Vereador quer incentivar empresas a estimularem o uso da bicicleta

Vereador Marcelo Sgarbossa, em foto de Leonardo Contursi

Vereador Marcelo Sgarbossa, em foto de Leonardo Contursi

Entrou em discussão na Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta quarta-feira (4/2), o projeto de Lei que cria o programa Vou de Bike e o selo Empresa Amiga da Bike. A proposta do vereador Marcelo Sgarbossa (PT) quer estimular o uso das bicicletas como meio de transporte na ida ao trabalho.

“Muitas empresas não contam com bicicletários ou paraciclos, tampouco vestiários para banho e troca de roupa. Para que trabalhadores sejam motivados a utilizar a bicicleta, é importante que indústrias, empresas e instituições comerciais sejam incentivadas a criar estruturas físicas para guardar as bikes e atender às necessidades de funcionários ciclistas”, ressalta o parlamentar.

A proposta foi elaborada em conjunto com o Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (Lappus), entidade sem fins lucrativos que busca incentivar o uso da bicicleta. A intenção do projeto é fazer com que o Executivo Municipal proponha medidas de incentivo às empresas que tenham e mantenham locais adequados para o estacionamento de bicicletas e vestiário para os funcionários. “Por exemplo, propor desconto no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ao imóvel não residencial em que funcionem indústrias, empresas e lojas comerciais certificadas com o selo Empresa Amiga da Bike, desde que cumpridos os requisitos legais”, cita Sgarbossa.

Com a ampliação do uso da bicicleta a expectativa é melhorar a qualidade de vida da população, reduzindo o tráfego de automóveis e, consequentemente, a poluição na cidade. “Além de privilegiar a segurança de ciclistas e pedestres.”

Câmara Municipal



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14 respostas

  1. Acho estranho a Ufrgs não contar com essa estrutura. Afinal, é um lugar extremamente fértil para a bicicleta.

  2. Faz mais de 1 ano que eu moro e trabalho no Interior e, nesse período, tenho usado para ir trabalhar (e pra quase todo o resto) o meio de transporte mais barato, eficaz, sustentável e de menor manutenção de que se tem notícia: as pernas. Bicicleta é o segundo melhor meio de transporte.

  3. A minha empresa já é amiga, é só pegar o certificado 😉

  4. Independente do partido do vereador é único dirigente da cidade que cria projetos de combate a cultura egocarrocentrica Porto Alegrense e o lobby do automóvel em prol do transporte alternativo (a pé, bike, aero, mono, VLT, catamarã) e de massa (BRT, metrô).
    #chegadecarro #ipizeroprabike #transportealternativojá #ipizerocadeiaprodutivaonibus
    #ampliapistapadilha #simpec280/08

    • Seria interessante que mais vereadores, quem sabe todos, também se preocupassem com projetos para melhorar a qualidade de vida na cidade. Seria bacana discussões e diversas óticas de diversos partidos sobre problemas de transporte, calçadas, sinaleiras, praças, entre outros aspectos que impactam diretamente na vida de quem vive em Porto Alegre. Acho esse Marcelo bem interessante pois parece apropriadamente ativo nesse sentido (mesmo algumas vezes eu não concordando com o que ele propõe), enquanto que os demais perdem tempo com temas que parecem muitas vezes de utilidade duvidosa para a sociedade.

      • O grande diferencial dele, pelo que sei, em relação a maioria dos nossos vereadores, é que ele tem formação na área, já que tem mestrado em políticas públicas.

  5. Acho que poderiam usar isso pra diversas coisas, além de incentivar o uso de bikes, horarios alternativos, pra ajudar a diminuir o transito.

  6. Ué, isso não é interferência estatal nas empresas, comunismo, bolivarianismo, vai pra Cuba, etc, etc?

  7. Por sorte, duas empresas que trabalhei nos ultimos 5 anos ofereceram este privilegio de bicicletario + banheiro e vestiario: EPTC e EMATER. Duas estatais, uma com missao ecologica agricola e outra de mobilidade urbana (bem ou mal).

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