Usina da Restinga vai qualificar e triplicar produção de asfalto

Unidade aumenta a capacidade de produção em 140 toneladas por hora  Foto: Luciana Turela/Divulgação PMPA

Unidade aumenta a capacidade de produção em 140 toneladas por hora  Foto: Luciana Turela/Divulgação PMPA

 A nova Usina de Asfalto da Restinga começa a operar nesta sexta-feira, 13. O prefeito José Fortunati, junto ao secretario municipal de Obras e Viação, Mauro Zacher, irá apresentar a unidade que vai aumentar a capacidade de produção de asfalto do município em 140 toneladas por hora. O evento está marcado para as 10h, na sede da usina (rua Walter Peracchi Barcellos, 33).

 As máquinas que fabricam o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) foram projetadas para emitirem menos poluentes e produzirão um asfalto de qualidade superior ao utilizado hoje. As obras da Usina de Asfalto da Restinga iniciaram ano passado e custaram R$ 1,6 milhão. Atualmente, a Smov opera com uma usina de asfalto, com capacidade para processar 60 toneladas por hora.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

11 respostas

  1. Se é esse chiclé preto que a PMPA usa no pavimento…cruzes credo! Vade retro Satanás.

    Curtir

  2. Me parece que toda obra nova de ruas ou avenidas são licitadas pela prefeitura e não executadas por ela .Eu gostaria de saber onde é empregado 60 toneladas de asfalto produzido por hora.Agora vão ser 100 toneladas.É na operação tapa buraco,já que as obras muitas vezes são mal-feitas

    Curtir

    • A usina deve ser para aumentar a margem de desvio em função da redução de custos de produção.

      Curtir

    • Por que usina de asfalto, para começo de conversa? Outro ponto, por que numa região que já é afetada por péssimos serviços públicos? Agora terá de respirar asfalto?

      Mas tudo bem, né? Afinal, antes de morrer de câncer no pulmão ou pneumoconiose, já terá morrido em decorrência da violência ou em um acidente de trabalho, não é mesmo?

      Curtir

  3. Por que produzir mais asfalto? Não seria o momento de implantar placas de concreto nas grandes avenidas (embora a execução seja mais cara e mais difícil, a manutenção é mais barata – pensando a longo prazo gasta-se menos) e os bloquinhos de concreto nas ruas menos movimentadas? O asfalto só faz aumentar a velocidade dos carros, deixando o trânsito mais inseguro e dificulta a drenagem pluvial.

    Curtir

  4. Porto Alegre é uma cidade muito quente no verão, o asfalto ferve e derrete. Vamos investir em concreto.

    Curtir

  5. Pena que essa Usina é um equipamento defasado que há 15 anos não é utilizados em países onde o asfalto é de qualidade.

    Trata-se de uma Usina do tipo Drum Mix, onde a secagem das britas e a mistura com o ligante asfáltico acontecem dentro do mesmo compartimento. Ou seja, o asfalto é produzido sem estar 100% homogêneo e com o risco de sofrer uma oxidação precoce.

    Mas como a prefeitura é incompetente na área técnica, acabaram especificando mal o edital e compraram o mais barato.

    Curtir

    • E eu tinha esperanças de algo de qualidade. Dá raiva andar no asfalto de moto nesta M de cidade.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: