Porto Alegre é capital com quinto maior PIB per capita do Brasil, aponta IBGE

Triunfo está em quarto lugar na lista per capita dos municípios

Foto: Gilberto Simon

Foto: Gilberto Simon

Porto Alegre é a quinta capital com maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Brasil – 33.882,78. A análise é referente aos resultados do PIB dos municípios para o ano de 2012 e foi divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com órgãos estaduais e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A capital gaúcha ficou atrás apenas de Vitória (ES) – 86.009,28 –, Brasília (DF) – 64.653,00 –, São Paulo (SP) – 43.894,63 – e Rio de Janeiro (RJ) – 34.571,91.

Triunfo, na região Carbonífera, ficou em quarto lugar na lista dos maiores PIBs per capita, com R$ 230.483,69. O valor é estimado pelo quociente entre o valor do PIB do município e a população residente. A análise do instituto aponta como motivo do alto valor a sede do pólo petroquímico localizada da cidade.

De acordo com o IBGE, 30% dos municípios do Rio Grande do Sul apresentam PIBs per capita superiores ao nacional. O Estado tem 496 cidades e está em terceiro lugar no ranking dos Estados com mais municípios, de acordo com as unidades da Federação em 2012. Em primeiro lugar ficou Minas Gerais, com 853 cidades, e São Paulo, com 645. No total, o Brasil tem 5.565 municípios.

O Rio Grande do Sul tem seis municípios no ranking das cem cidades com maior participação do PIB no Brasil. Melhor colocada ficou Porto Alegre, em sétima posição. Seguida por Caxias do Sul (35º), Canoas (38º), Rio Grande (75º), Gravataí (88º) e Passo Fundo (98º). O Estado está entre os três com menor concentrações de renda do País (34,4%), perdendo apenas para Minas Gerais (34,4%). Ou seja, a renda é mais bem distribuída, tendo menos diferenças entre os mais pobres e os mais ricos.

Correio do Povo

Leia também:

RS tem 6 cidades no ranking dos 100 maiores PIB do País

________________
TABELA: PIB PER CAPITA – CAPITAIS DE ESTADOS + DF – 2012

PIB-per-capita-capitais-ibge-2012Fonte: IBGE

 



Categorias:Outros assuntos

Tags:

19 respostas

  1. Não consegui achar na internet… alguem tem a lista um pouco mais completa?

    Pelo menos com as 10 mais.

    Curtir

  2. Eu estranho certas análises a respeito de estatísticas. Parece que, de um momento para outro, a estatística tornou-se muito mais relevante do que a realidade. Eu, sinceramente não consigo entender esse tipo de comportamento. Gente gabando-se da colocação da cidade em relação às outras. Gente regozijando-se com a nossa quinta colocação, estufando o peito de orgulho. Gente debochando de Curitiba, gente desdenhando A, B, C. Enquanto isso, vivemos nesta província meridional, abandonada, favelizada suja e sem investimentos, e sofremos no dia a dia com a nossa mediocridade citadina. Pra mim isso é tudo o que realmente interessa. Estatísticas não me fazem feliz nem infeliz. A diferença toda está no que eu vivo e convivo…no que me cerca, no que me afeta diariamente. Se Porto Alegre estivesse no topo do PIB brasileiro, isso não faria a menor diferença…assim como se estivesse em último lugar. Porto Alegre continuaria sendo a mesma cidade largada de hoje e dos últimos 20 anos. O Brasil é um lixo de país corrupto, atrasado, terceiro-mundista e vem gente babar ovo pra estatística local? Não faz muito sentido. É como gabar-se de viver no cantinho menos sujo da latrina.

    Curtir

    • Norte-americanos são assim. Eles possuem estatísticas para praticamente qualquer coisa.

      Curtir

    • O que é a realidade?

      Para apoiar uma tomada de decisão é necessário ter dados, em geral estatísticas são um bom ponto de partida.

      Curtir

      • Que tomada de posição, cara pálida? kkkk Tem cada um por aqui.

        Curtir

      • Eu que o diga. Por exemplo, vou investir em creche comunitária num bairro com IDH 0.9 ou um com 0.4?

        Essa matéria agrupa os dados por município, mas o IBGE tem dados extremamente detalhados, o grão é menor do que um bairro, é por quadro.

        Mas claro né? Para saber isso tem que ler um pouco.

        Curtir

  3. Vamos lá, ano passado POA havia pedido a 5ª colocação para Curitiba, porém isso se deve pela queda do setor industrial no país, setor em que representa muito o PIB de Curitiba e pouco no de Porto Alegre. Mas até ai vejo decadência de Porto Alegre, ao lembrar que Porto Alegre já teve PIB per Capita acima do Rio de Janeiro e hoje está bem atrás.

    Curtir

  4. Brasília eu nao considero, por ser uma sanguessuga artificial que não produz nada. Então na realidade, só estamos atrás das 2 maiores cidades do país… e Vitória. Nada mal!

    Curtir

    • Vitória não tenho certeza, acho que tem algo de Petróleo também por causa do porto e tal…

      Curtir

  5. #ChupaCuritiba

    Curtir

    • Curitiba tem um PIB quase 12 bilhoes acima do de POA.

      Curtir

      • Curitiba possui um grande distrito industrial, o que Porto Alegre não tem. Essa é que é a diferença.
        Porto Alegre ta é perdendo suas indústrias para a grande Porto Alegre e interior ou outros estados.
        Por isso que modernamente se compara estes índices entre as regiões metropolitanas e não só as capitais.

        Curtir

  6. É isso aí. É o que eu venho comentando… o IDH é um índice muito ruim. No IDH, um dos dados considerados é a renda per capita do município, mas de que adianta um município como Triunfo ter a maior renda per capita do estado e não ser nem de perto o melhor em saúde, educação, infra-estrutura, ou seja, não é nem de perto o melhor lugar para se viver aqui no RS. O petróleo de lá não é sinônimo de riqueza pra quase ninguém. E é assim que São Paulo, RJ, Vitória ficam melhor colocadas que POA no IDH, porque tem renda per capita alta, mas distribuição de renda… aí a história é ooooutra.
    Esse índice (IDH) deveria levar em conta outros dados, talvez o Gini (concentração de renda), questão de violência, aí até poderia dar uma regularizada.

    Curtir

    • O valor da parcela do IDH de Porto Alegre referente à educação é vergonhoso. Temos uma das piores educações do Brasil. O que salva no nosso IDH é renda e longevidade.

      Curtir

      • Mais um motivo pra rever esse IDH. Também não acredito que a educação de POA seja nem perto de boa, mas entre as piores do Brasil… sei lá. Estudei em SC, e não achei melhor nem pior que no RS. Talvez até pior, porque lá todo mundo é empurrado pra próxima série. Pegam recuperação no final do ano, fazem uma prova e milagrosamente (o cálculo é absurdo), e pronto, passam de ano. Também dei aula de matemática em SC, no 2º grau. Tive que passar todo mundo por pressão do diretor. Não mereciam passar 70% da sala. Mas está lá, SC é um estado bem visto em educação por ter baixos índices de reprovação. Eu prefiro não tapar o sol com a peneira (não que aqui não seja assim, mas lá é complicado).

        Curtir

%d blogueiros gostam disto: