Padilha diz que ampliação do Salgado Filho começará “imediatamente” após aprovação da Infraero

Conselho de Administração do órgão se reúne no próximo dia 24 em Brasília

Cláudio Isaias

Aeroporto Internacional Salgado Filho em 2013. Foto: Gabriel Heusi - Infraero

Aeroporto Internacional Salgado Filho em 2013. Foto: Gabriel Heusi – Infraero

Ao apresentar o Plano Diretor do Aeroporto Internacional Salgado Filho, o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, disse que, se depender da vontade dele, a ampliação da pista, de 2.280 metros para 3.200, começa ainda este ano. A obra terá de ser aprovada pelo Conselho de Administração da Infraero, que se reúne no dia 24, em Brasília. Com aprovação do conselho, a pista começará a ser ampliada imediatamente.

O ministro informou que a Secretaria de Aviação Civil tem receita própria de R$ 4,4 bilhões para todos os aeroportos brasileiros. “A presidente Dilma disse que o dinheiro deverá ser usado exclusivamente na aviação brasileira. Se for aprovado pelo Conselho da Infraero no dia 24, as obras no Salgado Filho começam imediatamente”, disse Padilha que participou na manhã desta sexta-feira da 2ª Reunião Técnica do Comitê em Defesa do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Padilha afirmou que pediu aos integrantes do Conselho que desconsiderassem quaisquer outras informações sobre o aeroporto, como as declarações feitas anteriormente por ele mesmo de que a extensão era desnecessária e submetessem o projeto a aprovação, tendo como pressuposto a necessidades econômicas do Estado e a segurança das pessoas que viajam de avião no Rio Grande do Sul. “Se corremos risco de segurança nós temos que imediatamente afastar este risco e ampliar a pista”, explicou.

Com relação a construção do aeroporto 20 de Setembro, Padilha disse que sete municípios estão postulando a construção: Gravataí, Portão, Nova Santa Rita, Eldorado do Sul, Caxias do Sul, Vacaria e Portão. Além da demanda pela construção de um aeroporto regional em Passo Fundo. “A nossa prioridade é o Salgado Filho. Vamos concluir as obras para que ele possa atender as necessidades do Estado até 2030”. Conforme Padilha, a União vai pensar em outras alternativas de aeroporto para o Estado somente após a conclusão das obras do Salgado.

O presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Antônio Gustavo Matos do Vale, disse que a previsão é que as obras de ampliação do aeroporto Salgado Filho tenham duração de quatro anos. O investimento apenas para a ampliação da pista está estimado em R$ 500 milhões. No ano passado, o Salgado Filho transportou 8,4 milhões de passageiros.

Correio do Povo

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Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho

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15 respostas

  1. Quem quiser conferir o croqui sobre a ampliação da pista , pode conferir no facebook do Ministro Eliseu Padilha, pois ele postou a explanação feita na última reunião do Comitê Ampliação do Salgado Filho , quando na ocasião , trouxe dados da Infraero, assim como mais dados sobre a ampliação. E para acompanhar os trabalhos da ampliação e dar maiores sugestões, é que se criou este Comitê , que com certeza já obteve bons resultados até agora e vai continuar trabalhando para que a ampliação seja uma realidade em breve.

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  2. Vocês já perceberam que de tempos em tempos, as notícias sobre o Salgado Filho alternam confirmações e negações?
    Num momento afirmam que querem o novo aeroporto em Nova Santa Rita. Dias depois descartam a ideia. Num outro momento a Infraero e o Min dos transportes descartam definitivamente a ampliação da pista, No dia seguinte, se desmentem e dizem o oposto. Esses relatos destoantes vêm sendo feitos há alguns anos. Hoje é assim, amanhã é o contrário. Estamos todos vendo que há um ciclo de informações e contra-informações. O que eu estranho é que os leitores e ouvintes ainda não perceberam que tudo não passa de um joguete de informações tipo balão de ensaio. Vou fazer uma pergunta ou até um pedido de investigação ao blogueiro; traga ao site uma imagem do projeto de ampliação da pista. Não precisa ser projeto executivo…basta um croquis do projeto. Existe isso? A Infraero delegou tal tarefa ou estudo a alguma construtora? Se a pista vai sair, segundo a reportagem, imediatamente, onde está o render/projeto/croquis? Aproveite, Giba e nos traga o projeto da nova ponte do Guaíba, aquela que começou magicamente dois dias antes das eleições. Até hoje ninguém viu tal projeto, nem sequer um croquizinho oficial.
    Abraço.

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    • A ponte eu lembro de ver um croquis. As torres me chamavam a atenção, pareciam umas velas, acho que era pra ser um pilar com estaios, mas tava muito feio.

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      • Aquilo foi apenas um render genérico feito por lá sei quem, Felipe. Eu gostaria de ver um croquis oficial, exarado pela construtura responsável pelo projeto. Venho rogando pelo tal croquis ou projeto há meses. Até agora, nada.

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  3. Na verdade acredito que está tudo acertado. Vai sair a ampliação do Salgado Filho com tudo que tem direito e vai ser estudada uma nova área fazer o outro aeroporto. Espero que esta área não seja nesta parte nobre de Portão onde os agricultores serão prejudicados, além do crime ambiental, pois não se destrói tantas árvores e mata tantas nascentes impunes. Sabemos que a pressão das grandes empresas em cima da não aprovação da pista do Salgado Filho é grande, mas a sociedade também deve estar atenta aos desmatamentos e outros crimes ambientais, afinal, o sonho de algumas pessoas não pode ser o meu pesadelo.

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  4. Meus amigos, por enquanto é 2020. A Infraero está quebrada e recebe dinheiro do Tesouro. Está devendo as construtoras. Novo aeroporto Vacaria está longe da grande POA. Caxias tem espaço para 4.000 metros de pista??? Vamos aproveitar a Base Aéreas de Canoas. Será que o Padilha enxergar?? Ou Vai para casa Padilha….

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  5. O problema continua sendo a Infraero.

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    • O problema continua sendo os políticos!
      .
      Como Tarso Genro que lutou contra a ampliação do S. Filho nos últimos 4 anos por um aeroporto babilônico, nos confins dos infernos e com mobilidade urbana ZERO.
      (Fonte: Gerente Executivo Nacional da Infraero, em Brasília)
      .
      #AmpliaPistaPadilha #CompartilhaBasePadilha

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  6. Gostei que estão considerando outras cidades…

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  7. O Conselho de Administração da Infraero se reunirá no próximo dia 24/02, onde certamente será decidida finalmente a tão prometida extensão de 920 metros da pista principal do Salgado Filho. A Grande Porto Alegre cuja a sua população é estimada em torno 4 milhões e 300 mil habitantes sendo considerado o quarto maior aglomerado urbano do País necessita urgentemente o início das obras de ampliação da pista do seu Aeroporto Salgado Filho. Esperamos que no próximo dia 24/02 todas as nossas soluções sejam definitivamente resolvidas e selecionadas como a prioridade principal na Pauta do Conselho de Administração da Infraero. Vamos aguardar.

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  8. Tomara que agora ande mesmo essa obra, o RS precisa e muito.

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