Além do aeroporto do RS, terminais de Salvador e Florianópolis estariam na mira
A presidente Dilma Rousseff confirmou nesta quinta-feira que o governo estuda conceder à iniciativa privada os aeroportos de Porto Alegre, Salvador e Florianópolis. As declarações foram dadas durante inauguração de obras em um terminal portuário no Rio de Janeiro.
O Aeroporto Internacional de Porto Alegre Salgado Filho é administrado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) desde 1974. Em outubro de 2001 foi inaugurado o terminal internacional do aeroporto e, em dezembro de 2010, reinaugurado o antigo terminal de passageiros.
O Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães opera cerca de 220 voos domésticos diários e 57 voos internacionais por semana, fazendo de Salvador uma das principais portas de entrada do turismo na Bahia e, consequentemente, na Região Nordeste.
O Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz foi elevado, pelo então Ministério da Aeronáutica, à categoria de Aeroporto Internacional, em 1995, e passou por obras de ampliação e climatização em 2000.
Com Agência Brasil
Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho
Privatizar??? A Infraero fica com 49%, (dinheiro nosso) e 51% inciativa privada. Mas dinheiro é do BNDES (nosso dinheiro) para ampliar. E a pista da Base Aérea de Canoas??? Vamos usa-la???? Que jogo é este sem concorrência??? E quando em 2035 tiver 270 aeroportos, saem do interior pousam nas capitas sem novos slots/aeroportos.
Após a tão prometida obra de ampliação da pista com mais de 900 metros de extensão já se passaram mais de 16 anos de promessas. Agora acho que finalmente chegou a hora da privatização pois tudo é realmente muito complicado e demorado por parte da prefeitura do estadodo rs e do governo federal. Não temos forças políticas necessárias para resolverem uma situação tão simples como esta pois uma simples extensão de pista com mais de 900 metros de extensão é um atraso total e digo mais uma incompetência geral de todos os gestores públicos envolvidos na situação do tema do aeroporto S. Filho. Que tristeza.
Fico com um pé bem atrás, pois simplesmente conceder não faz milagre algum, vide o MetrôRio, cuja qualidade do serviço caiu deploravelmente depois da concessão. Mas também tem o exemplo do elogiado aeroporto de Guarulhos. Enfim, não tenho nada contra a concessão, mas se for feita, que seja bem feita e fiscalizada, para que a qualidade do serviço não caia. Podemos até reclamar que as obras do SF demoram, mas até poucos anos atrás era o único aeroporto do país a ter raio-x que diferencia material orgânico, roupas, papel e metal, mostrando armas mesmo quando enroladas em grande quantidade de roupas, um dos dois únicos com Fingers, e único com acesso direto à linha metro-ferroviária, antes da Copa já.
O problema é justamente este, ser “bem feita e fiscalizada”…
“não querendo desviar o foco mas ja fazendo, e as obras da pista ?”
Começam amanhã, Rodrigo. às 8:30 h.
eu dou meu apoio a privatização do SF, pois tenho certeza que teremos um baita terminal de passageiros.
não querendo desviar o foco mas ja fazendo, e as obras da pista ? não falaram que começaria imediatamente apos a aprovação da infraero ?
O queeee?
O governo petista vai privatizar algo?
Não creio…
:O
Só me falta aumentarem os impostos da luz e combustível, mudar os direitos do trabalhador, falar que agora ta chegando uma crise, mas que a culpa é dos gringos com suas crises internacionais.
Ai o mundo cai.
hahaha
De qualquer maneira, tava mais do que na hora.
Ta doido ? Ja foram privatizados alguns aeroportos.. como assim ?
Só me falta tu defender seguro desemprego para 6 meses trabalhados…
A Infraero não esta sendo privatizada. O governo se deu conta é que sai mais barato e trás mais benefícios pro país deixar a gerencia dos aeroportos na mão do setor privado do que deixar na sua mão… no meio de tanta porcaria que se faz em brasília, essa ação é muito boa…
Não é privatização, é CONCESSÃO para a iniciativa privada. E, na minha opinião, é o correto: a iniciativa privada administra e investe enquanto o poder público fiscaliza e cobra o cumprimento do combinado (o problema é funcionar esses dois itens).
Pessoal, vamos prestar mais atenção nas notícias. É concessão, e não privatização. Vamos ver se ajudo a entender:
Concessão: o bem concedido volta, depois de um tempo, ao patrimônio do Estado (que, como o Vagner disse, fiscaliza). Exemplo: freeway.
Privatização: o bem fica para aquele que comprou, é uma venda (o Estado ñao interfere mais). Exemplo: Vale do Rio Doce.
Tudo é tão complicado e demorado que a única solução que eu vejo é realmente a privatização total do Salgado Filho. E precisa ser rápido e urgente.
Privatização total não funciona, não com serviços públicos essenciais. Só ver o exemplo da telefonia.
Concessão é o mais adequado.
Novamente o governo que defende os pobres,tem quem acredita, vai gastar em uma obra que vai ser hiperfaturada, para o povo pagar, vai manter a burocracia da infraero e vai ar o filé que não vai botar nem um tostão administrar.Brasil um pais de Tolos
Como assim “não vai botar nem um tostão”? Os aeroportos são concedidos por grandes somas de dinheiro.
Veja duas notícias (nenhuma da Carta Capital):
UOL: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/02/06/aeroportos-de-guarulhos-campinas-e-rasilia-sao-arrematados-por-mais-de-r-24-bilhoes.htm
Globo: http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2012/02/governo-arrecada-r-245-bilhoes-com-leilao-de-aeroportos.html
procura te informar quanto é que custaram estes aeroportos,atualiza com a inflação e ai deduz o que sobrou.E o pior para onde foram as somas arrecadadas com estes leilões,
Soma o que o Estado brasileiro já colocou nestes aeroportos durantes anos deduz o que estes caras vão pagar de aluguel com o dinheiro do BNDES que é publico,é filé,agora se voce acaba con a infraero,comedora de dinheiro,privatiza os aeroportos por uma soma consideravel ai é negócio.Termina com a anarc e deixa a força aerea fiscalizar os aeroportos e as companhias aereas ai talvez funcione. Fora PT Fora Dilma
Renato, quem tem que se informar é você: o empréstimo do BNDES às concessionárias é 55% menor do que o valor arrecadado com a outorga. E a aviação civil deve ser fiscalizada por civis, não militares, quero que você me aponte UM lugar do mundo onde se pensa em colocar a aviação civil em mãos militares.
Espetacular!!! A tempos venho desejando isso!! O aeroporto vai ficar muito melhor com certeza… eu que viajo muito a São Paulo a anos vi o aeroporto de guarulhos melhorar muito depois que foi pra iniciativa privada… sem falar no terminal internacional novo que eles levantaram rapidamente!
Demorou!