Município anuncia projeto que institui zona rural de Porto Alegre

Capital gaúcha é a segunda do país com maior área voltada ao setor primário.  Foto: Evandro Oliveira/PMPA

Capital gaúcha é a segunda do país com maior área voltada ao setor primário. Foto: Evandro Oliveira/PMPA

O prefeito José Fortunati assinou nesta terça-feira, 4, projeto de lei que institui a zona rural de Porto Alegre, durante solenidade de abertura da 30ª Colheita do Pêssego, realizada na propriedade do produtor Júlio Antônio Martine Pereira, da Granja Bela Vista. “Somos a segunda capital brasileira com a maior área voltada ao setor primário no país. Agora, voltará a ser reconhecida efetivamente como tal. Não é apenas uma questão semântica. Na verdade, a medida possibilitará aos produtores locais os incentivos destinados à atividade”, destacou o prefeito, ao reafirmar que esta demarcação evitará a construção de lotes urbanos nestes espaços, priorizando a agricultura familiar.

Ao agradecer pela iniciativa, o produtor Júlio Pereira lembrou o decisivo apoio da prefeitura, por meio das secretarias municipais da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e de Urbanismo (SMURB), que asseguraram espaço para a comercialização de safra no Centro da cidade e também a realização da 30ª Festa do Pêssego. “A nossa produção, prejudicada neste ano por um inverno de pouco frio, além de uma chuva de granizo, teria dificuldades de enfrentar a concorrência de produtores maiores vindos de outros centros”, explicou, acrescentando que a definição da zona rural o estimula a continuar e ampliar sua produção.

(…)

Prefeitura



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , ,

5 respostas

  1. Não tinham feito o contrário disso há pouco tempo? Me questiono quais os interesses…

    Curtir

    • Exato, Felipe X.
      No governo anterior (Fogaça) a Zona Rural havia sido suprimida. Provavelmente em função do Minha Casa, Minha Vida, ou em benefício dos empreiteiros – o que dá no mesmo.
      Agora retomaram a Zona Rural, só que com uma área menor do que a anterior.

      Curtir

  2. Finalmente algo de bom de verdade. A produção local é sempre mas eficiente, seja pelo custo de transporte ou o tempo ate chegar à mesa das pessoas.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: