Mais de 3,5 mil já utilizaram Catamarã da zona Sul de Porto Alegre

Serviço começou a ser usado no Natal

Novo serviço do catamarã teve início na última semana | Foto: Marcela Barbosa / Divulgação / PMPA / CP

Novo serviço do catamarã teve início na última semana | Foto: Marcela Barbosa / Divulgação / PMPA / CP

Mesmo em época de recesso e feriadões para muitas pessoas, a nova linha do Catamarã de Porto Alegre teve uma boa procura na primeira semana de operações. Mais de 3,5 mil passageiros já utilizaram o píer do bairro Cristal para embarque na linha de transporte hidroviário.

A primeira viagem aconteceu no Natal, quando foi assinado convênio entre a prefeitura da Capital, a Metroplan e Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), garantindo o funcionamento da nova linha hidroviária.

O diretor de operações da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Marcelo Soletti, destaca o número positivo de passageiros na primeira semana. “É um pequeno panorama. Com a cidade mais movimentada, acreditamos que a procura será maior ainda, mas já é um sinal de que valeu a pena o esforço conjunto de diversos órgãos para que a linha saísse do papel. Nosso objetivo é tornar o catamarã mais uma alternativa de transporte para a cidade”, afirmou.

O serviço

A linha do catamarã de Porto Alegre (Cais Mauá-Barra Shopping) tem tarifa de R$ 5. Na intermunicipal (Guaíba-Cais Mauá ou Barra Shopping) segue R$ 7,35. O catamarã da Capital tem embarcações com capacidade para 120 pessoas sentadas. Nos dias úteis, a primeira viagem de Porto Alegre, com saída do Cais Mauá, parada no Cristal e chegada em Guaíba ocorre às 6h43min. A última é às 20h. No trajeto oposto, a primeira viagem é 7h29 e a última 20h34.

Correio do Povo



Categorias:Catamarã

Tags:

5 respostas

  1. Que satisfação que me dá, quando o poder público e a mídia tradicional reconhecem o que está na cara e no ar ou caindo de maduro.
    .
    TRANSPORTE COLETIVO DE MASSA E ALTERNATIVO É A ÚNICA SAÍDA!
    .
    “Quando um ônibus(outro modal) passa ao lado de carros engarrafados, temos um simbolo de democracia. O interesse coletivo está acima do particular.” __Enrique Peñalosa
    .
    É uma questão de saúde pública(estresse: mal do século e poluição) e sócio-econômica(Custeio das Cidades e modo de vida do individuo).
    .
    São essas iniciativas de transporte coletivo que temos para combater a cultura do egocarrocentrismo (uso indiscriminado do automóvel e não o direito de compra de uma propriedade) que existe na sociedade Porto-Alegrense e quem sabe brasileira.
    .
    olhar1: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/leaoserva/2013/09/1349350-minhocao-derruba-ou-faz-um-parque.shtml
    olhar2: http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/17/repaginacao-viaria-no-porto-carioca-derrubada-do-elevado-da-263021-1.aspx

    Curtir

  2. Bom esse serviço, mas falta no pier do Barra: maior conforto para os passageiros que sentam no chão ao aguardar o barco, não tem lixeiras, no inverno não terá um mínimo de proteção e os bilhetes deveriam ser numerados para evitar correrias para chegar as janelas.. Falta limpeza das áreas do entorno tanto do Barra quanto do túnel de acesso no píer central

    Curtir

  3. Vai ser a chance para os moradores do Cristal passearem numa orla!

    Curtir

  4. Está comprovado o sucesso e o reconhecimento da população com os serviços do catamarã o trajeto até o Barra Shopping é maravilhoso e quem diria que visual fantástico e belo da nossa capital. Porto Alegre é linda vista do Guaíba. Nota 10.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: