Catamarã da Zona Sul deve começar a operar nesta quarta

Metroplan e EPTC vão liberar transporte hidroviário à tarde

Catamarã da Zona Sul deve começar a operar nesta quarta | Foto: CatSul/ Divulgação / CP

Catamarã da Zona Sul deve começar a operar nesta quarta | Foto: CatSul/ Divulgação / CP

O catamarã da Zona Sul de Porto Alegre deve começar a operar na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal. A solicitação foi feita pelo superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Oscar Escher, e pelo diretor presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vandelei Cappellari, em reunião na Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERG) nesta terça-feira.

Na manhã desta quarta, no entanto, deve ocorrer uma sessão extraordinária na AGERGS, quando dos cinco conselheiros, quatro devem apreciar as minutas elaboradas pelos representantes dos departamentos jurídicos das três entidades. Para buscar soluções aos entraves jurídicos para a rota metropolitana que desde 2012 tinha sido planejada para ser integrada com a Capital, a ordem de serviço foi adaptada ao urbano, além do metropolitano, e a prefeitura de Porto Alegre teve que assinar um convênio com a agência por 12 meses: período da validade do serviço que vai funcionar em caráter experimental.

O superintendente da Metroplan destacou a obrigação dos governos em entregar o serviço à comunidade que espera há três anos pelo transporte hidroviário urbano integrado com o metropolitano. O diretor presidente da EPTC reforçou que a experiência será a base para que a integração se extenda também ao modal rodoviário.

A ordem de serviço para o início da operação já foi dada pela Metroplan que liberou, inclusive, os horários do transporte de Guaíba, Zona Sul e o Centro da Cidade. A tarifa metropolitana será de R$ 7,35 e a urbana de R$ 5,50.

Correio do Povo



Categorias:Catamarã

Tags:,

10 respostas

  1. E aí, inauguraram ???

    Curtir

  2. E aquele papo de que era impossível juridicamente de se deixar o vivente embarcar no Barra e descer no Centro? Bah, depois falam da má vontade do setor público e ficam brabos. Eu sei que tá cheio de gente competentìssima no meio público, mas essas criaturas acabam manchando a imagem de todo mundo com sua falta de vontade de fazer um pouco mais nos seus serviços. Se eu não faço um bom serviço o meu cliente vai procurar o meu concorrente, se o cara da Metroplan dorme com os pés pra fora da cama e resolve dizer que “não dá” e deu, a população inteira se ferra.

    Curtir

    • Não é o serviço público. São os dirigentes do serviço público, as estrelas. Beeeem diferente de funcionário público.

      Ou seja, os políticos que mandam no serviço público… pois os cargos chave, chefias mais altas são todos políticos.

      Curtir

      • Exato, justamente o pessoal que tinha que se esforçar mais, ter mais conhecimento, mais amor pelo seu trabalho são os que são indicados para satisfazer picuinhas políticas. Precisamos de mais líderes técnicos nos setores públicos.

        Curtir

      • Este sistema de investir CCs paraquedistas deve ser abolida. Isto é um drible à exigência de acesso ao serviço público através de concurso , para remcompensar com salários os militantes mais simpáticos ou úteis. A população perde duas vezes: paga incompetentes e obtém desmandos. Deviam deixar a administração da máquina pública aos servidores de carreira, especialistas no que fazem. Esta é a prática nos países evoluídos. CCs ,somente uma dúzia, no máximo, na cúpula da esfera do governo.

        Curtir

      • “Recompensar” . Desculpem-me , escorreguei .

        Curtir

  3. Vou aguardar ate amanha pra abrir a champagne….nessa Provincia e’ melhor nao comemorar antecipadamente!

    Curtir

  4. Graças a midia que tornou publica esse absurdo burocratico caracterizado pela má vontade

    Curtir

  5. Antes não podia operar ,e agora pode. A lição disto é que quando há boa vontade em fazer e servir , ou suficiente pressão popular, os obstáculos são ultrapassados.
    No mau sentido, observem a rapidez com que a Corte aumenta os seus benefícios. Para isso não há obstáculos.
    Parabéns Porto Alegre!

    Curtir

  6. Ficou feio pra eles essa palhaçada que deu.
    Ao menos tiveram vergonha na cara e fizeram algo.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: