Fiações subterrâneas deverão ser implementadas em Porto Alegre

Iniciativa foi discutida durante encontro de Nagelstein e Redecker   Foto: Betina Carcuchinski/PMPA

Iniciativa foi discutida durante encontro de Nagelstein e Redecker   Foto: Betina Carcuchinski/PMPA

Uma agenda entre o secretário municipal de Urbanismo, Valter Nagelstein, e o secretário estadual de Minas e Energia, Lucas Redecker, marcou o pontapé inicial para que fiações subterrâneas sejam a regra na Capital. O encontro ocorreu nesta segunda-feira, 09, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). De acordo com Nagelstein, o objetivo é que num futuro breve as fiações suspensas de energia elétrica, telefonia e TV a cabo sejam substituídas por sistemas subterrâneos. “A ideia é que novos empreendimentos já sejam aprovados em Porto Alegre com esse tipo de sistema”, destaca o secretário.

Segundo Nagelstein, algumas das principais cidades brasileiras já vêm implementando esses moldes, o que gera melhoria do paisagismo, maior segurança para os moradores e redução de custos de manutenção do sistema de energia. “A rede fica protegida da chuva e da queda de árvores, assim como de atos de vandalismo”, destaca. Segundo dados das distribuidoras de energia, mais de 90% das quedas no fornecimento são causadas por danos aos cabos.

Em 2005, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou a Lei 14.023, que obriga concessionárias, empresas estatais e operadoras de serviço a enterrarem todo o cabeamento (de rede elétrica, telefonia, televisão e afins) instalado no município. A regulamentação da lei, em vigor desde 2006, prevê o enterramento de 250 km de fios e cabos por ano.

Em âmbito federal, não há legislação específica, no entanto, o programa Monumenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura, destina desde 2010 mais de R$ 205 milhões para revitalizar centros históricos no Brasil, incluindo o enterramento de cabos elétricos.

Normativas – Nas próximas semanas, será realizado um encontro entre representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Secretaria Estadual de Minas e Energia e Smurb para iniciar a construção de normativas conjuntas para a implementação da fiação elétrica subterrânea em Porto Alegre.

Prefeitura de Porto Alegre

Anúncios


Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , , ,

24 respostas

  1. será que sou só eu que não consigo acreditar?

    Curtir

  2. espero ver isso antes de morrer so vendo pra crer

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: