Obras dos BRTs serão retomadas em dezembro

Avenida João Pessoa terá sete estações do novo sistema. Imagem: Divulgação

Avenida João Pessoa terá sete estações do novo sistema. Imagem: Divulgação

A prefeitura irá retomar no mês de dezembro a mobilização das obras dos corredores BRTs na Capital. O Ministério da Fazenda anunciou nesta quarta-feira, 26, o financiamento de R$ 36.520.000,00 (trinta e seis milhões, quinhentos e vinte mil reais) referente ao BRT da avenida João Pessoa, que contempla sete estações, o terminal da avenida Azenha e o monitoramento operacional do sistema. No trecho 1 ( cerca de 2,5 quilômetros entre o terminal Azenha e a rua Desembargador André da Rocha), onde será reiniciada a obra, o valor é de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais). Atualmente, o estágio de conclusão está em 60%.

Na avenida Bento Gonçalves, com 97% de sua execução pronta, além de alguns reparos ao longo dos 5,9 quilômetros de pista, falta finalizar o trecho que fica abaixo do novo viaduto da terceira perimetral. Já no BRT da avenida Protásio Alves, que se encontra com 93% da obra concluída, será dado início à colocação das placas de concreto nos dez cruzamentos ao longo do corredor.

Prefeitura de Porto Alegre



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23 respostas

  1. Pra ser mais técnica na definição de BRT:

    “Para ser considerado um BRT, o sistema de transporte público de ônibus deve operar por uma faixa de rodagem exclusiva (corredor de ônibus) para evitar o congestionamento do tráfego. Além disso, um verdadeiro sistema de BRT deve ter os seguintes elementos:

    • Alinhamento no centro da via (para evitar atrasos típicos do lado do meio-fio)
    • Estações com cobrança de tarifa fora do veículo (para reduzir o atraso do embarque e desembarque relacionado com o pagamento ao motorista)

    • Estações com o nível do piso do ônibus (para reduzir o atraso do embarque e desembarque causado por escadas)

    • Prioridade de ônibus nos cruzamentos (para evitar a atraso em intersecções rodoviárias)”

    Só temos o 1o, que está sendo refeito em vários pontos…

  2. Esse BRT é só mais um engodo político pra encher a boca e dizer que fez. Que político se importa com isso, se todos andam de carro? Governar pelo bem da população é só frase de efeito.

  3. BRT foi feito com base em algumas ideias que sumiram em poa:
    1 sistema de onibus que tem a preferencial nos semaforos
    2 sistema que possibilita ultrapassagem entre os onibus do sistema
    3 linhas troncais com alimentadoras
    4 Onibus modernos e maiores para serem alimentados por linhas locais

    hoje nosso BRT se resume a pistas de concreto, PARABENS A PREFEITURA

    • Eu botaria pagamento antecipado (sem cobrador e roleta no veículo) na lista.

    • Vocês estão sendo precipitados a julgar o BRT, o que ta sendo feito até agora é troca da pavimentação, não é o sistema completo, isso não quer dizer que não será feito o resto. Sabe-se deus quando estará pronto o sistema completo no ritmo que está andando a coisa, não foi nem licitado as paradas do BRT, muito menos os terminais.

      • Mas esse é meu ponto, não está sendo construído um BRT, está sendo construida uma rede de corredores de concreto. Outra administração talvez implante BRT ou não, visto que nem licitação existe para paradas.

        Mas eu entendeo a motivação para isso, na mídia nacional já é dito que “POA dispõe de x kms de BRT”. Pena que não é verdade.

    • BRT não precisa necessariamente ter pontos de ultrapassagem. Porém, o pagamento antecipado da passagem, uma das características mais importantes do BRT, você não citou.

  4. Falaram das estações da joão pessoa, e as estações das outras linhas? Será que vão fazer estação de BRT mesmo ou paradas normais? E os novos ônibus BRT de verdade será que vem? Acho que a resposta pra todas as perguntas será não. Que triste…

  5. E o BRT da Padre Cacique que começa do nada e some do nada?

    • Aliás, o projeto inicial do corredor da Pe. Cacique era continuar pela Borges de Medeiros, mas agora que essa avenida e a Av. Praia de Belas formarão um binário, não sei mais como será. Alguém tem informação disso?

  6. Depois das notícias de 30 bilhões de roubo na Petrobrás, qualquer notícia de financiamento público que involva dezenas de milhões parece gorjeta.

    • Beleza, então. Se não chegar na casa do bilhão, bora implementar porque tá barato. Tudo a ver com o post teu comentário.

      Ah, não querendo ser o chato corretor (mas já sendo): o correto é envolva, com “e”.

  7. Vocês viram que o corredor da Protásio também vai precisar de reformas, como foram feitas na Padre Cacique? É o mesmo problema.

  8. Em algum lugar tem o desenho de como ficarão as linhas? Por acaso as linhas da zona sul que trafegam pela João Pessoa vão ficar pelo terminal da Azenha e uma linha única de BRT vai ligar esse terminal ao centro?

  9. Como é que é? o “BRT da avenida Protásio Alves, que se encontra com 93%” ? Estão contando só troca de asfalto por concreto. BRT é só piso de concreto?

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