Avenida Praia de Belas terá sentido único para obras do binário

Avenida Borges de Medeiros será a principal alternativa para desvio   Imagem: Divulgação/PMPA

Avenida Borges de Medeiros será a principal alternativa para desvio   Imagem: Divulgação/PMPA

A partir das 9h desta quarta-feira, 4, a avenida Praia de Belas terá bloqueio do sentido bairro-Centro, mantendo somente o sentido Centro-bairro, entre as avenidas Ipiranga e Viaduto dos Açorianos, para obras de recapeamento asfáltico do binário que está sendo implantado na região. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o dia 18 de fevereiro.

A avenida Borges de Medeiros, que não sofrerá alteração, será a principal alternativa para desvio das mais de 20 linhas de transporte público e veículos de passeio. A sinalização será reforçada e agentes da EPTC vão intensificar o monitoramento nos cruzamentos.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

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9 respostas

  1. Um binário que causa um afunilamento depois da Ipiranga, onde as 6 pistas, vão virar 3….. Nunca vi disso…

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  2. E enquanto POA continua priorizando o carro, no Rio mais uma rua para pedestres… http://defender.org.br/noticias/nacional/travessa-belas-artes-no-centro-rio-sera-rua-de-pedestres-apos-obra/

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  3. Está previsto corredor de ônibus nesse trajeto, espero que saia logo com o brt.

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    • Não vai ter BRT no percusso do binário nem mesmo faixa exclusiva para ônibus; Na Borges o IPHAN/IPHAC restringe a troca de piso (entre a Ipiranga ao viaduto Dom Pedro I) obra obrigatória para instalação do BRT; e na Praia de Belas acredito que EPTC não tem estudos de impacto para o BRT do percusso.

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    • Tem bastante gente dizendo que vai ter, mas não vi palavra oficial.

      Honestamente acho ridículo uma pista de BRT que acaba quando chega perto do centro, mas por enquanto é o que temos.

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  4. Obra mais inútil dos últimos tempos!
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    Primeiro; Porque só favorece o carro (automaticamente o lobby do automóvel) e renega o transporte alternativo (a pé e bike).
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    Segundo; Não sou contra binário! Desde que ele seja lógico, que não é o caso desse binário criado pela Trends/EPTC que é coroado por dois viadutos, ou seja, o fluxo terá represamento nas pontas da extensão. Ao contrário de um binário lógico onde vias são paralelas do inicio ao fim da seu percusso, sendo coroado por outra via(s) perpendicular.
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    Portanto, não terá melhoria no fluxo da região só estimulo a alta velocidade por consequência o aumento de acidentes (atropelamento e batidas), já que a EPTC insiste em não mudar o ciclo das sinaleiras (não só o tempo do sinal do pedestre) para que o transporte alternativo (a pé e bike) realize a travessia da via de uma vez só.

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    • Não sei se tu sabe, mas se tu tiver caminhando, tu não precisa obedecer o fluxo dos veículos. Não vejo aonde que tu seria prejudicado com este binário.

      E outra que o estudo deste binário não foi realizado pela EPTC. Foi feito por uma empresa de consultoria, a pedido do shopping Praia de Belas. No estudo, eles constataram que o fluxo de veículos aumentaria com a expansão do shopping, então decidiram pelo binário.

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      • José, você que não entendeu, ou não quis entender, quando falo de transporte alternativo (a pé e bike) acontece nos cruzamentos perpendicular (esquinas ou no meu da via).
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        Estudos podem ser feitos até por jesus cristo, por lei os mesmo tem que ser aprovados pelo repesentante legal do poder público, ou seja, é da EPTC sim.
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        Um estudo feito por um empreendedor que compactua com o trinômio do capeta (cond. fechado-automóvel-shopping), e constrói uma torre de garagem para atender um shopping é óbvio que esse estudo vai apontar que a melhor/única saída é fazer esse binário inútil do que apontar uma saída com transporte alternativo (a pé, bike, aero, mono e VLT) ou público (bus e lotação).

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      • José, se foi um estudo encomendado pelo Praia de Belas então imagino que a obra deve facilitar a vida do shopping, não da mobilidade né?

        O mais divertido dessa obra é que ela não aumenta em NADA a capacidade das vias. A única coisa que imagino que possa melhorar é nos cruzamentos, principalmente na Ipiranga.

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