Nesta quinta-feira, 30, será iniciada a implantação de um novo projeto de identificação das linhas de ônibus nas paradas da Capital. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que elaborou o projeto, vai instalar placas informando quais os ônibus que atendem aos pontos de embarque e desembarque da Capital. Os primeiros modelos de placas informativas serão instaladas às 11h, na avenida Cristovão Colombo, próximo a Benjamin Constant, com a presença do diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari e técnicos da empresa.
Foram criados três modelos de placas: dois para as paradas comuns (40cm x 60cm e 60cm x 80cm), informando o nome e o número das linhas, com as cores respectivas dos consórcios; e um para as do tipo Parada Segura (90cm x 110cm), que terão as mesmas informações das comuns, mais o itinerário e o primeiro e último horário de funcionamento da linha. “Em Porto Alegre, temos mais de 5,6 mil pontos de parada. Começaremos a implantação desse projeto em algumas avenidas, como Cristovão Colombo, Plínio Brasil Milano, 24 de Outubro, Érico Veríssimo, entre outras. Depois vamos seguir para o interior dos bairros. Nosso objetivo é facilitar a informação aos usuários”, afirmou Cappellari.
O diretor-presidente ressalta que o projeto está inserido em um contexto onde a informação aos usuários será prioridade. “Estamos trabalhando na licitação dos ônibus e elaboração e implantação dos BRTs, a identificação das linhas que passam nas paradas, junto desses elementos, vai contribuir muito para qualificar o sistema de transporte coletivo”, finalizou.
Informação de Transporte – Além dessa iniciativa, quem utiliza transporte público em Porto Alegre pode contar com o fone 156, Fala Poa, e 118, da EPTC, para se informar sobre itinerários e tabela horária dos ônibus, 24 horas, todos os dias. Ano passado, os dois fones receberam 5,6 milhões de ligações, sendo a principal demanda consultas de transporte.
Para outras informações, também existem os sites da EPTC, PoaTransporte e Google Maps, opção Transporte, ambos podem ser acessados também por celular e tablets com acesso a internet. Neles podem ser consultados os itinerários e tabelas horárias dos ônibus e lotações, assim como os pontos de táxi da Capital.
Categorias:Outros assuntos
Seria bom se as placas tivessem, além dos códigos e nomes das linhas de ônibus, a indicação dos dias em que elas operam: todos os dias, segunda a sábado, segunda a sexta, somente domingos, etc. Porque existem linhas em POA que não operam aos domingos e nem todo mundo sabe. Cito aqui exemplos: D43, 497, 617, 280.2 (que não opera nem nos sábados) e diversas linhas Rápidas. Para ajudar os usuários nos seus deslocamentos de ônibus nos fins de semana, sem fazer os mesmos ficarem muito tempo nas paradas por não saberem que a linha desejada não opera naquele dia ou não passa naquela parada (caso das linhas que usam a José Bonifácio, por causa do Brique da Redenção: T5, C3, 280, 349, 438).
CurtirCurtir
coisadeprimeiromundo#sqn
CurtirCurtir
Uma boa iniciativa, para a população saber certo as linhas.
CurtirCurtir
Não dá para acreditar que demoraram tanto para essa solução. E desculpem, mas é uma solução ridícula. Primeiro: vão retirar as placas já existentes e vão fazer o que? Botar no LIXO? Dinheiro posto fora. Segundo: sabe-se que manutenção não existe. Na primeira depredada, quero saber qual é o tempo de recolocação de uma placa nova. Terceiro: parece ser uma placa fixa, ou seja, sem possibilidade de mudanças. A primeira linha que tiver a rota desviada, já teremos uma placa desatualizada. Meu Deus, vão fazer algo direito e que possa ser preservado e com fácil manutenção!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
como eu disse acima, em BH, em vez de impressão, cada numero desses é uma plaqunha de metal que é afixada (parafusada) na placa. Podiam pensar em algo do tipo
CurtirCurtir
Queria saber por que a Prefeitura não toma uma outra atitude relativamente simples: numerar todas as paradas de ônibus da capital, e disponibilizar nos sites os logradouros onde se localizam e as linhas que passam em cada uma das paradas (facilitaria pra quem quer ir a determinado endereço, bastaria pesquisar o número do ponto onde teria de descer).
CurtirCurtir
Na verdade elas são numeradas… mas só quem trabalha na EPTC tem acesso!
Quando estagiei lá, casualmente na Equipe de Paradas, que descobri que isso existia: tem um mapa num software desenvolvido pra eles que têm essas infos.
E azar do resto, aparentemente.
CurtirCurtir
Putz, não acredito nisso…
Pra quê facilitar se dá pra complicar…
CurtirCurtir
Por isso amanhã choverá tanto!
CurtirCurtir
Tinha o horário ou intervalo entre viagens. Há linhas que passa um de manhã e outro a tarde.
CurtirCurtir
Em Belo Horizonte cada número de linha é uma plaquinha que é afixada assim como na foto. Assim gera flexibilidade caso haja troca de itinerários.
CurtirCurtir
Muito legal, mas eu ja prevejo a colocação de adesivos nessas placas, mesmo apos as eleiçoes, e como são tantas paradas, ao colocar a ultima, fico imaginando como estará a primeira que foi colocada. Fora isso, gostei da ideia.
CurtirCurtir
Pois é. Agora, eu me pergunto: pq os garis também não podem também realizar essa tarefa simples de retirar adesivos colados em lugares públicos?
CurtirCurtir
Putz, verdade, eu nunca havia pensado nisso, por que?????
CurtirCurtir
Acho este modelito um tanto quanto ultrapassado. Porque nao copiam o modelo painel da Suica…..Que os próprios anunciantes bancariam, isto e, custo zero para a população , e teríamos um belo e moderno referencial….assim seria avanco……
CurtirCurtir
iam quebrar tudo. ia ser um desperdício danado de dinheiro. gostei do padrão, coisa melhor talvez daqui uns 20 anos.
CurtirCurtir
Deve existir um tipo de painel que seja resistente ao vandalismo. Que coloquem painéis de baixa resolução, enfim, qualquer coisa barata. Se não temos uma sociedade educada para que possamos ter painéis 4K nas paradas, que seja colocado o mínimo necessário para a leitura adequada das informações. A publicidade poderia alternar com o texto informativo.
CurtirCurtir
Deve existir um tipo de segurança pública que seja resistente ao vandalismo.
CurtirCurtir
para horário das linhas e previsão da chegada do próximo ônibus, o ideal seria um aplicativo gratuito para celular.
CurtirCurtir
Não precisa ser assim um super painel de altíssima resolução. Poderia ser algo mais simples, como esse aqui embaixo. Nem precisa ser em todas as paradas.
Quanto a sinalização, acho pouco ter só o nome e número da linha. Uma melhoria poderia ser adicionar a informação de rota das linhas que passam no local. Muito comum na Europa.
CurtirCurtir
Alô … Brasil, RS, Porto Alegre ….
CurtirCurtir
Hahahah. Ja disse, até a de Chicago que é uma linha só o letreiro seria bem melhor.
É tão simples para as empresas colocarem GPS nos ônibus, associado a um Waze em tempo real e interligado com as estações. E a prefeitura sabe programar, fizeram um baita app para a copa.
Mas não, aqui modernidade = uma tela gigante passando “canal você”.
Gostaria que o Oportunati aprendesse um pouco nas viagens para a Europa. Simples, barato e eficiente.
CurtirCurtir
Brasil… SP, São Paulo 🙂 http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/foto/0,,19717988-EX,00.jpg
CurtirCurtir
Falhou o link acima:
http://glo.bo/13faGko
CurtirCurtir
O painel dá informações erradas, mas enfim, ele existe e não é destruído, se é esse o medo.
CurtirCurtir
Exatamente ao que me referi….isto e avanço….
CurtirCurtir
Bah gente… o que tem que fazer é criar corredor de ônibus e garantir o cumprimento dos horários.. quando é assim, tu só precisa ter uma papel com os horários impressos! Já vi isso no exterior.
CurtirCurtir
Concordo. Não precisa de nada tecnológico pra dizer onde o ônibus está. Basta dizer q a cada 5 minutos passa um e realmente passar um cada 5 minutos.
Prefiro isso que encher de letreiro, placa e painel.
CurtirCurtir
Só uma coisa a dizer: #aleluia
CurtirCurtir
Eu acho isso gasto de tempo e dinheiro enquanto ninguém tomar uma atitude sobre as propagandas colocadas nas paradas.
E claro, o mais dificil, mas também importante, punição para quem pixar ou danificar algo.
Quem sabe paradas novas com publicidade pra manter essa manutenção?
CurtirCurtir
Depois de décadas de estudo a EPTC conclui que o jeito é botar os nomes embaixo da placa já existente nas paradas.
CurtirCurtir
Hahahah verdade. Devem ter pós-doutorado nessa área.
E mesmo assim, não conseguiram botar se é “centro-bairro” ou ao contrário abaixo do nome da linha.
Só pra não perder o costume de criticar 😛
CurtirCurtir
Bah, muito verdade! Precisava essa indicação B-C ou C-B! Eu que sou da ZS, mesmo sendo usuária assídua de ônibus, não manjo muito do Petrópolis e acabei pegando ônibus pro lado errado hahaha
Vou mandar email pra eles sobre isso…
CurtirCurtir
Eu não sei porque eles não fazem isto no letreiro dos ônibus, tal qual é em SP, quando vai o letreiro é um, quando volta, é outro, simples demais e facilita pra quem não conhece.
CurtirCurtir