Linha S1 Aeroporto/Hotéis vai parar de circular em Porto Alegre

Baixo número de passageiros inviabilizou a operação  Foto: Lucas Barroso/Divulgação PMPA

Baixo número de passageiros inviabilizou a operação  Foto: Lucas Barroso/Divulgação PMPA

A linha seletiva S1 – Aeroporto/Hotéis, que começou a funcionar para a Copa do Mundo e foi mantida em caráter experimental a partir de julho de 2014, vai parar de circular no próximo dia 30 de abril. Durante o período de avaliação, foi registrada uma média de 1,37 passageiro por viagem, o que inviabiliza a operação. O prejuízo com a linha, em 2014, passou de R$ 884 mil.

No estudo realizado pela Carris e a EPTC, durante o período experimental, foram detectados três fatores principais para a baixa procura pela linha:

1) A proximidade do Aeroporto Salgado Filho do Centro da cidade e de grande parte dos hotéis de Porto Alegre, o que favorece a utilização de táxis (são 210 veículos disponíveis no ponto fixo do aeroporto);

2) A grande oferta de ônibus do transporte urbano de passageiros no local. Seis linhas e suas variantes circulam pelo aeroporto, transportando em média 50 mil passageiros por dia (T5, T11, B02 – Leopoldina/Aeroporto, B09 – Aeroporto/Iguatemi, B56 – Passo das Pedras/Aeroporto, 705 – Indústrias);

3) A operação do aeromóvel da Trensurb, que transporta, em média, 3,2 mil passageiros por dia útil do Salgado Filho até a Estação Aeroporto do metrô. Com partidas a cada 10 ou 15 minutos, dependendo do horário, oferece uma alternativa mais rápida e barata a quem se desloca para o centro da cidade.

A decisão de tirar a S1 de circulação foi tomada pelo prefeito José Fortunati nesta segunda-feira, 20, em reunião com o diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann, do diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, o secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt, além de gestores e técnicos das duas empresas municipais. No encontro, foram apresentados a Fortunati o desempenho e taxa de utilização da linha em cada um dos dias de operação.

Sobre a linha – A linha S1 – Aeroporto/Hotéis é a linha da Carris que integra o  Aeroporto Internacional Salgado Filho aos principais hotéis da cidade. Começou a operar em 11 de junho de 2014 e foi criada em função da Copa do Mundo.

Com tarifa, em 2015, de R$ 7,00, registrou uma média de 1.070 passageiros ao mês após o Mundial.

A frota é composta por seis ônibus, cinco ativos e um reserva. Todos foram adaptados com espaço para bagagens e capacidade reduzida para 25 passageiros sentados. Agora, a Carris fará uma reavaliação desses veículos para que sejam redirecionados às linhas C.

As partidas ocorrem diariamente do Aeroporto Internacional Salgado Filho, a cada 30 minutos, a partir das 6h da manhã até a meia-noite. Elaborado de acordo com pesquisa prévia realizada com turistas no próprio terminal do aeroporto, o itinerário cobre a região central e bairros Moinhos de Vento e Rio Branco, percorrendo um trajeto de cerca de 30 quilômetros.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:onibus

Tags:, ,

11 respostas

  1. Nos países europeus, as cidades também têm linhas de ônibus que saem dos aeroportos e passam pelas regiões onde ficam os hotéis da cidade, a um custo um pouco mais elevado que o valor da passagem comum (geralmente são vendidos passes que incluem ida e volta).

    A idéia desta linha em Poa é ótima, porém não há demanda, infelizmente. Talvez tenha faltado uma divulgação maior no aeroporto, nunca vi nada que informasse esta linha nos terminais.

  2. A linha vai parar dia 30, quero aproveitar para ir lá dar uma volta e ver com meus próprios olhos (quem sabe posso dobrar a média de passageiros).

  3. Será que se reformulassem a linha e oferecessem pras lotações elas não se tornaria economicamente viável e alguém se interessasse em assumir ela?

  4. Um detalhe, só para esse ano a estimativa baseada no prejuízo do ano passado é de mais meio milhão
    E a linha na verdade é LS01 (conforme o próprio letreiro na imagem da reportagem)
    Não sei porque eles mudaram o nome da linha de S1 para LS01 … enfim, vai acabar esse ralo de dinheiro.

  5. Que absurdo! Um passageiro por viagem. enquanto isso, os “Restingas” têm 100 150 por viagem. Que horror essa administração!

  6. Depois de cumprir o seu papel para colocar mais custos na planilha misteriosa da prefeitura, já dá para parar de circular.

Faça seu comentário aqui: