Serenata Iluminada do Cais Mauá reúne centenas no Centro

Grupo propõe diálogo sobre espaço público e se manifesta contra reforma prevista para o cais

Serenata iluminada movimentou o Centro na noite deste sábado | Foto: Fabiano do Amaral

Serenata iluminada movimentou o Centro na noite deste sábado | Foto: Fabiano do Amaral

Centenas de pessoas compareceram ao evento Serenata Iluminada do Cais Mauá, Centro de Porto Alegre na noite deste sábado. A proposta dos coletivos que organizaram e apoiaram o evento é propor uma reflexão sobre o uso dos espaços públicos de Porto Alegre. Músicos e outros artistas populares apresentaram-se em meio às pessoas.

A Brigada Militar não soube precisar a quantidade estimada de participantes, que se reuniram na avenida Sepúlveda, em frente ao pórtico de entrada do cais. Não houve, conforme a BM, registros de confusão.

Em carta aberta publicada pelo Grupo Porto Alegre.cecê na página da Serenata Iluminada no Facebook, o grupo critica a falta de participação popular na decisão sobre a reformulação do Cais Mauá, além das propostas estabelecidas para a reforma, como a construção de shopping center e de três torres às margens do Guaíba – algo que contraria o plano diretor de Porto Alegre.

“Entendemos que a cidade não pode ser tratada como mercadoria, e sim como espaço compartilhado de interação, apoio mútuo e fortalecimento dos que nela habitam”, ressalta a carta aberta publicada na rede social.

Correio do Povo



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, ,

66 respostas

  1. essa crítica se faz desde o anúncio do projeto, lá por 2011/2012. Diziam que ia ser instalado um escritório que receberia as contribuições da população biriri. Nem escritório, nem a empresa que vai fazer e acontecer apareceu até o momento.

    • Tu tá querendo demais exigindo o conhecimento destes fatos por parte de alguns debatedores…

    • Pra mim está claríssimo que não haverá projeto algum que lembre o render do shopping e dos prédios. O que vão fazer (se fizerem), será uma guaribada em alguns armazéns. Toda aquela badalação de hiper-mega-giga projeto era mais um pega ratão. E outra coisa; esse novo projeto do estaleiro também entra no mesmo caso de render-factóide.

Faça seu comentário aqui: