Fotos das obras de expansão do Iguatemi – Porto Alegre

Fotos tiradas hoje, 25/11/2014, por um leitor do Blog.

Bônus, o skyline do Jardim Europa.

iguatemi1

iguatemi2

iguatemi3

Previsão de inauguração da expansão: outubro 2015.



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Shopping Centers

Tags:, ,

17 respostas

  1. Sabe que até acho o jardim europa grande coisa pra essa cidade sim, só os prédios eles poderiam ter feito mais sofisticados…mas a intenção inicial nao era se tornar um bairro de luxo de tanta proporção.. Mas a ideia é boa um parque em volta condomínios de algo padrão e tal…acho melhor que o central parque onde nem parque tem

    Curtir

  2. Lamentáveis são os prédios do Jardim Europa, completamente sem graça.

    Curtir

    • É, João. Bom mesmo é a favela no final da Nilo. Tem gosto pra tudo. Há gente que nasceu pra contemplar…sei lá o quê.

      Curtir

      • Ah, claro, se alguém não acha nada demais no Jardim Europa significa que ele gosta de favelas. Muito profundo esse comentário.

        Pelo preço cobrado e a suposta sofisticação acho a arquitetura só “legalzinha”.

        Curtir

      • Não acho a favela bonita, nem tampouco os prédios iguais do Jardim Europa. Nós temos um péssimo gosto para arquitetura, prédio tudo igual na Europa e nos EUA é conjunto habitacional do governo, aqui é da Goldstein/Cyrella e custa R$2 milhões na planta. Vai entender. Fora que vem sem calefação nem ar condicionado central. Ah, mas tem forno de pizza, “sala de cinema” e “espaço gourmet”. O consumidor brasileiro realmente tem um gosto muito duvidoso.

        Curtir

      • Me incomoda muito a falta de estrutura que temos no RS aliada à ignorância do nosso povo. Um dia alguém disse que tudo tem que ser “ventilado”, então todos os estabelecimentos ficam escancarados no inverno com vento frio. Eu morei no segundo estado mais pobre dos EUA, e lá as casas novas e antigas tinham janelas bem vedadas e calefação, o mesmo vale para locais públicos, cafés, escolas, etc. Essa mania de “arejar” acho que é resquício de maloqueiro que fazia as necessidades dentro de casa, é a única explicação. O Saint Hillaire escreveu em 1800 que no RS apesar do clima, as casas eram muito aberta e as pessoas usavam casacos dentro de casa, “não lhes ocorre de aquecer o ambiente”. Até hoje não nos ocorre de aquecer o ambiente, acordamos, vamos ao banheiro, almoçamos e descansamos de casaco dentro de casa porque a nossa arquitetura é toda tropical. #RSMELHOREMTUDO

        Curtir

      • E digo mais Guilherme, as pessoas que climatização é só ar condicionado. Nem sequer uma vedação decente das janelas as pessoas vêem como necessidade. Essas aberturas de alumínio anodizado que são muito populares são cheias de vazamentos.

        Me chamou a atenção na Austrália, com clima similar ao nosso, nem se usa ar condicionado e aquecedores como aqui. As casas são mais bem feitas.

        Curtir

      • Pra Porco Alegre, o Jardim Europa está de ótimo tamanho e formato. Aqui não é lugar pra coisa de primeiro mundo. Não combina e nenhum empreendedor seria burro o suficiente de atirar pérolas aos porcos. Aqui é lugar pra projetinho…e olhe lá. O Jardim Europa é o que se pode ter de melhor em Poa. O resto é devaneio de wanna be.

        Curtir

        • Concordo contigo, mas não na parte que falas que o jardim Europa é o que há de melhor por aqui. Tem coisa muito melhor espalhada pela cidade. O único projeto interessante do Jardim Europa é o Vitra. Mais nada chama atenção.

          Curtir

    • Pensei o mesmo. É até estranho ler skyline, esperando alguma coisa, e ver aquilo…

      Curtir

    • eu acho que a arquitetura aqui poderia ser mais ousada sim, só que as empreiteiras querem lucro máximo e investimento mínimo, mas concordo que os porto-alegrenses tem um nível bem baixo de exigência arquitetônica mesmo. e viva os blocões

      Curtir

  3. Estive aí no começo dos anos 80 com meu falecido pai quando da fase de terraplenagem. Depois na inauguração, a provinciana Porto Alegre da época só contava com o Centro Comercial João Pessoa de opção do gênero. A Sandiz, Mister Pizza, o fliperama e o relogio d’água são lembranças desse tempo. O entorno era um imenso vazio. Muitos criticam os shoppings, mas é uma opção mais segura e confortavel, principalmente para quem tem filhos.

    Curtir

  4. infindaveis e enormes essa obras

    Curtir

    • Thierry corrigindo: ela demorou pra começar devido às contrapartidas impostas pela prefeitura e a não concordância pelo Iguatemi. Eu particularmente acho importante as contrapartidas mas sem exageros. Após começar as obras está indo muito rápido haja vista que uma boa parte é subterrânea e demorou pra “aparecer”. Essas obras de Shopping costumam ser rápidas. Tanto que eles vão inaugurar em outubro. Vai ser bem rápida. Não confunda com obras públicas.

      Curtir

      • Se fosse obra da prefeitura ou do Estado brasileiro, levaria três vezes mais. É gritante a diferença de eficiência, por exemplo, dessa obra com as que vemos e vimos, da prefeitura, pela cidade.

        Curtir

  5. Achei legal que mantiveram a figueira no estacionamento. Vai ficar muito bacana ela no meio do shopping…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: