Um forista do Skyscrapercity.com. morador do Rio de Janeiro, fez este comentário sobre a concessão do Salgado Filho juntamente com um novo aeroporto pela Infraero.
“(…) Um novo aeroporto por inteiro requer inúmeros estudos e licenças de diversos órgãos ambientais nas três esferas (federal, estadual e municipal). O que demanda muito tempo.
O mais perto disso seria o aeroporto de Natal, que também é inteiramente novo. Todavia a pista foi construída pelo governo federal ao longo de diversos anos e só depois concederam o aeroporto quando já estavam finalizando-a. Ou seja, um aeroporto inteiramente novo concedido desde o zero é algo inédito no país, bem como os prazos deverão justamente por isso ser muito mais longos sim.
E vale lembrar que no ano passado Congonhas transportou dezessete milhões de passageiros (mais que o dobro que o Salgado Filho)e, apesar de ter duas pistas, só opera uma comercialmente. O Salgado Filho ainda tem muita lenha pra queimar. E Gatwick, assim como Congonhas, também possui duas pistas e também só opera uma comercialmente, ou seja, na prática só possui uma pista comercial, e ainda assim transportou mais de 40 milhões de passageiros no ano passado, número que Porto Alegre nunca baterá.
Porto Alegre não precisa de um aeroporto com inúmeras pistas, embora concorde que se for pra fazer um novo seria bacana tê-las, pois agilizam mais as operações. O importante é a extensão da pista e a ampliação dos terminais do Salgado Filho.
Já gastaram muito com remoções de vilas e quase cem milhões já gastos com a terraplanagem e etc do Terminal de Cargas novo do Salgado Filho. Vão jogar tudo isso no lixo?
Porque há políticos tão ávidos por esse novo aeroporto?
Vi o ministro falar que o novo aeroporto teria quatro pistas de 4 mil metros cada, mas os estudos divulgados, pelo que acompanhei daqui de longe nas notícias sobre aviação, diziam que seriam inicialmente duas e que nenhuma seria maior nem igual à pista do Salgado Filho pós-ampliação, ou seja, esse aeroporto teria pistas menos extensas que a do atual ampliada.
Será um vexame se essa pista não for ampliada. O próprio Padilha anunciou em sua primeira declaração que garantia o novo aeroporto E todos os investimentos no Salgado Filho. Agora está mudando o discurso.
Não entendo como dizem que se o Salgado Filho for ampliado só farão um novo aeroporto APÓS o seu esgotamento. Mas planejar não implica antever os problemas? Vão esperar ter problemas pra depois ter que conviver com eles até resolvê-los? Se acham que o Salgado Filho tem prazo de validade (o que discordo) deveriam ainda assim ampliá-lo (seria uma vergonha, um vexame não fazê-lo depois de tanto tempo e dinheiro já dispendidos), mas concomitantemente já teriam que ir fazendo o novo. Ou vão esperar vinte anos pra esgotar conforme dizem e mais outros vinte convivendo com ele supostamente esgotado até que saia um novo?
Acho que o Prefeito de vocês está certíssimo e digo mais: se ele souber mostrar os fatos pra população ganhará o apoio arrebatador dela, o que tornará a ampliação do atual irreversível e sepultará o novo aeroporto. Basta divulgar os poucos prós e os infindáveis argumentos contra esse novo aeroporto. Garanto que nem precisa de tanto, só mostrar no lápis, papel e calculadora na mão o que a população gastará de tempo e dinheiro no deslocamento da capital até esse novo aeroporto e será maciço o apoio ao prefeito, pois aposto que o povo prefere o atual. No Rio, o povo em geral prefere indubitavelmente o Santos Dumont e em Sampa Congonhas, com a vantagem que o de vocês é internacional também.
Essa do Ministro falar que se gastaria mais de um bilhão no Salgado Filho parece muita forçassão de barra. Se for assim, nesse Brasil da Copa, o novo custará uns 5 bilhões.”
Sobre o Aeroporto de Gatwick, de Londres:
O Aeroporto de Londres Gatwick é o segundo maior e mais movimentado aeroporto da Inglaterra, atrás apenas deHeathrow. Sendo o 22° aeroporto mais movimentado do mundo e o 7° em termos de passageiros internacionais, Gatwick costuma ser informalmente reputado como o mais movimentado aeroporto de pista única do mundo, embora tecnicamente possua uma segunda pista de espera, usada quando a principal não pode ser utilizada.
Gatwick está localizado em Crawley, West Sussex, 46 km ao sul de Londres. Ali, havia desde 1932 um aeródromo, tendo sido usado como base de manutenção da Real Força Aérea na II Guerra Mundial, porém, as atividades comerciais como aeroporto moderno iniciaram em 9 de junho de 1958, após uma extensiva remodelação de toda área. (Fonte: Wikipédia)
O comentário acima foi feito em relação a este texto publicado em ZH, na edição de ontem, 13/01/15:
IMPASSE NO PROJETO DO AEROPORTO (Zero Hora)
Assim que terminou a entrevista ao Gaúcha Atualidade, na qual defendeu com veemência a ampliação do aeroporto Salgado Filho, o prefeito José Fortunati recebeu um telefonema do ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha. Os dois estão em lados opostos: Padilha defende a construção do Aeroporto 20 de Setembro, em Nova Santa Rita ou Portão, com o argumento de que, mesmo com as ampliações, o Salgado Filho estará obsoleto em cerca de 10 anos.
A discussão incendiou o RS, dividido entre os que defendem o investimento na ampliação da pista do Salgado Filho e os que consideram necessário pensar no crescimento do Estado a médio e longo prazos e imaginam o 20 de Setembro como um complexo para receber aviões de grande porte, de cargas e de passageiros, sem as limitações do atual.
Na própria bancada do PMDB na Assembleia, a proposta de Padilha não tem consenso. No dia em que foi apresentada, parte dos deputados avisou que o Estado não pode abrir mão da ampliação da pista e do terminal de passageiros do Salgado Filho.
A distância (25 quilômetros) é o principal motivo da rejeição do novo projeto de terminal por parte dos usuários que, como Fortunati, lembram a comodidade de embarcar e desembarcar perto do centro de Porto Alegre. Outra dúvida é se haverá demanda para um aeroporto internacional e um doméstico na Região Metropolitana.
Em meio à polêmica, apareceram sugestões como transferir a base aérea de Canoas para Santa Maria e usar a estrutura como complementar ao Salgado Filho. Padilha defende a concessão casada da operação do Salgado Filho com a construção do 20 de Setembro e usa o exemplo da ampliação do aeroporto de Brasília para sustentar que a obra pode ser executada em quatro ou cinco anos.
Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho
Eu estou lembrando da Base Aérea de Canoas, no total BACO e POA dará 70 milhões/pax/ano..
CurtirCurtir
Gente, será que já não está na cara que o “novo aeroporto” é só pra politicalha vagabunda ganhar fortunas com especulação imobiliária, superfaturamento e propinas de obras, e safadezas correlatas??? Esse bosta desse Padilha tinha de ser recepcionado com piche e penas quando voltasse ao RS…
CurtirCurtir
Eliseu Quadrilha querendo ficar mais rico
CurtirCurtir
Pra mim, não é só para ganhar dinheiro, mas para ganhar tempo também: fiquem tranquilos, não conseguimos fazer essas obras do SF porque queremos investir tudo num aeroporto novo.
CurtirCurtir
Quanta baboseira. O pessoal fica discutindo números existentes esquecendo que o novo aeroporto cria uma situação nova, novos números, tudo muda. Como pode haver um ser humano capaz de ser contra um novo aeroporto internacional compativel com o século 21 e tudo mais que isso pode trazer ao RS? Só podia ser gaúcho mesmo.
CurtirCurtir
Isso a partir de 2035 se tivermos sorte (afinal tem licitação, recursos, mudança de projeto, atraso por causa de chuva, greve, mudança de governo, nova licitação, licença ambiental, recursos, discussão, atraso no novo projeto, descoberta de fraude na licitação, embargo da obra, nova licitação, nova licença ambiental, troca de governo, escândalo do aeroportão, e então o aeroporto fica pronto com uma pista e um terminal que é 20% do planejado)
CurtirCurtir
Agora, pessoalmente não sou CONTRA A CONSTRUÇÃO do novo aeroporto. Acho que quase ninguém aqui é. O que o pessoal é contra é literalmente jogar R$100 milhões na que correspondem ao início da obra de ampliação da pista do Salgado Filho na lata do lixo e começar um aeroporto do zero. O que o pessoal quer é: acabemos a ampliação da pista atual e então começamos a discutir o novo aeroporto intercontinental com 8 pistas e 5 terminais,
CurtirCurtir
Eu sou contra. Bem contra. Sou mil vezes mais partidário da solução de usar a Base Aérea de Canoas, que já tem uma pista bonitona prontinha, onde os militares pousam o quê, quatro ou cinco aviões por dia?
CurtirCurtir
Eu tbm sou 100% contra.
CurtirCurtir
1) Ao contrário, no Brasil quase nada “muda”. Principalmente quando o Estado está metido no meio.
2) Baboseira é tomar posição política baseada em medos e esperanças, e não na análise objetiva de fatos.
3) Como pode um ser humano ser a favor de despejar centenas de milhões de reais no lixo? Tinha que ser brazileiro, mesmo!
CurtirCurtir
Discussão (sem politicos, com tecnicos) sobre essa questão no programa conversas cruzadas da tvcom do dia 14/jan: http://videos.clicrbs.com.br/rs/tvcom/conversas-cruzadas
O programa deve estar publicado online dia 15/jan +- meio dia.
CurtirCurtir
Essa questão não é tão simples.
Gatwick é o aeroporto de pista simples mas eficiente do mundo. Será que conseguimos sequer chegar à metade dessa eficiência?
Gatwick opera 24h, o salgado filho apenas 18h.
Gatwick deve operar uma proporção maior de aviões grandes e lotados. Aqui no salgado filho devemos ter uma proporção muito maior de vôos pequenos (regionais) que levam pouco passageiros e ainda por cima aviões menores que decolar com menos velocidade e portanto requerem uma espera maior pra próxima decolagem.
Somando tudo isso, eu diria que o máximo do salgado filho deve ser talvez 40% de Gatwick. 35 milhões X 40% = 14 milhões.
Não sou favorável à novo aeroporto com roubalheira, mas talvez realmente precisemos de um aeroporto maior e definitivamente precisamos ampliar a pista do atual, custe o que custar.
CurtirCurtir
Esse tipo de conta não pode ser feita com regra de 3 simples. A demanda esperada é uma equação de muitas variáveis.
CurtirCurtir
Concordo totalmente e o texto acima aborda com extrema clareza a real necessidade da execução da ampliação urgente da pista do Salgado Filho. Os terminais 1 e 2 há necessidade de uma melhor integração entre os mesmos que poderia ser feito com acessos de passarelas de nível mais alto do solo ligando os dois terminais. Obra que poderia ser muito bem elaborada para o futuro. O novo ministro Eliseu Padilha precisa entender a real necessidade e urgência da importância dessa obra da extensão da pista principal do Salgado Filho. Acorda Sr. Eliseu Padilha.
CurtirCurtir
É necessário que esse debate seja o mais técnico possivel
Um novo aeroporto ajudaria a economia gaúcha da Serra e Vale do Sinos?
Um novo aeroporto não seria melhor na Serra?
O Salgado Filho com seu cone de aproximação e área ocupada, não limita a industria da construção civil nama capital que já carece de terrenos?
Enfim, todos essas perguntas, e outras, deveriam ser respondidas por um instituto sério, que fizesse uma consultoria ao governo, e que tivesse a isenção na tomada de decisão
CurtirCurtir
“não limita a industria da construção civil nama capital que já carece de terrenos?”
Isso pra mim não é argumento. Vamos ficar refém de construtoras, de novo? já está sendo uma briga em casos como Petrolão, agora isso?
CurtirCurtir
E a construção civil não carece de terrenos coisíssima nenhuma. Ainda tem muito espaço para se construir em Porto Alegre. Olha o Quarto Distrito, pelo amor de deus! Compra aqueles caco velho de depósito de pouco uso, põe abaixo e faz prédio. Tem todo a área do bairro Santana (entre Ipiranga e Bento), baixíssima densidade hoje, excelente acessos viários.
Realmente, se desfizermos o aeroporto Salgado Filho só pra atender as vontades dos especuladores, daí definitivamente eles ganharam.
CurtirCurtir
Concordo com o Mobus, a questão é que querem construir quase tudo na Nilo.
Mas o quarto distrito precisa de flexibilização, do jeito que está hoje é quase impossível construir.
CurtirCurtir
Eu discordo sobre conbstruir um aeroporto novo na região e deixar o salgado filho de lado.
Mas o que mais me espanta mesmo por aqui é o egoismo dos porto alegrenses, é claro, entende-se bem pois muitos nao saem do proprio bairro, quanto mais da cidade se nao for para ir a propria casa em tramandai ou capão no verao.
CurtirCurtir
Por que egoísmo? Eu quero que deixem de fazer esse novo aí pra fazer um mais longe de POA, de preferência pertinho de Caxias.
CurtirCurtir
Claro, é questão de egoísmo. Se não fosse o egoísmo teríamos 15 aeroportos na região metropolitana operando linhas super rentáveis como Sapucaia do Sul – Hong Kong e Esteio – Dubai, tudo direto sem escalas. Mas o egoísmo do porto alegrense não deixa. Isso ai.
CurtirCurtir
hAhahAHa…. pois é, não conseguimos ter nem POA -> Montevideo direto..
CurtirCurtir
O comportamento que você chama de egoísmo pode ser objetivamente entendido como “prudência”.
CurtirCurtir
Comentário patético…
CurtirCurtir
Também.
Falou tudo.
CurtirCurtir
Muito bom o texto! Esse aeroporto não me desce de jeito nenhum.
CurtirCurtir
Estou feliz, pois encontrei mais uma pessoa lúcida quanto a construção do tal aeroporto 20 de setembro. Porque alguns estão cegos? porque alguns acham que fazer um aeroporto novo é a salvação do RS? Não querem ampliar a pista do Salgado filho porque é alagadiça, mas em Portão as pistas ficarão sobre mais de 300 nascentes de águas cristalinas, arroios de águas puras, vários banhados e o que é mais importante, a cerração é constante mesmo em dias mais quentes. Será que a aeronáutica e os burocratas de plantão se deram ao trabalho de caminhar pela área? Claro que não. Está sendo contada uma mentira muito grande a respeito do tal 20 de setembro e a classe política e a população está embarcando nesta canoa furada. Na verdade estão pensando só no montante de dinheiro que correrá solto com a obra. Pois é, no Salgado Filho não se pode construir no banhado, mas em Portão pode, fazer o que né?
CurtirCurtir
Não necessariamente é cegueira. Pode ser má intenção.
CurtirCurtir
Perfeito o comentário dele.
CurtirCurtir