Viaduto da Bento será liberado para automóveis até 26 de março

Na manhã de hoje, prefeito visitou a obra, que está 90% concluída  Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

Na manhã de hoje, prefeito visitou a obra, que está 90% concluída  Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

Até o dia 26 de março – aniversário de Porto Alegre – o andar de passagem de automóveis do viaduto da avenida Bento Gonçalves, deverá ser liberado para o tráfego de automóveis. O anúncio foi feito pelo prefeito José Fortunati, em visita ao canteiro de obras, na manhã desta sexta-feira, 9. O viaduto integra o conjunto de cinco grandes obras executadas para qualificar o fluxo do trânsito da Terceira Perimetral.

“Em abril deveremos liberar a alça inferior por onde passarão os ônibus, com estações provisórias de passageiros. Esta é uma obra única nas Américas, com seus dois andares e será decisiva para a melhoria no fluxo de veículos na região”, destacou Fortunati. Com um ritmo acelerado, os trabalhos já estão 90% concluídos, faltando apenas áreas pertencentes ao Estado, espaços reduzidos, para que possam ser concluídas as alças laterais de acesso. O governador José Ivo Sartori, em visita ao Paço Municipal nesta semana, assegurou que cuidará para uma rápida liberação dessas áreas.

imagem134043

imagem134056

 

Mais fotos aqui.

A elevada ligará as avenidas Doutor Salvador França e Coronel Aparício Borges, sobre a avenida Bento Gonçalves. A obra é executada pelo Consórcio Nova Bento (Construtora Cidade Ltda e Sultepa Comércio e Construções Ltda), a um custo de R$ 69.657.658,51. Com a conclusão da obra, ainda no primeiro semestre deste ano, a Bento Gonçalves terá maior capacidade de fluxo de veículos.

A extensão total do viaduto é de 540 metros, com seis faixas de tráfego, rampas para veículos e para corredor de ônibus e estação de passageiros.  A altura mínima entre a superestrutura do vão e a avenida Bento Gonçalves é de 5, 5 metros. Nos retornos sob os acessos ao vão central, a altura livre é de 3,8 metros. Acompanhado pelo vice-prefeito Sebastião Melo e o secretário de Gestão, Urbano Schmitt, o prefeito destacou que outras obras importantes estão em andamento na Capital.

Ele destacou a passagem subterrânea viária da rua Anita Garibaldi, sob a avenida Carlos Gomes, com 42% de conclusão, e a obra da avenida Ceará, a ser retomada ao final deste mês. “A imposição do Infraero, que nos limitava no horário da madrugada para os trabalhos, encareceu os custos. Mas renegociamos um aditivo no Tribunal de Contas e a empresa retoma suas atividades naquele espaço importante da cidade. Com isso, todas as obras de mobilidade estão em execução a partir deste janeiro”, concluiu Fortunati.

Prefeitura de Porto Alegre

 



Categorias:Outros assuntos

8 respostas

  1. Ao Gerson do comentário acima:
    Qual seria sua idéia, visto que voce acha um Godzilla??
    De nada adianta ficar metendo o pau, sem conhecimento. Vamos la, use sua criatividade e de ideias. Nao somente o Gerson, mas todas as pessoas que gostam de diminuir as poucas coisas que são feitas na nossa cidade.

    Curtir

    • Talvez uma passagem subterrânea, a qual não degradaria o comércio existente próximo ao local (coisa que sempre acontece com a construção de viadutos, só ver a região onde fica as elevadas da Conceição). Ou, pelo menos, um viaduto mais simples, não a caixa que inventaram de fazer.

      Curtir

  2. Marcio, deves ser do turismo… pois teus projetos são exatamente o pensamento e a vontade do Trade. Precisamos urgentemente que um projeto desse porte, fosse executado em Porto Alegre ou então abandonamos o Turismo Receptivo pq fazer City Tour em Porto Alegre está difícil de “dourar a pílula”. O que salva são os prédios históricos, o Guaiba e orgulh de ser portoalegrense..

    Curtir

  3. Como esse “prefeito” gosta duma foto!
    Em uns anos a primeira foto estará estampando os jornais, que tratarão do atraso que foi esse viaduto. E o “prefeito” ainda tem a cara de pau de chamar de “obra de arte”…

    Curtir

  4. Realmente essa obra é unica: só POA terá o viaduto dos chifres.

    Curtir

  5. E as obras para o turismo? Curitiba construiu vários parques, jardim Botânico com estufa e flores e colocou uma linha turismo de ônibus. Obs: Curitiba não tem Rio e morros e mesmo assim virou turística e é uma capital ecológica.

    E Porto Alegre? Nossa cidade possui rios e morros e uma orla e não é feito quase nada.

    Sugestões para turismo em Porto ALegre: (Mais Abaixo detalhes sobre cada obra).

    1. Letreiro no morro da policia escrito: PORTO ALEGRE.
      2 .Roda Mega Gigante ao estilo Londres.
    2. Renovação da orla do Guaíba
    3. Construção de uma estufa de vidro e jardins de flores no Jardim Botânico.
    4. Construção de parques temáticos no morro do Coco.
    5. Reforma e infra estrutura na praia da pedreira.
    6. Rotatórias e jardinagens nas ruas da cidade.
    7. Linha de ônibus de turismo com rota nos novos pontos turísticos.
    8. Lei. Punir vândalos que destroem a cidade.
    9. Reforma de calçadas e prédios históricos.

    Obs:

    1. (LETREIRO) -> Instalar letreiro gigante no morro da policia escrito: PORTO ALEGRE. Fazer via de acesso até lá, construir um posto policial, bar, estacionamento, banheiro, e rota de ônibus de turismo. Obs: Um letreiro luminoso é visto de qualquer lugar da cidade, gera empregos indiretos e custa pouco e a rentabilidade é alta e fica pra sempre. Obs2: Aposto que tem muito POrto Alegrense que nunca subiu lá.
    2. (RODA GIGANTE) A ser instalada na orla em algum lugar estratégico eu imaginei próximo ao Ibere Camargo. Construção de estacionamento e bares e banheiros. Irá gerar empregos e haverá um valor a ser pago para o uso do Brinquedo. Obs1: Em Londres no lugar do banco pra 2 pessoas há um vagão pra várias pessoas, quase do tamanho do pão de açúcar, aqui em POa poderiam fazer semelhante, e a noite poderia ser luminoso. OBS2: Ficaria lindo chamaria a atenção de muita gente, viria gente até de Uruguaiana pra ver essa atração hehehe….

    3. (ORLA DO GUAÍBA) Reforma da orla conforme alguns projetos já existentes e construção de bares e iluminação. OBS: Vários países já provaram que uma reforma de orla da vida para cidade, Poa está na hora dessa virada. Obs: OLHA SÓ, TÁ FICANDO LINDA A NOSSA CIDADE, JÁ TEMOS UM LETREIRO LUMINOSO, UMA RODA MEGA GIGANTE LUMINOSA E UMA ORLA ILUMINADA, SEGUINDO ENTÃO…

    4. (JARDIM BOTâNICO) Construção de estufa de vidro e jardins de flores, com rota de ônibus turismo passando por lá. OBS: Do que adianta termos um Jardim Botânico se quase ninguém de fora visita e tudo isso porque não há algo grandioso que chame a atenção num cartão postal.

    5. (PARQUES) Construção de parques em lugares estratégicos em POa. Já existe lugares há serem visitados em Poa, como o morro do coco, mas não há infra estrutura e atrativos e não há divulgação. Passagem de ônibus turismo por lá também.

    6. (PRAIA DA PEDREIRA) Construção de infra estrutura no lugar e divulgação.

    7. (ROTATÓRIAS) Construir rotatórias com paisagismo e flores em lugares estratégicos de Poa, a serem feitos por empresas que tenham diminuição no imposto de renda. OBS: A pepsi fez isso na orla, com construção de quadras esportivas e colocou a marca em divulgação.

    8. ( ROTA DE ÔNIBUS) Já temos uma linha turismo e com o surgimento de novos pontos turísticos o visitante terá agora a oportunidade de escolher parar e conhecer por mais tempo os lugares, como já acontece em Curitiba.

    9. (LEI) Combater vandalismo. Criar lei que puna severamente o vândalo, com o pagamento do estrago feito pelo mesmo assim como a mão de obra e doações de sextas básicas e serviço comunitário e multa, se repetir o delito a pena dobra podendo ser preso. Divulgar em massa a campanha para preservar a cidade e conscientizar a população das novas penas, assim como educar os mais jovens desde cedo para preservação. OBS; Do que adianta construir tanta coisa linda pra meia duzia destruir e ficar sem punição.

    10. (PRÉDIOS HISTÓRICOS) Reforma de prédios e calçadas. OBS; Esse item me parece o mais difícil, porque custa muito e é demorado, sem ter muito retorno financeiro, porém é nosso dever preservar a história da cidade,

    OBS: TURISMO GERA RENDA, EMPREGO, DESENVOLVIMENTO, BEM ESTAR. EMBELEZA A CIDADE, FAZ CRESCER DIVERSOS SETORES DA CIDADE COMO: HOTÉIS, TÁXIS, RESTAURANTES, SHOPPING, ETC. Tá na hora das pessoas acordarem e conscientizarem das riquezas que podemos gerar em nossa cidade e dá potencialidade que Porto Alegre tem e que não é explorada.

    Curtir

  6. Coisa horrorosa esse viaduto!!

    Parece um Godzilla arrasando com a cidade.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: