Smam recolhe mais de 200 propagandas irregulares em um dia

Foram apreendidos materiais como cavaletes, placas e banners  Foto: Sergio Louruz/Divulgação PMPA

Foram apreendidos materiais como cavaletes, placas e banners  Foto: Sergio Louruz/Divulgação PMPA

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) apreendeu, no último sábado, 25, mais de 200 propagandas irregulares, entre cavaletes, placas e banners retirados das ruas Dona Laura, Dona Adda Mascarenhas de Moraes, Silveiro, Valparaíso e avenida Assis Brasil.

A equipe de fiscalização trabalha para remover também cartazes e placas sem licença ambiental, com o objetivo de diminuir a poluição visual da cidade. Além da remoção, a Smam autua os responsáveis pelas propagandas. As multas podem chegar a R$ 700 por unidade irregular.

Base legal – A matéria é disciplinada pela Lei Municipal nº 8.279/99, alterada pelas Leis Municipais 8.882/02, 9.946/06, 10.385/08, 10.828/10 e 10.940/10, regulamentada pelo Decreto Municipal nº 18.097/12.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

8 respostas

  1. O Sr. Wagner tocou na ferida….. sempre me questionei pq a Prefeitura não multa logo de cara, quem coloca esse tipo de propaganda e ainda faça retirar….como? todos tem telefone ou endereço. Coloquem Fiscais pq com o dinheiro das multas recolhidas, paga tranquilamente o salário deles. Quero ver propaganda na Rua, se arder no bolso….ponham um telefone de plantão e a população tb vai colaborar fornecendo o endereço do lugar, o telefone e o teor da propaganda e que se identifique. Será que não ajuda? vamos ajudar a limpar Porto Alegre… lembrei…tirar uma foto e enviar para um e-mail da Prefeitura…

  2. Só 200? Isto tem num raio de 100 metros da minha casa…

  3. Eu sei q nas placas de transito quem tira é a propria EPTC, nos demais locais acho q ninguem tira mesmo…

  4. E quando vão multar quem cola cartazes nos viadutos, prédios históricos, entre outros?

    Sobre os garis retirarem isso, tem muito lixo pra varrer nas ruas, é muito trabalho pra tirar isso.

    • Concordo com a questão de multarem. E só não fazem porque não o querem, já que os anúncios têm até o telefone das criaturas.

      Sobre os garis retirarem, eu digo fazerem todo o dia, logo quando são colocados, o que faclitaria a retirada (em especial se forem adesivos). Não creio que daria tanto trabalho, fica parecendo uma quantidade enorme porque deixam acumular por um longo período sem haver retirada.

  5. Eu já perguntei mais de uma vez e repito: por que diabos os garis, quando varrem as ruas, não aproveitam para retirarem essas propagandas e adesivos colados em postes, placas etc. (de preferência logo quando são colocados, quando é mais fácil)? O trabalho deles é limpar as ruas, não?

    E, além de poluição visual, essas propagandas deveriam ser consideradas com o dano ao patrimônio público, visto demandar mais gastos para retirar os adesivos.

  6. Isso é uma coisa importante… A cidade já está muito poluída visualmente.

Faça seu comentário aqui: