EPTC descarta trânsito lento com aumento de sinaleira em binário

Trecho da Borges de Medeiros e Praia de Belas terá aumento de sete para 17 semáforos

No binário, semáforos passarão de sete para 17 | Foto: Tarsila Pereira

No binário, semáforos passarão de sete para 17 | Foto: Tarsila Pereira

Os motoristas que circulam pelas Borges de Medeiros e Praia de Belas precisam estar atentos com as mudanças no trânsito da região. A partir desta sexta-feira começa a funcionar o binário nas duas avenidas. O projeto viário foi elaborado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC )e totaliza 17 novas faixas de segurança com semáforos, ao longo das avenidas. Um aumento de 10 pontos seguros para travessia em relação a situação anterior.

Apesar do aumento do número de semáforos, a EPTC garante que o binário não irá retardar o fluxo de veículos. “Os semáforos trazem um ordenamento ao fluxo sem nenhum prejuízo à fluidez. São semáforos de última geração com possibilidade de controle em tempo real pela EPTC. Garanto que, tanto a segurança do pedestre, quanto o aumento da capacidade de fluidez de veículos, estão garantidos na Praia de Belas e na Borges de Medeiros”, afirmou o diretor-presidente, Vanderlei Cappellari.

Os semáforo vão contar com sistema de cabos de fibra ótica que garantem mais segurança na transmissão de dados. Hoje, 96% das 1.064 sinaleiras já contam com este sistema.

Compreenda as alterações

Com o objetivo de ampliar a segurança da circulação e melhorar a fluidez do tráfego, a avenida Borges de Medeiros terá sentido único a partir do viaduto dos Açorianos em direção à Padre Cacique do Centro para o bairro. Já na avenida Praia de Belas, o fluxo será no sentido oposto, no mesmo trecho. Ao todo, serão seis faixas de circulação de veículos por sentido.

A expectativa é de que mais de 15 mil veículos, que circulam somente nos cruzamentos e durante os horários de pico, sejam beneficiados com a qualificação. Além de ampliar a capacidade das vias e dos entroncamentos, a nova configuração do trânsito pretende aumentar a segurança das travessias de pedestres, reduzindo os conflitos. O local recebeu recentemente ações de engenharia viária como a implantação de novas estações de ônibus ao longo da avenida Padre Cacique e conclusão do viaduto Abdias do Nascimento.

Cerca de 30 linhas de ônibus que circulavam na avenida Borges de Medeiros, em direção ao Centro, serão deslocadas para a Praia de Belas. Já 12 linhas que acessam o corredor de ônibus da Cascatinha pela Praia de Belas, no sentido Centro-bairro, passarão a utilizar a Borges de Medeiros para acessar a faixa exclusiva.

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Com informações dos repórteres Cláudio Isaías e Lucas Rivas



Categorias:Outros assuntos

2 respostas

  1. ÓBVIO: elas nunca fecharão!!
    Porque são de pedestres…
    …e porque os ignorantes não sabem ler a placa que diz”se não apertar nunca fechará”!!
    .
    Tudo na falácia da travessia segura…e benefício do transporte individual motorizado.
    .
    Ah, e a ciclovia que o PDCI obriga nas novas ruas abertas??

    Curtir

  2. Humm….não sei se vai funcionar…
    Em parte alguma do texto vi a menção de “estudos técnicos foram realizados”, até meti um CTRL F. Até onde se sabe, 90% das citações de Vanderlei Cappellari contém a dita colocação.
    Se assim for, haverá multidões à beira das faixas de segurança…muita das quais, como o colega Luiz Felipe disse, cheias porque ninguém aperta o maldito botão, ou se aperta, funciona como placebo…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: