Avenida da Legalidade e da Democracia ganha novas placas

Objetivo é identificar o novo nome da via, alterado recentemente   Foto: Luciano Farias/Divulgação PMPA

Objetivo é identificar o novo nome da via, alterado recentemente   Foto: Luciano Farias/Divulgação PMPA

Equipes de sinalização da Empresa Publica de Transporte e Circulação (EPTC) instalarão, nesta sexta-feira, 21, às 14h, duas novas placas indicativas da avenida da Legalidade e da Democracia, antiga Castelo Branco.

As sinalizações ficarão localizadas nas imediações da Rodoviária e da Ponte do Guaíba (BR-290). O objetivo é identificar o novo nome da via, alterado recentemente pela Câmara de Vereadores.

A Câmara Municipal de Porto Alegre promulgou no dia 1º de outubro a lei complementar 11.688/2014, que mudou o nome da avenida Castelo Branco para avenida da Legalidade e da Democracia. O projeto de lei foi aprovado pela Câmara no dia 27 de agosto por 21 votos a favor e 5 contrários.

Prefeitura



Categorias:Outros assuntos

Tags:

44 respostas

  1. Uma das piores palhaçadas da História da cidade, e o Fortunatti bundão nem coragem pra vetar não teve.

    Curtir

  2. Meus Deus, quem é que pode negativar um comentário desses ?

    fmobus PERMALINK*
    21/11/2014 13:53
    à galera que reclama que os vereadores não fazem nada de útil: vocês já viram a merreca de dinheiro que a cidade tem? vocês já viram a nesga de autoridade que a federação brasileira dá aos municípios?
    pois é. Enquanto não se mudar isso, as câmaras continuaram discutindo homenagens, feriados e nomes de rua, porque não tem mais muito que eles consigam fazer.
    7 5

    Curtir

  3. Ele é um militar: deveriam mudar o nome do bairro (loteamento) Costa e Silva.

    Aquele que fica do lado oposto do J. Leopoldina. Porque não mudam?

    Curtir

  4. Somente em Cuba Alegre os vereadores perdem tempo mudando nomes de ruas, querendo apagar a história, só porque os militares eram de direita.

    Mudem de nome a av Getúlio Vargas, então, que era um ditador !

    E porque não mudam o nome do bairro (ou loteamento) Costa e Silva???
    (aquele do lado oposto ao J. Leopoldina)

    Independentemente de como foram os governantes que têm nome de rua, eles fazem parte da história. E o Castelo B. foi um dos mais democráticos dos militares.

    Curtir

  5. E quando vao construir um presidio em homenagem ao Lula??

    Curtir

  6. Revisionismo ideológico às custas do dinheiro público. Trinta e seis inúteis mamando nas tetas do município.

    Curtir

  7. Quero ver como explicar pra quem é de fora.

    “Aaaa, colocaram esses nomes escrotos nas placas por protestos contra a ditadura, mas o nome é Castelo Branco mesmo, frescura do pessoal que só quer ser sustentado”

    Curtir

    • ” O nome é Avenida da Legalidade, mas tem uns escrotos que insistem em chamar pelo nome de um ditador, frescura do pessoal que é viúva dos generaos”.

      O choro é livre, viva a Avenida da Legalidade e da Democracia!

      Curtir

  8. estao sendo instaladas neste momento na castelo branco, diago… ehehe

    Curtir

  9. Mas francamente: talvez uma atitude mais útil e pragmática seria acabar com a ideia de nomear ruas em homenagem a personagens políticos. Que se restrinja a artistas, escritores, cientistas, filósofos, animais, plantas, personagens de ficção ou até a conceitos abstratos.

    Olha esse bairro na Holanda: todas as ruas são personagens dos livros do Tolkien. Porque não podemos ter uma “Rua Capitu”, uma “Avenida Ana Terra”, ou coisa do gênero?

    Curtir

    • Concordo, para mim não importa o político, sou contra usar o nome dele.

      Curtir

    • Na minha opinião nome de rua teria que ser utilitário, afinal os nomes das ruas existem para que nós possamos facilmente identificá-las. Em sendo nome de pessoas, teria que ter no máximo duas palavras: morei muitos anos numa rua chamada Avenida Engenheiro Jose Maria de Carvalho. Porque não Avenida José de Carvalho, ponto?

      Gosto de nomes de ruas curtos e significativos: Rua da Ladeira, Rua da Praia, Rua Riachuelo (Porto Alegre) Rua da Alfândega, Rua Aúrea, Rua do Jasmim (Lisboa).

      Rua com nome de flores, estaçoes do ano e qualidades (Rua do Encanto, Rua da Humildade, seriam muito poéticos) seriam muito bons também, como sugeriu o Fmobus.

      Curtir

  10. à galera que reclama que os vereadores não fazem nada de útil: vocês já viram a merreca de dinheiro que a cidade tem? vocês já viram a nesga de autoridade que a federação brasileira dá aos municípios?

    pois é. Enquanto não se mudar isso, as câmaras continuaram discutindo homenagens, feriados e nomes de rua, porque não tem mais muito que eles consigam fazer.

    Curtir

    • Tu deves estar de brincadeira. Agora mesmo, noticiado pelo blog está uma obra milionária patrocinada pela câmara de Vereadores. O Anexo. É dinheiro do Legislativo. Cidade que tem merreca de dinheiro não tem condições de construir prédio suntuoso (e desnecessário). Os vereadores não necessitam de grana pra votar leis úteis. A grana pra exceução de projetos vem do executivo, cuja dotação orçamentária é separada da verba para o Legislativo Municipal. Cada poder dentro do município tem sua própria verba, sendo que os projetos da Câmara não são pagos pela Câmara, e sim pelo Executivo.

      Curtir

    • Achei seu comentário insuficiente.

      Pra que então tamanha quantidade de vereadores se poderia ter bem menos? Pra que vão querer um prédio novo que custará milhões de reais?

      Se $ for o caso: sabe quanto custa essas placas dessa rua nova? Acho que dá pra utilizar em coisas simples mas beeeem melhores do que isso. Se eu fosse vereador já teria pelo menos proposto a arrumar a Andradas e tirado aqueles containers vazando de la. E isso não é caro.

      Curtir

  11. Se for contar todas essas siriricadas inúteis (placas da copa, mudar nome de ruas…) que já fizeram, da pra construir alguns km a mais de metrô…

    Agora, fazer algo de bom não fazem. E o pior, são reeleitos ano após ano por serem mais “conhecidos”. Que fase, hein. Só a não reeleição pode mudar alguma coisa.

    Curtir

  12. Pra mim e pra maioria da população vai ser sempre Castelo Branco. Assim como Parque da Redenção e Av. Beira Rio.

    Curtir

  13. Esses vereadores de Porto Alegre, não teem mais nada importante para fazer,,,bem se vê isso, com esse desnecessário e inerte investimento, em placas e papelada para mudar nome de uma avenida, com um texto, que se bem sabe, é abstrato, inexistente e vechatoso, assim como, uma hipocrisia pura. Tem tanta coisa errada para ser ajustada, e teem de mecher justo no que está certo ou que não precisa de correção. Vão fazer algo pelas creches, postos de saúde, estradas esburacadas dentro da capital, vão cuidar do que precisa ser reparado e não, uma avenida… Assim é facil liderar, pegando o que ta feito, e mudando pra encobrir a incapacidade de todos na câmara…. A cidade está morrendo com o desleixo, enquanto atendem a quem não precisa de socorro.
    ornelasseg@hotmail.com

    Curtir

    • Castelo Branco iniciou as negociações com o Paraguai visando a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu.Castelo Branco criou o Estatuto da Terra, o Banco Nacional da Habitação, o Banco Central do Brasil, a Polícia Federal, a Casa da Moeda do Brasil e o Código de Mineração. O seu Ministro da Fazenda incentivou as exportações, atraiu investimentos externos, aumentou a arrecadação e reduziu as despesas do governo, reduzindo a inflação drasticamente.

      Mas o maior mérito de Castelo Branco foi ser um dos responsáveis pela quebra da revolução comunista em andamento no Brasil naquele momento, com o apoio maciço do povo. Mesmo assim, na sua presidência aconteceram nada menos que 82 atentados terroristas comunistas, inclusive um atentado ao Ministro Costa e Silva no aeroporto de Recife que deixou vários mortos.

      Demorei para escrever esse comentário, mas a minha intenção é protestar contra a mudança do nome da Avenida Castelo Branco, por pessoas que, se sua ideologia tivesse sido vencedora em 64, teriam nos brindado com uma República Democrática Popular do Brasil. E vergonha a todos os outros vereadores que entraram nessa mentirosa revisão histórica revanchista.

      PS:

      A história interessante do historiador comunista Nelson Werneck Sodré:

      “Descrevendo no seu livro “A Fúria de Calibã” os horrores da perseguição da ditadura a intelectuais logo após o golpe de 1964, Sodré acaba se traindo ao relatar que, naquele mesmo período, publicou não sei quantos livros, teve não sei quantas críticas favoráveis, alguns prêmios literários e no fim ainda recebeu uma homenagem no Instituto Brasileiro de História Militar, em cerimônia realizada na presença do presidente da República, Marechal Castelo Branco. Jamais um historiador consentiu em personificar tão escandalosamente um acontecimento que contraria a sua descrição geral dos fatos.”

      Curtir

      • “Castelo Branco criou o Estatuto da Terra, o Banco Nacional da Habitação, o Banco Central do Brasil, a Polícia Federal, a Casa da Moeda do Brasil e o Código de Mineração.”

        A Polícia Federal é de 1944 e a Casa da Moeda foi criada no século 17. É errado julgar a história pelo que poderia ocorrer quando estamos lidando com uma ditadura. A mudança de nome não é uma tática de crescimento dos comunistas (quem ainda pensa desse jeito?), mas um crescimento da democracia – que foi o que a Legalidade defendeu antes de tudo.

        Curtir

      • “A mudança de nome não é uma tática de crescimento dos comunistas (quem ainda pensa desse jeito?), mas um crescimento da democracia – que foi o que a Legalidade defendeu antes de tudo”.
        Não estou discutindo a Legalidade. Estou discutindo tirar o nome do Castelo Branco. E mudança de nome faz parte SIM da reconstrução e descontrução histórica que é tão característicos dos comunistas sim. E sim, eles ainda pensem desse jeito, tanto que mudaram o nome da Rodovia e criaram a Comissão da Verdade, por exemplo, para o mesmo fim.

        Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: