Porto Alegre deve ganhar espaços de convivência parklet

Dentro da estratégia de privilegiar a convivência entre as pessoas nos espaços públicos, Porto Alegre ganhará em breve novos locais de lazer. Desde outubro de 2014, por determinação do prefeito José Fortunati, um grupo de trabalho integrado por técnicos da Secretaria de Urbanismo, da EPTC e do Gabinete de Comunicação Social da Prefeitura planejam e formatam a implantação dos chamados parklets na Capital.

O parklet é um espaço de convivência que fica instalado sobre as vias públicas. Nesses locais, pelo menos duas vagas de estacionamento recebem uma plataforma móvel, que pode ser equipada por bancos, mesas, guarda-sóis, aparelhos de exercícios físicos ou elementos com função de recreação ou manifestações artísticas. “É mais uma iniciativa na busca de humanizar nossa cidade e proporcionar uma convivência harmônica entre as pessoas”, afirma Fortunati.  A localização e as dimensões dos futuros espaços, bem como os seus layouts, é que estão sendo objeto de estudos pela Prefeitura.

A iniciativa em análise será integrada a outra proposta, o projeto Zona 30, no qual o trânsito de automóveis em vias do interior de bairros, onde há grande circulação de pessoas, terá velocidade reduzida (30km/h), a partir de uma sinalização específica e intervenções, como a implantação de faixas de segurança elevadas.

Em contato na terça-feira, 10, o prefeito José Fortunati se aliou à iniciativa do designer Mario Verdi, de dar à primeira dessas estruturas a ser instalada em Porto Alegre, o nome do arquiteto Joel Fagundes, falecido esta semana, em um acidente com sua bicicleta. “Acredito que essa é uma homenagem merecida e adequada ao Joel, que sempre foi um grande parceiro nosso e uma pessoa que amava esta cidade”, justificou Fortunati.

Prefeitura de Porto Alegre

_____________

Exemplos de parklets:

Parklet-Program-main

fonte-huma.net_

parklet8

Anúncios


Categorias:Outros assuntos

Tags:,

49 respostas

  1. Ótima oportunidade pra um concurso de estudantes entre as FAU’s do Estado!

    Curtir

  2. Conforme li em alguns comentarios aqui, foi dada a sugestão de que se de ao “Poder privado” como as lojas em frente as areas de possivel construção de parklet.
    Existe um exemplo disso em sao leopoldo, na rua Independencia, a rua bohemia da cidade a prefeitura autoriza os bares a contruirem um prolongamento da calçada sobre a area de estacionameno de veiculos.

    Uma pena o street view ter passado em um possivel domingo pela manha
    mas vai ai o link
    https://maps.google.com.br/maps?source=tldsi&hl=pt-BR&output=classic&dg=oo

    Curtir

  3. Sera que esses tambem voa ser recolhidos por ordens do diretor do DMLU?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: