Porto Alegre tem menor tempo de viagem dos ônibus urbanos do país

 Capital gaúcha registrou tempo de viagem de 56 minutos em média por linha  Foto: Marcela Barbosa/Divulgação PMPA


Capital gaúcha registrou tempo de viagem de 56 minutos em média por linha
 Foto: Marcela Barbosa/Divulgação PMPA

Segundo pesquisa divulgada recentemente pela associação de defesa do consumidor Proteste, Porto Alegre é a primeira colocada em tempo de viagem entre as capitais brasileiras, com 56 minutos em média por linha. Isso significa que os passageiros das linhas urbanas ficam menos de uma hora, em média, no interior dos ônibus. A segunda colocada é Curitiba (61 min), seguida de Brasília (72 min), Belo Horizonte (74 min) e São Paulo (85 min). O último lugar ficou com Rio de Janeiro (93 min).

Porto Alegre também foi destaque como a segunda com o menor tempo de espera nos pontos de parada de ônibus, tendo uma média de intervalo entre as viagens de 19 minutos por linha de ônibus, à frente de cidades como São Paulo (25 min), Belo Horizonte (25min), Brasília e Rio de Janeiro (29 min). O primeiro lugar nesse quesito foi Curitiba (18 min), e o último com Recife (35 min).

Segundo o texto de divulgação da Proteste, “de acordo com os resultados obtidos em nossa pesquisa, a cidade que tem o melhor transporte suburbano é Porto Alegre. Ela foi a única razoavelmente avaliada pelos respondentes, enquanto as outras receberam notas muito baixas”.

O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, vê o cenário como positivo, mas ressalta que a cidade pode melhorar ainda mais. “Acreditamos que, com o sucesso da licitação, poderemos qualificar o sistema de transporte coletivo atual, com uma nova legislação e ampliação do monitoramento por GPS nos veículos, além de meta de cumprimento de tabela horária, beneficiando os melhores operadores e, por consequência, os passageiros”.

Cappellari ressalta que, além de investir nos ônibus, é necessário que o poder público siga dando sequência nos investimentos em transporte alternativos. “Recentemente, inauguramos uma linha do catamarã e as novas lotações da Restinga e Belém Novo. Até a metade do ano, realizaremos uma nova licitação para o BikePoa (bicicletas compartilhadas), investiremos em mais ciclovias e seguiremos as negociações para o futuro metrô da Zona Norte, tudo isso também contribuirá para um melhor transporte público”, finalizou.

Atualmente, a frota de Porto Alegre conta com 1.703 ônibus e é dividida em 400 linhas, que atendem a todas as regiões da cidade.

O estudo da Proteste você encontra neste link:

http://www.proteste.org.br/familia/nc/noticia/transporte-publico-deixa-a-desejar 

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

30 respostas

  1. E antes q alguém diga “tu fala isso pq nunca pegou Belém o lami o ponta grossa” bah muito já peguei morei no Belém, os ônibus eram bons, poderia ter mais horários sim poderia, mas o caso q esses lugares São longe centro e mesmo com melhor sistema do mundo a viagem diária sempre um pouco cansativa pelo tempo e distância, oq mudaria seria um trem pois não pegaria trânsito e agilizaria tempo de viagem… mas independente disso tem um prêmio morar lá é tranquilidade, outra vibe morar no extremo zona sul parece outra cidade eu gostava

    Curtir

  2. O melhor transporte é sobre trilhos sem nenhuma dúvida, daqui alguns bons anos teremos nosso metrô e acredito q vai ser ponta pé inicial p mudar nosso modal rodoviário. Quanto aos ônibus de poa de forma geral São bons, temos muitos corredores oq agiliza muitos os deslocamentos dou nota 6,5 e a pesquisa não me surpreende sempre tivemos o mais eficiente, ou menos pior p quem preferir, sistema de transporte do país. Óbvio q esses números não podem camuflar os defeitos do sistema e a máfia da atp… tem q colocar ar condicionado em todos ônibus, melhor e cumprir a tabela horária, respeitar os horários dos motorista para não dirigirem como loucos etc etc etc… mas insisto na mudança de modal para ferroviário, hídrico, bicicletas, ônibus como complementação do sistema e tdo interligado de forma inteligente para aí sim cobrar para população deixar carro em ksa… mas em poa temos um sistema muito bom q talvez não damos o devido valor por estar acostumados, São lotações acho bom, confortável, eficiente e com preço bem razoável, mas entendo q é um transporte seletivo e para quem usa tdo dia fica pesado, mas mesmo assim uma ótima opção… ainda sobre as lotações não existe no Brasil um sistema com essa qualidade

    Curtir

  3. Olha faço uma pergunta, oq é crescimento? Aumento da população? As pessoas associam crescimento a tamanho da população e como a população de porto não cresce dizem q porto tá estagnada. Se tu olhar hj diversas capitais menos importantes passaram porto em tamanho de população mas isso não significa evolução, só colocaram mais gente no mundo sem controle. Obviamente q mais gente mais consumo e os números econômicos crescem mas e daí? Mais gente p comer, tomar água, luz, telefone, cagar etc etc etc, sinceramente temos q agradecer pela população gaúcha se manter estável já tem muita gente no mundo.. na Europa e países desenvolvidos a população está estável tb..joga no google população cidades européias vai te surpreender só alguns exemplos números aproximados Lisboa 750 mil, amsterdã 750 mil, paris pouco mais de 2 milhões, Barcelona 1 milhão, Berlim 3 milhões, Munique 1 milhão e por aí vai… então porto alegre continue assim … evolução não é sinônimo de quantidade de pessoas… ah outra coisa não confundam capital com capital + região metropolitana, p quem gosta de quantidade regiao metropolitana de poa (poa + região metropolitana) mais ou menos 4 milhões é quarta maiordo país só atrás de sp rj e bh (de bh perde por pouco)… e essas capitais q passaram porto em população conheço todas vão morar lá e rapidinho sentiram falta de porto e nossa “estagnação”

    Curtir

  4. Eu acho o transporte público de poa bom. Claro que as linhas da zona leste são muito ruins, mas no geral, as outras linhas são boas.

    Curtir

    • Eu também considero a qualidade do transporte em geral em Porto Alegre boa. O que falta são alguns itens básicos de conforto nos ônibus (ar-condicionado em toda a frota – que funcione – e cortinas – pode ser preciosismo, mas acho um porre ficar com a cara no sol no verãozão de rachar), e uma organização os modais: linhas troncais até o Centro e alimentadoras nos bairros. Problema é a administração daqui ter peito pra bater de frente com a máfia da ATP.

      Curtir

  5. Acredito, pois POA é capital que menos cresceu no pais, já foi a 4ª maior cidade, hoje não esta entre as 10, talvez tenha o lado bom, mas com certeza tem o lado ruim “estagnação”.

    Curtir

  6. Eu moro em Curitiba e posso garantir que o sistema não é tão bom lá. A Vantagem era a integração (tão revendo isso, pois o estado não pagará mais subsídio para equiparar o valor da passagem na região metropolitana, a integração ia acabar, mas parece que continuará, mas com valores diferentes para as cidades), mas os ônibus não tem ar condicionado, muitos ainda são antigos (e chacoalham bastante), a lotação contraria a lei da física que diz que 2 pessoas não podem ocupar o mesmo lugar no espaço e, dependendo de onde se vai e das conexões feitas o trajeto é imenso (muitas voltas que aumenta o tempo de viagem).

    Curtir

    • Os BRT não tem ar? Me impressiono um pouco com isso.

      Curtir

      • Nenhum tem, nem os micro-ônibus. Disseram-me uma vez que o curitibano preferia ficar sem ar a ter que deixar a janela fechada (e o pessoal respirar o mesmo ar).

        Curtir

      • Morei em Curitiba de 2007 até 2009. Não tem ar condicionado em nenhum ônibus seja Brt ou não. Mas a verdade é que não há necessidade mesmo, as temperaturas nunca são tão altas e são pouquíssimas pessoas que têm ar condicionado em casa ou trabalho. Mesmo em departamentos públicos, não há aparelhos de ar, as pessoas devem mesmo preferir abrir a janela.

        Quanto ao transporte público Curitiba tem a vantagem de ter muito menos ônibus circulando pelo centro, apenas os grandes BRTs vão até a região central os menores na maioria fazem a alimentação do brt nos bairros, isso sim deveria estar mais adiantado em Poa.
        Como usuário de ônibus em Curitiba não gostava de usar os brt por fazer muitas paradas, mesmo que você pegue um ônibus no domingo de manhã e ele esteja vazio ele vai parar em estação tubo não importando que ninguém vai entrar ou sair

        Curtir

  7. Só não podemos esquecer que aparentemente só os tempos no veículo e de esperam foram medidos. Claro que isso é muito importante, mas há outras coisas importantes, como porcentagem da frota com ar, preço da passagem e outros pormenores.

    Um exemplo de pormenor: em Curitiba até onde sei é fácil comprar VT pela internet e se ganha desconto fazendo isso. Em POA há uma enjambranção para comprar VT (mas não passse antecipado) e tu paga uma taxa em vez de ganhar desconto.

    Curtir

    • Eu fiz um cartão do trenaurb pra usar PA em Porto Alegre, já que funciona igual, e o horário do trensurb pra recarregar é muito melhor do que o dos postos de recarga do tri.

      Bem que poderíamos recarregar pelo menos o PA nas estacoes de trensurb.

      Curtir

    • Sem falar que em São Paulo e Rio de Janeiro milhares de pessoas usam na verdade o metrô. Sem falar em onibus executivo que não entrou na contagem. Além disso não há uma contagem para ver quantas pessoas pegam mais de um onibus em uma viagem, e isso pode influenciar muito no tempo de viagem por exemplo para as universidades.

      Curtir

  8. Isso serve mais para a gente se deprimir sobre o país do que para se orgulhar da cidade né? 🙂

    Curtir

  9. E eu achando que Curitiba tinha o melhor transporte público do país… (ironia)

    Curtir

    • É bom ver POA Uma vez na frente né? 😛

      Curtir

    • Curitiba é reconhecida pelo (excelente) sistema de tubos. Tirando isso, trata-se de transporte normal, como qualquer outra cidade, ou seja, ônibus e carros compartilhando a mesma via.
      Mesmo assim, o tubo tem falhas, pois já esperei demais pelos ônibus, que vinham com mais de meia-hora de atraso, vinha um ônibus atrás do outro, veículos estragando etc.
      Na questão do tempo de espera, geralmente não tenho do que reclamar de Porto Alegre, porque há, a meu ver, apenas problemas pontuais.

      Curtir

  10. Ainda tomam um laço do carro em se tratando de conforto e tempo de percurso. O tempo de percurso não tem como resolver mesmo com a melhor licitação do mundo, mas bem que poderia compensar a questão do tempo com conforto, como wi-fi, máquina de café, ar condicionado a mil o ano inteiro, limpeza do veículo, etc.

    Curtir

    • Concordo totalmente com o que você diz sobre a necessidade de qualificar o transporte coletivo.
      Mas sobre tomar um laço do carro em tempo de percurso, aí depende muito.
      Exemplo pessoal: De carro levo do trabalho( Centro de Canoas ) até minha casa( zona norte de Porto Alegre ) em média 1:30. Ontem, pegando metrô + ônibus no corredor da sertório, levei apenas 20 minutos.

      Curtir

      • Ah, sim. Há exceções, principalmente quando envolvem a Assis Brasil. No meu caso, às vezes volto do campus do vale pelas 18h. O trecho próximo à PUC é o mais complicado, mas passado aquele obstáculo, pego a Ipiranga só para acessar a Érico, e pela Érico, o acesso ao centro é rápido. Ganho de qualquer Agronomia, Universitária, etc, e ainda ouço música, com direito a ar-condicionado ligado no 10.

        Curtir

      • De Canoas é complicado, mas em Porto Alegre eu concordo.
        De carro no horario de pico de casa (zona norte) ate a Puc, no máximo 40 minutos.
        De onibus eu tinha que escolher entre pegar um onibus até o centro, pra pegar o T9 e ir pra Puc, pegar uma carona até perto de uma parada de onibus (fiz por um bom tempo), e por ultimo, ir apé até uma parada na 3 perimetral.
        Lá dependendo da linha, eu chegava em 15 minutos na Puc, mas no geral, as linhas que tinham lugares pra sentar, dava sempre uma meia hora.
        O problema é que eu tinha que ir caminhando, subir lomba, tomar banho de chuva, ou morrer no calor do verão ate a parada.
        Pra quem mora perto da 3 perimetral, acho que da pra viver tranquilamente com esse meu trajeto.

        Curtir

      • Eu vou de bicicleta, demoro mais tempo que de ônibus ou carro, não tem ar condicionado, mas me divirto mais. E ainda malho. 😛 😛 😛

        Curtir

  11. “…Acreditamos que, com o sucesso da licitação….” AHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHHA. Parei de ler nessa frase.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: