Só pra não perder o costume de criticar 😛

      Curtir

      • Bah, muito verdade! Precisava essa indicação B-C ou C-B! Eu que sou da ZS, mesmo sendo usuária assídua de ônibus, não manjo muito do Petrópolis e acabei pegando ônibus pro lado errado hahaha

        Vou mandar email pra eles sobre isso…

        Curtir

      • Eu não sei porque eles não fazem isto no letreiro dos ônibus, tal qual é em SP, quando vai o letreiro é um, quando volta, é outro, simples demais e facilita pra quem não conhece.

        Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: