Usuários aprovam lotações da Restinga e de Belém Novo

Frota das linhas é de 34 veículos, com capacidade para 25 pessoas sentadas  Foto: Lucas Barroso/Divulgação PMPA

Frota das linhas é de 34 veículos, com capacidade para 25 pessoas sentadas  Foto: Lucas Barroso/Divulgação PMPA

Começaram a circular nesta sexta-feira, 7, as novas linhas de lotação da Restinga e de Belém Novo, que atendem os bairros da zona Sul da Capital. A frota das linhas é de 34 veículos, sendo 18 para Restinga e 16 para a Belém. A média de intervalo entre as viagens, no primeiro dia e no turno da manhã, variou de seis a 12 minutos, conforme fiscais da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que monitoram o serviço nos pontos de embarque e desembarque.

Os primeiros usuários aprovaram as novas linhas. José Saldanha, servidor público e morador da Restinga, utilizou a linha desde o bairro e em 45 minutos chegou até o Centro Histórico. “Fiquei sabendo da nova lotação pela imprensa. Resolvi pegar a linha para ver como funciona e foi bem tranquilo. É uma ótima alternativa”, disse.

O motorista da linha Belém Novo, Luis Henrique, ressalta que os primeiros dias de operação ainda serão de muitas dúvidas por parte dos passageiros. “Os motoristas e os fiscais estão tendo essa missão de informar bastante. As principais dúvidas são em relação ao trajeto e os horários. Já tive uma viagem com a capacidade quase máxima. Para um primeiro dia é muito bom”, avalia.

Nilza Maria, aposentada que mora no Beco do Adelar, na Juca Batista, foi até o fiscal perguntar onde as linhas circulam. “Falei com o pessoal aqui e descobri que tenho mais duas opções para ir pra casa. Ficou muito bom pro povo do extremo Sul. Hoje mesmo já vou pegar uma das novas lotações”, afirmou.

Operação – O serviço opera com bilhetagem eletrônica (Cartão TRI Passe Antecipado), acessibilidade universal e ar-condicionado em toda a frota. A atividade é classificada como categoria especial de transporte seletivo, com trajetos de extensão igual ou superior a 50 quilômetros. Mesmo com trajetos mais longos, por percorrerem bairros afastados do Centro, a lei garante o mesmo valor da passagem praticada na categoria de lotação comum, hoje definido em R$ 4,40. A frota de lotações da linha Restinga conta com 16 veículos (mais dois reserva) e a do Belém Novo com 14 veículos (mais dois reserva), todos com capacidade para 25 pessoas sentadas.

Horários – A lotação 10.6 – Restinga, nos dias úteis e sábados, terá viagens saindo do bairro a partir das 6h, com tabela horária até 5h54 do dia seguinte. Nos domingos e feriados, as saídas ocorrem a partir das 8h, até a meia-noite. A lotação 10.7 – Belém Novo, nos dias úteis e sábados, terá saídas do bairro a partir das 6h, até a meia-noite. Domingos e feriados com saídas a partir das 8h, e as viagens irão até as 22h.

Prefeitura de Porto Alegre



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11 respostas

  1. Só em um país atrasado como o Brasil que essas lotações são consideradas uma ótima alternativa ao transporte público.

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    • Ué, é uma opção mais confortável e comoda para as pessoas que não querem pegar um ônibus lotado.
      Qual o problema nisso?

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    • Exelencia em transporte: lotação + taxi + ciclovia + onibus + veiculos particulares + transporte aquaviariao + metro (nao necessariamente todos em seus nos mesmos destinos) esse é um sistema eficiente de transporte.

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  2. Nao tem nome na lateral porque vao operar indistintamente nas duas linhas, ao contrario das outras em que os carros são fixos.

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  3. Padrão por padrão eu não sei, mas sempre teve lotações com tamanhos diferentes.
    Não sei se qualquer uma pode ser assim.

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  4. Essa lotação parece maior e tem essa escrita diferente na lateral. Todas são diferentes assim?

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    • É mesmo. Quanto a escrita, achei q era padronizado.

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    • Provavelmente será o novo padrão das lotações, começando por elas. Não teria por que elas terem uma adesivagem diferente das outras.
      Eu particularmente gostei do “Cidade de Porto Alegre”.

      A capacidade padrão das demais lotações é de 21 lugares. Para essas, vi que será de 25 lugares, devido às linhas serem mais longas.

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      • O fato de consta a empresa que opera a lotação é algo bom, já o fato de não ter o nome da linha na lateral não me agrada, pois o nome na lateral torna mais fácil de identificar elas quando estão paradas no centro ou circulando pela cidade.

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