Nova linha catamarã: Transporte deve ter 500 passageiros diários na zona Sul + fotos exclusivas

Operação da nova linha teve início às 12h40min desta quarta-feira

Cíntia Marchi

Por dia, 3 mil pessoas utilizam o Catamarã | Foto: Samuel Maciel

Por dia, 3 mil pessoas utilizam o Catamarã | Foto: Samuel Maciel

O Catamarã, operado pela Catsul, já embarca e desembarca passageiros no Píer do BarraShoppingSul, Zona Sul de Porto Alegre. Por dia, 3 mil pessoas utilizam a linha que liga Guaíba-Porto Alegre. O diretor de Operações da Catsul, Carlos Augusto Bernaud, estima um incremento de cerca de 500 passageiros diários com o funcionamento da nova linha.

A operação começou às 12h40min de quarta-feira, duas horas depois de assinado o convênio que permite a integração da linha urbana com a linha intermunicipal já existente entre a Capital e Guaíba. O acordo foi assinado entre a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), prefeitura de Porto Alegre, Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e a CatSul.

A diretora de Assuntos Jurídicos da Agers, Luciana Luso de Carvalho, explica que o convênio tem prazo de 12 meses, não podendo ser prorrogado. O transporte que agora circula pelo Píer do BarraShoppingSul funcionará em caráter experimental. “Abriu-se esta excepcionalidade. No prazo de um ano, poderá ser avaliada a viabilidade econômico-financeira desta linha, o que dará subsídios para que a prefeitura prepare a licitação”, esclareceu.

O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, lembrou que o poder público sempre buscou alternativa para ampliar a oferta de transportes coletivos aos usuários. “Esperamos que esta linha se viabilize e a partir de agora vamos lutar para que o Catamarã chegue à Ilha da Pintada”, diz. O diretor-superintendente da Metroplan, Oscar Gilberto Escher, comemorou a autorização da linha que leva à Zona Sul. “Pactuamos algo que é de interesse da sociedade. É louvável a iniciativa de todos os órgãos para concretizar este ato”. Uma força-tarefa foi montada nos últimos dias para que se encontrasse uma solução para o funcionamento do Catamarã na Zona Sul. O impasse dava-se pelo fato de que a Catsul não estar autorizada pela Agergs a operar linhas urbanas, mas somente intermunicipais.

Catamarã na Zona Sul: como vai funcionar

• A tarifa para quem utilizar a linha urbana do Catamarã é de R$ 5,00. Já a tarifa metropolitana continua R$ 7,35.

• De segunda a sexta-feira, serão oferecidos dez horários do Centro de Porto Alegre ao BarraShoppingSul e oito horários do Barra ao Centro. No sábado, serão seis horários para ambas as travessias, enquanto que nos domingos e feriados terão quatro horários do Centro para a Zona Sul e cinco do Barra para o Centro.

• Do Centro até o Píer da Zona Sul, o trajeto terá o tempo de 14 minutos, em média.

• A tabela completa de horários da nova linha está disponível no site.

Correio do Povo

_____________________

Fotos exclusivas do trajeto, por Gerson Ibias, tiradas hoje à tarde, 24/12/2014:

Bônus: Fotos do Omar Freitas, fotógrafo da ZH:

 

 



Categorias:Catamarã

Tags:, ,

37 respostas

  1. Smov descarta asfaltar avenida Borges de Medeiros

    Mesmo com a implantação do Binário das avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros, em Porto Alegre, o pavimento de paralelepípedo nas imediações do Parque Marinha do Brasil deverá ser mantido. Há dois motivos para a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) não utilizar asfalto no local. Um deles é o custo de manutenção muito mais baixo e menos frequente; o outro é em função da permeabilidade do solo.

    ( matéria completa em http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/537972/Smov-descarta-asfaltar-avenida-Borges-de-Medeiros- )

  2. Como é a história dos paralelepipedos da Borges, na parte do Marinha? Sao tombados??? E por qual motivo?
    Mas eu, particularmente, gosto.

Trackbacks

  1. Anônimo

Faça seu comentário aqui: