Canoas firma parceria para duas novas linhas de aeromóvel

Contrato para estudos e projetos na Mathias Velho e Boqueirão será de seis meses

Canoas firma parceria para duas novas linhas de aeromóvel | Foto: André Avila / CP Memória

Canoas firma parceria para duas novas linhas de aeromóvel | Foto: André Avila / CP Memória

A Prefeitura de Canoas e a empresa Aeromóvel Brasil S.A., detentora da tecnologia do aeromóvel, celebraram nesta sexta-feira o contrato que prevê a realização de estudos e projetos para a construção das linhas 2 e 3 do aeromóvel do município. O acordo ainda institui o comitê gestor da obra. O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e o diretor do Grupo Coester, Marcus Coester, assinaram o contrato na Estação Salgado Filho da Trensurb, em anexo ao aeroporto de Porto Alegre.

De acordo com Coester, o aeromóvel se encaminha para atender aplicações urbanas de média capacidade. “Com o atual crescimento, ainda temos expectativas de atender aplicações urbanas de grande capacidade”, destacou. “Além de ser um transporte não poluente, o aeromóvel está sintonizado com os desafios do tempos atuais”, afirmou Jairo Jorge.

Com o valor do investimento estimado em cerca de R$ 8,9 milhões, o prazo de execução dos estudos e projetos é de seis meses. Entre as tarefas que serão executadas está a realização da especificação de modelo do sistema, o licenciamento ambiental do empreendimento, o projeto básico das estações e o orçamento da implantação. “A linha 2 ligará a Estação Mathias Velho ao bairro. Já a linha 3 ligará a avenida Boqueirão à região central da cidade, próxima à Praça do Avião”, explicou o prefeito.

A linha 1 do aeromóvel, que circulará no bairro Guajuviras, está com a licitação em fase final de elaboração. “A expectativa é de que as operações comecem em 2016, pelo menos em fase de testes”, revelou. Ele ainda ressaltou que 60 mil pessoas devem utilizar a linha 1 por dia. Já as linhas 2 e 3 devem transportar cerca de 110 mil pessoas por dia, totalizando cerca de 3 milhões de passageiros ao mês.

Correio do Povo



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13 respostas

  1. Investimento em metrô nunca será uma verba mal gasta. Todas as grandes cidades dos países de primeiro mundo possuem uma ampla rede subterrânea de transporte.

    Se apenas a metade da grana roubada da Petrobrás fosse investida em metrôs nas grandes cidades brasileiras, viveríamos todos com melhor qualidade de vida. Temos que aprender a votar e não desistir de cobrar forte. É uma pena ler alguns comentários defendendo a não construção do metrô. Pelo contrário, é obrigação de nossos governantes construir linhas de metrô para todas as cidades com mais de 1 milhão de habitantes.

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  2. Enquanto isso, o projeto do aeromóvel da Zona Sul de Porto Alegre…

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  3. Precisam melhorar muito a qualidade do interior dos carros do aeromovel para atender 60 mil pessoas por dia. O aeromovel do aeroporto já está bem ruim por dentro mesmo com o pouco uso e pouco fluxo. A impressão é que o interior dos carros é muito frágil.

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    • Pois é, achei muito bizarro aquele banquinho de plástico, mas imaginei que botaram um simples por ser a primeira linha e para um trajeto tão curto.

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      • Com certeza foi por isso. Inclusive eu mandei um e-mail pra eles tempos atrás e eles disseram que pra futuras linhas há a possibilidade de melhorar nesse ponto para linhas mais longas (assim como na velocidade).

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  4. Canoas e seu governo petralha, comuna bolivariano, vai pra Cuba, Jairo Jorge, etc etc etc.

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  5. Como sempre, o pessoal achando que Canoas é a oitava maravilha do mundo. Nosso sistema de transporte público ainda leva uma surra de Porto alegre, nenhum ônibus conta com ar-condicionado. Os canoenses não fazem ideia do que é um terminal de ônibus ou mesmo o que é fazer fila para pegar um. Não existe um metro de ciclovia nas zonas de maior movimento em Canoas, paraciclo é coisa rara. E só agora foram feitos uns 300m de uma faixa de ônibus muito da sem vergonha. Vejo muito elogio para uma prefeitura que levou 5 anos para pintar uma faixa no chão da Victor Barreto.

    Aeromóvel e rebaixamento do trem? Nisso Canoas se iguala a Porto Alegre. Muito render, muita afirmação de que o dinheiro está garantido, mas obras ou mesmo edital que é bom, nada!

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  6. Em vez de torrar o mesmo dinheiro em 3kms de metrô… ainda bem que lá alguém pensa.

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    • Acho que uma coisa não exclui a outra. Porto Alegre tem demanda para os dois ramais, e investimento em transporte metroviário nunca que é torrar dinheiro.

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      • Tecnicamente não exclui, o problema é o preço.

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      • Concordo com a questão do preço, mas acho que é um gasto que se justifica (ao contrário dos gastos executados até agora pelo governo municipal, cujos únicos beneficiários são as indústrias automobilísticas…).

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      • Apesar de eu não ser simpatizante do partido que atualmente está gerindo os destinos do município, se a proposta for concretizada eu vou dar parabéns pela decisão de implantar o Aeromóvel na cidade.

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  7. Cidade grande é isso ai

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