Paralisação do transporte, chuva e jogo do Grêmio esvaziaram sessão
Com forte aparato de segurança externa, de identificação de pessoas e de isolamento de área, a prefeitura começou às 19h30min desta quarta-feira a primeira audiência pública para a primeira licitação (internacional) do transporte coletivo de Porto Alegre nos últimos 70 anos. A coincidência entre falta de ônibus, chuva e jogo do Grêmio colaborou para esvaziar a audiência – cerca de 100 pessoas participam. O secretário municipal dos Transportes, e presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, preside o encontro.
São apresentadas no encontro as mudanças feitas em relação aos editais das duas tentativas anteriores, frustradas, de licitação: em março de 2014 e novembro do mesmo ano. As principais alterações, segundo Cappellari, são a maior transparência principalmente sobre custo e lucro, das empresas de ônibus, e o aumento do número de bacias (consórcios de empresas) das atuais três para seis.
Outro objetivo da audiência é recolher subsídios da população para a elaboração do edital, que será publicado dia 6 de maio próximo. O prazo para a apresentação das propostas se encerra em 6 de julho. A comissão licitante define os vencedores em 60 dias. As empresas vencedoras terão 180 dias para começarem suas operações. Uma exigência imediata é dotar 25% da frota, hoje de 1.703 ônibus, com ar-condicionado. Atualmente o percentual é de 23%, mas 70% dos coletivos da Carris tem ar-condicionado, o que não ocorre com a frota privada.
Em até 8 anos, 100% dos ônibus terão ar-condicionado, exige o edital. Uma liminar dada a uma ação da Procuradoria Geral do Município impede a vigência da sanção, da Câmara de Vereadores, que obriga ar- condicionado em 100% da frota de coletivos. “Sem essa decisão a licitação fica inviabilizada”, disse Cappellari.
Categorias:Outros assuntos
Olha que interessante! 100% com ar só depois de expirar o prazo de renovação da frota (exatamente o mesmo prazo)! “Será” que é para beneficiar alguém que já tem uma frota comprada?
http://www.sul21.com.br/jornal/edital-do-transporte-publico-da-capital-e-discutido-em-audiencia-publica/
CurtirCurtir
É escárnio, né? Eles fazem a audiência bem no dia do jogo do Grêmio, e no qual sabiam que iria ter paralisação dos transportes, só pra não ir ninguém.
CurtirCurtir
Ainda bem que isso não é desculpa para os leitores do Porto Imagem, visto que foram para a audiência montado em suas bicicletas. Que bom que, mais uma vez, puderam opinar sobre a licitação.
CurtirCurtir
Uau, vem o RP da EPTC novamente. Vai lá para não ser ouvido como sempre foi quando fui, vai.
CurtirCurtir
Por sinal, continuo aguardando a divulgação das pesquisas inquestionáveis de EPTC. Aquelas pesquisas que comprovam verdades absolutas mas não são divulgados para escrutínio, lembra? Jà faz um tempo que mencionaste elas.
CurtirCurtir
Pesquisas que só os inteligentes enxergam…
CurtirCurtir
Os meus canapés, quero de frango com maionese.
CurtirCurtir