Hidráulica recebe monumento mais antigo de Porto Alegre

Estátuas foram esculpidas em mármore de Carrara vieram da Itália em 1866    Foto: Flavia Boni Licht/Divulgação PMPA

Estátuas foram esculpidas em mármore de Carrara vieram da Itália em 1866    Foto: Flavia Boni Licht/Divulgação PMPA

Na próxima segunda-feira, 15, às 19h, o conjunto escultórico composto por quatro estátuas que representam os afluentes do Guaíba será oficialmente entregue à cidade no novo local que ocupa, nos jardins da Hidráulica Moinhos de Vento.

As estátuas são as mais antigas da cidade e foram esculpidas em mármore de Carrara, tendo vindo da Itália em 1866, especialmente para adornar um dos oito chafarizes que distribuíam água potável à população de Porto Alegre. Idealizadas por José Obino, escultor italiano radicado no Brasil, representam duas ninfas e dois netunos, e compunham o Chafariz Imperador, juntamente com uma quinta figura, um jovem que representava o Guaíba.

O chafariz foi instalado na Praça da Matriz, onde permaneceu até 1907, quando cedeu o local ao monumento que homenageia Julio de Castilhos. As estátuas dos afluentes foram recolhidas a um depósito, onde permaneceram até 1936, quando passaram a adornar a Praça Dom Sebastião, localizada na avenida Independência. A nova instalação já não contava com o quinto elemento, o Guaíba, cujo destino permanece ignorado até hoje.

Com as obras de recuperação da Praça Dom Sebastião, surgiu a ideia de levar Os Afluentes para a Hidráulica dos Moinhos de Vento, onde teriam maior visibilidade, ao se integraram aos jardins. Outra razão importante foi recuperar sua história, ligada ao abastecimento de água potável na cidade de Porto Alegre.

Foram realizados trabalhos de limpeza das estátuas, sendo removidas intervenções anteriores em cimento. Nos locais onde houve desgaste no mármore, provocando as chamadas “obturações”, foi feito o preenchimento com pó de mármore para evitar infiltrações, que acarretariam outros danos. A transferência dos Afluentes do Guaíba foi a concretização de um trabalho planejado e organizado pela Coordenação da Memória Cultural da Secretaria da Cultura, com o apoio do Dmae e do Ministério Público Estadual, dentro da Campanha de Valorização e Preservação do Patrimônio Público da cidade.

Evento – A entrega dos Afluentes do Guaíba se integra à festa de final de comemoração dos 53 anos do Departamento Municipal de Água e Esgotos: Show de Som e Luz, que conta também com a exposição fotográfica H2 Olhos e, às 20 horas, apresentação da solista Ângela Diel e Quarteto de Cordas, Coro do DMAE e Grupo Cantabile. A programação é aberta ao público, com entrada franca.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

5 respostas

  1. Uma melhoria e tanto, sem dúvida.

    Curtir

  2. Agora que as estátuas estão escondidas eles botam o chafariz pra funcionar!

    Curtir

    • Não considero escondidas. Os jardins do DMAE são muito frequentados e muito bonitos. Ja fui várias vezes lá. E eles são abertos em horário comercial. É só ir lá e contemplar.

      Curtir

  3. Perai…….o chafariz e a base das estatuas foram feiitas de concretao??
    Bah, ta dificil conseguirem fazer uma coisa de qualidade.

    Curtir

  4. Ficou lindo com o chafariz funcionando.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: