Frota fora de circulação prejudica horários dos ônibus

Funcionários da Carris afirmam que problema ocorre há meses e que recebem reclamações de passageiros

Jézica Bruno

Frota fora de circulação prejudica horários dos ônibus na Capital | Foto: Samuel Maciel/CP Memória

Frota fora de circulação prejudica horários dos ônibus na Capital | Foto: Samuel Maciel/CP Memória

Funcionários da Carris, em Porto Alegre, reclamam da falta de ônibus para cumprir a tabela horária. A empresa concentra uma frota de 371 veículos. No entanto, 20% dos veículos estão fora de circulação. Segundo o representante da Comissão de Funcionários da Carris, o motorista Wenceslau Machado, alguns horários não estão sendo feitos porque não há veículo. “Faz meses que isso está acontecendo e o passageiro acaba descontando no motorista”, explicou.

Conforme o presidente da Carris, Sérgio Zimmermann, a empresa possui um índice de cumprimento de viagens de 92% que vinha sendo mantido, porém em junho deste ano o índice baixou para 87%. “Nós fomos verificar porque isso estava acontecendo e identificamos alguns pontos, como a necessidade de troca de alguns veículos que estavam no final da vida útil”, esclareceu.

Segundo Zimmermann, 50 novos carros, que já foram comprados, devem chegar em janeiro de 2015 para compor a frota. Outro fator que contribui para o problema é a falta de funcionários. “Em novembro, tivemos mais de mil funcionários em atestado médico, sem contar as tripulações que são assaltadas e precisam ser afastadas por um tempo para acompanhamento psicossocial”, observou. A empresa também fará um contrato emergencial para contratar novos funcionários, como mecânicos, motoristas e cobradores, a fim de tentar diminuir os prejuízos dos passageiros afetados pela falta de ônibus.

Correio do Povo



Categorias:onibus

Tags:, ,

9 respostas

  1. Isso responde o porque de esses dias a demora em passar um T11, realmente não tem ônibus/funcionários pra cumprir a tabela.

    Acho que tá na hora de terem maior transparência com o que tá acontecendo, tu reclama, e em vez de te falarem a verdade do porque o ônibus tá atrasado, ficam tapando o sol com a peneira, e isso em todos os níveis, desde os funcionários até a EPTC.

    Acho que as tabelas de ônibus tem de ser atualizadas todo mês, não tá conseguindo cumprir ela como tá, ajusta os horários pra um possível de cumprir, não tem ônibus pra cumprir todos os horários, é mais honesto diminuir os horários do que os ônibus não aparecerem. Uma medida simples como essa diminuiria a pressão em cima dos motoristas, e talvez até diminuísse o numero de afastamentos por problemas médicos.

    Curtir

  2. O T4 está demorando demais, ontem era para ter saido um as 21:08 do terminal dom diogo(fim da linha) e só saiu umas 21:30 mais ou menos, e ainda um daqueles carros velhos caindo aos pedaços, tinha momentos que eu achava que o onibus iria se despedaçar no caminho, e ao meio dia também ta demorando um monte, eles tinham que rever isso, porque quanto mais atrasos, mais os passageiros reclamam e mais estresse é gerado para os motoristas, na quarta outro dia que atrasou teve um senhor que quase brigou com o cobrador por causa disso, e sem falar da fila que dobrava a quadra, esses motoristas e cobradores só pensam no deles, não pensam nas pessoas que dependem de transporte publico, e ainda querem que as pessoas deixem de usar carro e moto, mas não oferecem um transporte publico com qualidade

    Curtir

  3. E logo em qual empresa, e ainda deram a ideia da prefeitura assumir as empresas da cidade, imagino o caos que isso iria causar. Bom, T5 no fim de tarde desisti de pegar, media de 40min de espera, ou seja, a EPTC nem ousa multar uma empresa que também é da prefeitura como ela propria.

    Curtir

  4. Como usuária do T11 diariamente, confirmo.
    Teve uma vez que eu estava na parada S-N, esperei mais de 45min enquanto no sentido N-S passarem DOZE!!!

    Questionei o cobrador e ele ainda foi mal educado…

    O que acontece: os ônibus atrasam as viagens, não chegam a tempo e ninguém cobre horário que vai atrasar… é um absurdo isso!
    É a coisa mais ÓBVIA a se fazer: o cara da corrida X não vai chegar e o Y tá ali? Manda ele! Mas não, ficam de frescura e querem fazer a “sua” tabela.

    É muita desorganização.

    Curtir

    • Não é desorganização, é o padrão de qualidade da máfia, mesmo.

      Curtir

    • Como o ônibus atrasa e não cumpre o horário mais pessoas vão de carro, gerando mais engarrafamento e atrasando o ônibus ainda mais. O ponto que chegamos é que cerca de 30% do preço da passagem é causada pelo engarrafamento gerado pelos automóveis.

      Curtir

      • Mais 30% de isenções e sabe-se lá quanto do cobrador…

        Andar de ônibus é coisa de rico pelo jeito, é muita ineficiência.

        Curtir

  5. A tabela horária da EPTC só serve para por pressão nos motoristas mesmo pelo jeito.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: