Repensar, reduzir, reutilizar, reciclar e recusar: a minha sugestão!, por Adeli Sell

No próximo sábado, dia 22 de novembro, Porto Alegre celebra, por proposição minha, o Dia municipal do Reciclador e da Reciclagem de Lixo. Que tal aproveitar a data para compartilhar informações com quem você conhece para juntos caminharmos em direção a um Mundo mais Verde?

Sugiro uma grande reflexão sobre os ‘5 Rs’, uma forma eficiente de reduzir os nossos impactos da atividade humana no meio ambiente. Começamos pelo REPENSAR. É muito importante repensar hábitos de consumo e descarte. Será que o que você está comprando é algo de que realmente necessita? Ao invés de comprar, por que não reaproveitar algo que você já tem? Ao adquirir um tênis, um computador, uma peça de roupa nova, o que você faz com os antigos? Você os reaproveita ou joga no lixo comum? Como você descarta o lixo na sua casa? Você separa embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado, jogando no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável? Essas e outras perguntas precisam ser feitas constantemente a fim de que repensemos a maneira como estamos consumindo e também como estamos descartando o lixo que produzimos.

Passemos ao segundo passo, REDUZIR. Ao diminuirmos o nosso consumo, também reduzimos a quantidade de resíduos produzidos. Uma forma de atenuar é adquirir refis de produtos; escolher outros que tenham menos embalagens ou recipientes econômicos; dar prioridade aos retornáveis e a granel; ter sempre sua sacola de compras ao invés de utilizar as de plástico; utilizar pilhas recarregáveis ao invés de pilhas alcalinas; utilizar lâmpadas econômicas, etc.

REUTILIZAR também está em alta. Assim, você estará ampliando a vida útil do produto, além de economizar na extração de matérias-primas virgens. Muitas pessoas criam produtos artesanais a partir de embalagens de vidro, papel, plástico, metal, cd’s, etc. Utilize os dois lados do papel e faça blocos de rascunho, pois, assim, você preserva muitas árvores.

Chegamos ao quarto item: RECICLAR. Ao reciclar qualquer produto reduz-se o consumo de água, energia e matéria-prima, além de gerar trabalho e renda para milhares de pessoas. Faça a coleta seletiva e contribua com um mundo mais sustentável.

Por fim, e talvez o mais importante neste momento, RECUSAR. Envolve mudanças nos hábitos de consumo. Quando você recusa produtos que prejudicam a saúde e o meio ambiente está contribuindo para um mundo mais limpo. Prefira produtos de empresas que tenham compromisso com o meio ambiente e sempre fique atento às datas de validade dos produtos. Recuse sacos plásticos e embalagens não recicláveis, aerossóis e lâmpadas fluorescentes.

Para ter vida e sustentabilidade no futuro, façamos agora o que não pode ser feito no amanhã.

Por Adeli Sell

Vereador de Porto Alegre 16 anos



Categorias:Artigos, Meio Ambiente, Reciclagem

Tags:, , , , ,

%d blogueiros gostam disto: