Governo estuda conceder Salgado Filho para a iniciativa privada

Além do aeroporto do RS, terminais de Salvador e Florianópolis estariam na mira

Terminal é administrado pela Infraero desde 1974 | Foto: Samuel Maciel

Terminal é administrado pela Infraero desde 1974 | Foto: Samuel Maciel

A presidente Dilma Rousseff confirmou nesta quinta-feira que o governo estuda conceder à iniciativa privada os aeroportos de Porto Alegre, Salvador e Florianópolis. As declarações foram dadas durante inauguração de obras em um terminal portuário no Rio de Janeiro.

O Aeroporto Internacional de Porto Alegre Salgado Filho é administrado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) desde 1974. Em outubro de 2001 foi inaugurado o terminal internacional do aeroporto e, em dezembro de 2010, reinaugurado o antigo terminal de passageiros.

O Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães opera cerca de 220 voos domésticos diários e 57 voos internacionais por semana, fazendo de Salvador uma das principais portas de entrada do turismo na Bahia e, consequentemente, na Região Nordeste.

O Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz foi elevado, pelo então Ministério da Aeronáutica, à categoria de Aeroporto Internacional, em 1995, e passou por obras de ampliação e climatização em 2000.

Correio do Povo

Com Agência Brasil



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho

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21 respostas

  1. Espetacular!!! A tempos venho desejando isso!! O aeroporto vai ficar muito melhor com certeza… eu que viajo muito a São Paulo a anos vi o aeroporto de guarulhos melhorar muito depois que foi pra iniciativa privada… sem falar no terminal internacional novo que eles levantaram rapidamente!

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  2. Novamente o governo que defende os pobres,tem quem acredita, vai gastar em uma obra que vai ser hiperfaturada, para o povo pagar, vai manter a burocracia da infraero e vai ar o filé que não vai botar nem um tostão administrar.Brasil um pais de Tolos

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  3. Tudo é tão complicado e demorado que a única solução que eu vejo é realmente a privatização total do Salgado Filho. E precisa ser rápido e urgente.

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    • Privatização total não funciona, não com serviços públicos essenciais. Só ver o exemplo da telefonia.

      Concessão é o mais adequado.

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  4. O queeee?
    O governo petista vai privatizar algo?
    Não creio…
    :O

    Só me falta aumentarem os impostos da luz e combustível, mudar os direitos do trabalhador, falar que agora ta chegando uma crise, mas que a culpa é dos gringos com suas crises internacionais.

    Ai o mundo cai.
    hahaha

    De qualquer maneira, tava mais do que na hora.

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    • Ta doido ? Ja foram privatizados alguns aeroportos.. como assim ?

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    • Só me falta tu defender seguro desemprego para 6 meses trabalhados…

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    • A Infraero não esta sendo privatizada. O governo se deu conta é que sai mais barato e trás mais benefícios pro país deixar a gerencia dos aeroportos na mão do setor privado do que deixar na sua mão… no meio de tanta porcaria que se faz em brasília, essa ação é muito boa…

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    • Não é privatização, é CONCESSÃO para a iniciativa privada. E, na minha opinião, é o correto: a iniciativa privada administra e investe enquanto o poder público fiscaliza e cobra o cumprimento do combinado (o problema é funcionar esses dois itens).

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    • Pessoal, vamos prestar mais atenção nas notícias. É concessão, e não privatização. Vamos ver se ajudo a entender:
      Concessão: o bem concedido volta, depois de um tempo, ao patrimônio do Estado (que, como o Vagner disse, fiscaliza). Exemplo: freeway.
      Privatização: o bem fica para aquele que comprou, é uma venda (o Estado ñao interfere mais). Exemplo: Vale do Rio Doce.

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  5. eu dou meu apoio a privatização do SF, pois tenho certeza que teremos um baita terminal de passageiros.

    não querendo desviar o foco mas ja fazendo, e as obras da pista ? não falaram que começaria imediatamente apos a aprovação da infraero ?

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  6. “não querendo desviar o foco mas ja fazendo, e as obras da pista ?”
    Começam amanhã, Rodrigo. às 8:30 h.

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  7. Fico com um pé bem atrás, pois simplesmente conceder não faz milagre algum, vide o MetrôRio, cuja qualidade do serviço caiu deploravelmente depois da concessão. Mas também tem o exemplo do elogiado aeroporto de Guarulhos. Enfim, não tenho nada contra a concessão, mas se for feita, que seja bem feita e fiscalizada, para que a qualidade do serviço não caia. Podemos até reclamar que as obras do SF demoram, mas até poucos anos atrás era o único aeroporto do país a ter raio-x que diferencia material orgânico, roupas, papel e metal, mostrando armas mesmo quando enroladas em grande quantidade de roupas, um dos dois únicos com Fingers, e único com acesso direto à linha metro-ferroviária, antes da Copa já.

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  8. Após a tão prometida obra de ampliação da pista com mais de 900 metros de extensão já se passaram mais de 16 anos de promessas. Agora acho que finalmente chegou a hora da privatização pois tudo é realmente muito complicado e demorado por parte da prefeitura do estadodo rs e do governo federal. Não temos forças políticas necessárias para resolverem uma situação tão simples como esta pois uma simples extensão de pista com mais de 900 metros de extensão é um atraso total e digo mais uma incompetência geral de todos os gestores públicos envolvidos na situação do tema do aeroporto S. Filho. Que tristeza.

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  9. Privatizar??? A Infraero fica com 49%, (dinheiro nosso) e 51% inciativa privada. Mas dinheiro é do BNDES (nosso dinheiro) para ampliar. E a pista da Base Aérea de Canoas??? Vamos usa-la???? Que jogo é este sem concorrência??? E quando em 2035 tiver 270 aeroportos, saem do interior pousam nas capitas sem novos slots/aeroportos.

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