Aeroporto: governo do Estado confirma apoio à ampliação da pista

Fortunati participou de audiência com secretário estadual de Transportes  Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

Fortunati participou de audiência com secretário estadual de Transportes  Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

 

O prefeito José Fortunati participou nesta terça-feira, 14, de audiência com o secretário estadual de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, e com o Comitê em Defesa do Aeroporto Salgado Filho. Fortunati comunicou a Westphalen e aos integrantes do Comitê sobre o resultado da reunião com a presidente Dilma Rousseff, no último dia 8 de abril, quando ela garantiu que o governo federal irá bancar a ampliação da pista de pousos e decolagens, e também do encontro com o presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale. O prefeito obteve de Westphalen a confirmação de que o governo do Estado apoia a obra.

Fortunati expôs ao secretário como está a negociação com o governo federal e mostrou o ofício e os documentos entregues à União como comprovação de que as garantias necessárias foram dadas pela Prefeitura de Porto Alegre. “Tive duas reuniões muito produtivas em Brasília. Primeiro, com o presidente da Infraero, que deixou claro não existirem impedimentos técnicos para o início das obras. Depois, com a presidente Dilma, que nos confirmou que o governo federal vai ampliar a pista do Salgado Filho e designou o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, como responsável por liderar o trabalho”, explicou o prefeito.

O secretário de Transportes destacou a importância de ampliar e qualificar o Aeroporto Internacional de Porto Alegre para a economia e o desenvolvimento do Estado. “Algumas obras são estratégicas e essa é uma delas. O governo estadual dá pleno apoio à ampliação da pista do Salgado Filho. Estamos alinhados com a prefeitura para que o projeto saia do papel o mais breve possível”, afirmou Westphalen.

Na reunião, os representantes do Comitê em Defesa do Aeroporto Salgado Filho, Alcebíades Santini, Cláudio Candiota Filho e Teresa Cristina Fernandes Moesch, informaram ao prefeito e ao secretário que o Ministério Público Federal está acompanhando o caso. Também participaram do encontro os secretários municipais de Gestão, Urbano Schmitt, e de Acessibilidade e Inclusão Social, Raul Cohen, a diretora do Departamento Aeroportuário da Secretaria de Estado dos Transportes, Lígia Barreto, o vice-presidente da OAB-RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, o deputado estadual Tiago Simon e o vereador João Carlos Nedel.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho

Tags:,

7 respostas

  1. Alguém já viu um filme parecido? Algo como MetroPOA? O ator principal ou é muito bobo ou é muito espertalhão.

    Curtir

  2. Mais um novo capítulo da novela ” Será que Sai a Ampliação da Pista” ? Teremos certamente novos e grandes capítulos da novela de maior audiência do RS. Novos personagens desfilarão em centenas de microfones e nas imagens da tv. Todos de olho nas eleições que se aproximam-se. Emocionantes desdobramentos de personagens desta grande novela chamada: Será que Sai a Ampliação da Pista, são pouco mais de 900 metros de extensão. Será que SAI?

    Curtir

  3. Chega de “apoio” , gente engravatadas rindo, linhas escritas e faladas de esperança que dá em nada. Queremos ver obra, gente de capacete medindo os locais que serão terraplanados nas madrugadas. Estes discursos protelatorios eu ouvi antes da Copa ser confirmada para Porto Alegre ….

    Curtir

  4. Qual a importância de um apoio diplomático do estado? hehe…as coisas estão ficando cada vez mais cômicas. Agora todo mundo quer aparecer. Daqui a pouco a prefeitura de Cacique Doble vai dar apoio à ampliação da pista. E eu com isso???

    Curtir

  5. Engraçado que o Governo Estadual sempre apenas declara comodamente apoio, mas nunca corre atrás. Só Fortunati o faz e dá a cara a tapa.

    Recomendo ao Ministro Eliseu Padilha a se candidatar a Prefeito Municipal de Portão no ano que vem e ao PT de Dilma a nem lançar candidatura à Prefeitura de POA ano que vem, nem o PMDB de Padilha, pois Porto Alegre lembrará do tratamento dado à ampliação da pista.

    O Padilha disse que assim que a Infraero aprovasse ele liberava imediatamente a obra mediante recursos diretos do fundo da aviação civil, mas agora fica pondo a culpa em Fortunati, mas todos sabem que nada impede o início das obras e que a liberação do entorno só será necessária na hora da operação na inauguração. Ele disse que ele e Dilma ficaram preocupados com a segurança dos gaúchos com o incidente da Azul que pousou na base, mas fazer postergações mediante exigências descabidas, como o condicionamento do início das obras à liberação do entorno, contraria esses argumentos e nós gaúchos não somod bobos.

    É preciso que se deixe isso bem claro pra população. Querem enfiar esse novo aeroporto goela baixo na população.

    Gilberto, tu percebestes que agora não falam mais da segunda etapa da ampliação do terminal 1? Falam apenas da primeira etapa, como se fosse única, mas se assim agora o for ficará apenas uma ponta com um puxadinho com duas pontes de embarque. O projeto original era dessa fase um pra 2014 e da fase 2 pra 2016, com recursos na ordem de 350 milhões já destinados à obra. Como agora se esquecem do principal e só falam da fase 1 pra 2017 como se fosse única? E o restante? Não vai mais ficar aquele prédio todo grande e uniforme? Pq não, se já havia até recursos para tanto? A grande imprensa gaúcha só repete o que a Secretaria da Aviação Civil e a Infraero repassam, mas sequer olham os arquivos pra consultar o histórico das promessas e questionar isso.

    Não queremos um aeroporto capenga! Queremos a ampliação completa do terminal 1! Cadê a fase 2? Será pra qd?

    Se concederem o Salgado Filho, tem que ser obrigação a ampliação total prometida do terminal 1 e a ampliação da pista. Bem como garantir que o eventual surgimento de Portão não atinja as operações do Salgado Filho, como ocorreu em BH (Confins/Pampulha).

    Curtir

  6. não vai fazer nada pra ajudar, mas apoia. como se alguém fosse contra (tirando a máfia imobiliária)

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: