José Fortunati afirma que tem palavra do governador eleito que recursos do Piratini serão honrado
Cíntia Marchi
Os recursos para a implementação do metrô em Porto Alegre pautaram o encontro entre o prefeito José Fortunati e o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, em Brasília, nesta quinta-feira. O prefeito ouviu do ministro que a obra na Capital é tratada com prioridade pelo governo federal. No momento, uma comissão formada na prefeitura analisa as Propostas de Manifestação de Interesses (PMIs), que subsidiarão o Edital de Licitação do metrô previsto para ser lançado em março de 2015. As PMIs foram entregues por cinco empresas. Uma delas – Queiroz Galvão – atualmente é alvo de investigação na Operação Lava Jato.
Apesar de ainda estar em fase de investigação a participação da Queiroz Galvão em esquemas de corrupção na Petrobras, a presença dela na futura execução do projeto do metrô poderá ser barrada se for declarada inidônea, na forma da lei, de acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU). Entretanto, o coordenador do projeto MetrôPoa, o engenheiro Luiz Cláudio Ribeiro, diz que o metrô não sofrerá qualquer tipo de prejuízo em função disso. “Quando o edital de licitação for lançado, qualquer empresa poderá participar da licitação, independente se entregou PMIs ou não”, explica.
Na conversa com o ministro, Fortunati informou que o governador eleito do RS, José Ivo Sartori, já garantiu que o governo do Estado irá honrar a sua parte no arranjo financeiro para a construção do metrô – aporte de R$ 1,080 bilhão em financiamento. Occhi reconheceu que Porto Alegre tem sido ágil no cumprimento das etapas necessárias ao bom andamento da obra. Fortunati também teria agenda com a presidente Dilma Rousseff, que foi cancelada em função da morte do ex-ministro Márcio Thomaz Bastos. Mas o prefeito aproveitou o voo da presidente de Brasília a São Paulo, onde acontecia o enterro, para conversar sobre o assunto.
Na próxima terça-feira, o secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt, irá a Brasília para uma reunião com o corpo técnico do ministério. O projeto técnico do metrô, que embasará o edital de licitação, deve ser apresentado até o final do ano. Para viabilizar a construção, o governo federal destinará R$ 1,770 bilhão; a prefeitura R$ 1,385 bilhão e o parceiro privado participará com R$ 1,303 bilhão.
Categorias:Metro Linha 2
Sobrou alguma empreiteira para fazer a obra?
CurtirCurtir
Sobrou. A Sersan, do finado Sérgio Naya.
CurtirCurtir
Porto Alegre precisa desta obra, muito mais do que outras cidades que também ganharão este tipo de infra-estrutura como Curitiba por exemplo. Até Salvador já tem metrô, porque não POA ainda mais quando é gritante a necessidade deste novo modal, que é utilíssimo, retira carros da rua (menor poluição atmosférica) e permite uma mobilidade eficiente entre pontos-chave da metrópole facilitando a vida de milhares de pessoas. Porto Alegre, merece e principalmente precisa. Espero que mentes pequenas e ideias curtas tão comuns neste portinho atual não atrapalhem e que esta cidade tome seu rumo natural de ser uma das mais relevantes capitais do país, uma Porto Alegre moderna, arrojada e em sintonia com o que existe de melhor no mundo. Espera-se portanto que evolua em ciclovias, no sistema público de transporte coletivo por ônibus, transporte aquaviário e uma rede ampla de metrô, ou seja, que siga criando novas linhas além desta primeira.
CurtirCurtir
No dia que o Prefeito e seus asseclas conseguirem limpar a cidade (sim, varrer, tirar o lixo, arrumar as calças) eu acredito em metrô, senão é proselitismo profissional do magrão.
CurtirCurtir
Um questionamento que vem martelando há horas minha mente… por mais que metrô seja ótimo e etc e tal, será que realmente tem demanda pra uma cidade com a população estagnada como POA?
Mesmo atendendo RM… porque o valor gasto pra um trecho tão curto vai passar da casa do bilhão (e do preço original, lógico) e poderiam ser realmente feitos os brt’s de verdade, tanto dentro como fazendo as ligações com as cidades vizinhas e até linhas de aeromóvel.
Enfim, não sei… alguém tem dados sobre?!
CurtirCurtir
Não, talvez não tenha demanda hoje. Talvez São Paulo não precisasse de um metrô em 1978. Agora é inegável que o metrô PERMITE que a cidade faça novos planos, isso é inegável. Esse é o problema do Brasil: nós pensamos em resolver o problema somente depois de estarmos estrangulados. O trânsito é um problema sério, a cada ano no Brasil mais de 2 milhões de novos carros entram nas ruas, a estrutura que já não era perfeita em 1990, no ano 2000 começou a incomodar e hoje já é absurdamente irritante, mas as pessoas ainda acham que a solução é construir viadutos, quando na realidade a solução passa por um repensar no modo de se mover. E o metrô exerce um papel importante nesse cenário. O problema do metrô em Porto Alegre é que o plano do metrô fala Mandarim e o plano diretor da cidade fala Klingon, esse sim é o problema.
CurtirCurtir
Jà me perguntei o mesmo e honestamente acho que considerando o valor exorbitante era melhor gastar essa grana fazendo VLT, aeromóvel, monotrilho… Mas eu não epseraria algo assim arrojado aqui em POA.
CurtirCurtir
Um BRT não consegue chegar perto da facilidade e agilidade de um metrô.
Sem contar que com tanta gente indo para o centro, daria certo sim, existem cidades menores pelo mundo com metrô, que funcionam bem.
CurtirCurtir
Se Boston, Estados Unidos, tem ótimo metro com população de 500 mil pessoas, Porto Alegre com 1,5 milhão + RM deve ter demanda. Ainda mais se Beira-Rio e Arena se consolidarem como alternativas casas de grandes shows. Fora a própria FIERGS que fica perto do caminho do metro.
Se isso não te convence, pensa em quantas linhas de ônibus percorrem o trecho do metrô. Agora quantos ônibus por linha. E agora quantos desses ônibus ainda ficam lotados ou levam tempo para chegar as paradas origem e destino.
Tem demanda sim. O que eu acho é que o fato de que será construído o metro não justifica mais de 20 linhas passarem na Assis Brasil, muito pelo contrário, sustenta de que isso é muito mal feito.
CurtirCurtir