Cerca de 200 legislações municipais diferentes para regulam hoje a instalação dos equipamentos

Também foi incluída a obrigatoriedade de compartilhamento da infraestrutura de suporte excedente | Foto: Cristiano Estrela / CP Memória
A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou, nesta terça-feira, o projeto da chamada Lei das Antenas, que simplifica e unifica as regras para instalação de torres de telefonia celular nas cidades. Demanda antiga do setor de telecomunicações, o projeto segue tramitando em caráter de urgência e pode ser votado no plenário do Senado ainda hoje.
O relatório do senador Walter Pinheiro (PT-BA) foi apresentado pelo senador Aníbal Diniz (PT-AC) e aprovado pela comissão com duas mudanças no texto original feitas pela Câmara dos Deputados. Os deputados haviam retirado do texto a possibilidade de as empresas instalarem as antenas quando os órgãos municipais e estaduais responsáveis pela licença dos equipamentos não concluíssem o processo em até 60 dias. Para os senadores, porém, a medida é importante para garantir a celeridade da implantação da infraestrutura. Por isso, esse instrumento voltou ao projeto.
Também foi incluída novamente no texto a obrigatoriedade de compartilhamento da infraestrutura de suporte excedente, inclusive nas estruturas anteriores a maio de 2009. No texto que havia sido aprovado pela Câmara, as estações anteriores a essa data estavam livres dessa obrigatoriedade.
Atualmente existem cerca de 200 legislações municipais diferentes para regular a instalação dos equipamentos. Com o projeto de Lei das Antenas, todas as licenças passam a ter pelo menos 10 anos, sendo renováveis por igual período, e todas as solicitações das empresas passarão pelo chamado processo simplificado de análise.
Categorias:Outros assuntos
Um bom artigo sobre o velho carros x bicis. http://www.wired.com/2014/11/9-things-drivers-need-stop-saying-bikes-vs-cars-debate/
CurtirCurtir
https://vadebici.wordpress.com/2014/11/11/administracao-fortunati-violacao-de-leis-desrespeito-ao-meio-ambiente-e-a-qualidade-de-vida-tudo-pelo-carro/
CurtirCurtir
Fiz um pedido a smam pela colocação de arvores no local.
CurtirCurtir
Tu acha correto vir fazer propagando do teu ranço aqui em outro Blog em um assunto não relacionado?
Tu acha correto reclamar que a ciclovia não é perfeita numa cidade em que a qualidade de tudo que é oferecido pelo poder municipal é um lixo?
Comparando a qualidade dessa ciclovia com a da saúde pública e até com a qualidade do pavimento asfáltico e da sinalização (principalmente a que é pintada) é ridículo reclamar.
Só imagino dois possíveis motivos pelos quais tu tá reclamando tão fortemente de algo que não tá tão ruim assim:
– O fortunatti virou inimigo do PT e os MAVs estão atuando
– Essa ciclovia não tirou espaço do carro (símbolo do capitalismo)
Para ter ciclovia bem construída precisa de necessidade que justifique o gasto, não basta minoria fazendo barulho. Para ter necessidade precisamos ver muito, mas muito mais gente usando as ciclovias que já temos ou usando as ruas e calçadas. Nenhum prefeito vai gastar milhões pra construir ciclovias que fiquem ociosas.
CurtirCurtir
“Para ter ciclovia bem construída precisa de necessidade que justifique o gasto”
Quer dizer, em roma nao deveria ter sido feito estradas para as carroças afinal todos usavam as trilhas estreitas….
CurtirCurtir
Começou o rancinho raivoso de novo.
Me desculpa, mas a própria rua do lado da ciclovia que aparece no artigo é infinitamente melhor que a ciclovia. Ambas feitas na mesma obra.
Mas tenho certeza, quando tu passa num remendo ou desnível no asfalto dentro de um carro, sentado e com ar condicionado, tens a mesma dificuldade que alguém numa bicicleta, com risco de cair, passando calor e tendo que desviar de pedestres (afinal aquilo não é ciclovia, é uma calçada).
Botar a saúde na discussão só mostra teu grau de irracionalidade. Se é por isso nem deviam ter aberto essa rua.
CurtirCurtir
“Essa ciclovia não tirou espaço do carro ” – não tem espaço para tirar, a avenida é nova.
“Nenhum prefeito vai gastar milhões pra construir ciclovias que fiquem ociosas.” – Mais um que não entende nada de demanda induzida e demanda reprimida.
CurtirCurtir
Demanda induzida? Exatamente algo que sou contra. Afinal, quem tá induzindo a demanda, o faz com qual propósito exato se quem demanda não tem a tal necessidade ou desejo?
Sou a favor das pessoas demandaram por conta própria e que o poder público intervenha apenas para evitar mal imediato e irremediável ao cidadão.
CurtirCurtir
Se esse papo de demanda fosse levado a sério o centro de PoA estaria fechado para os carros a pelo menos 40 anos.
CurtirCurtir
boa pablo, la é o exemplo de que nao é a demanda quem nada no espaço publico
CurtirCurtir
“Demandarem por conta própria” – como isso? O executivo não tem um histórico de ouvir demandas, quaisquer que sejam.
Criar essas avenidas é induzir a demanda por mais transporte particular. Veja só essa obra não faz nada pelo transporte público, assim como a beira-rio ou a Padre Cacique com o mini corredor de ônibus…
Muito antes de fazer uma ciclovia ou botar 6 pistas para automóveis devíamos estar fazendo transporte de massa pela cidade inteira.
CurtirCurtir
Sem falar que sem estar conectada com outras ciclovias essa aí é só uma calçada pintada mesmo. Mas não resolve nada mas a prefeitura pode dizer nos jornais que POA tem mais alguns km’s de ciclovia.
CurtirCurtir