Metroplan entrega anteprojetos do PAC Mobilidade

Anteprojetos do PAC 2 entregues na superintendência da plataforma de governo da CEF Comunicação Metroplan

Anteprojetos do PAC 2 entregues na superintendência da plataforma de governo da CEF
Comunicação Metroplan

A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional entregou  nesta quinta-feira (30/04) na Caixa Econômica Federal, os anteprojetos do PAC 2 Mobilidade Grandes Cidades dos municípios de Porto Alegre e São Leopoldo.

A licitação será feita por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC). O investimento será de R$ 314 milhões de reais.

Os anteprojetos dos municípios de Esteio, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada e Viamão, foram entregues em 11 de março.

Os projetos entregues à Caixa, não propõe, apenas, uma mudança na infraestrutura do transporte público coletivo das cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre, mas um conjunto de medidas que formam um novo conceito de mobilidade urbana. Os congestionamentos deverão ser reduzidos, através das faixas exclusivas de ônibus nas principais avenidas que fazem a ligação entre os municípios, além da construção de corredores transversais dentro das próprias cidades. Integram-se aos corredores a implantação de ciclovias, qualificação dos passeios públicos com soluções de acessibilidade universal e de mobiliário urbano padronizado.

 

A racionalização da rede metropolitana de transporte deverão diminuir o tempo das viagens. Os corredores serão monitorados eletronicamente por sistemas inteligentes de transporte – ITS, permitindo a gestão moderna em tempo real do serviço. A implementação do sistema consta mundialmente na agenda política de planejadores urbanos e ambientais.

Os projetos foram entregues na superintendência da plataforma de governo da Caixa Econômica Federal ao coordenador da área de Engenharia, Marcos Alexandre Almeida e ao gerente de negócios, Lúcio Loguercio, pelo diretor de Gestão Territorial da Metroplan, Márcio Souza de Barcellos e arquitetos João Edmundo Thoms Salvi e Regina Krumholz.

METROPLAN

Fonte: Mauro Saraiva Junior/ Comunicação Metroplan



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:,

3 respostas

  1. A metroplan custuma fazer projetos legais, pena que nada é feito.

  2. Eles podiam divulgar um resumo do projeto, pelo valor são mais obras de organização do que construções.

  3. Será que é aquele projeto que tem um vídeo sobre a reformulação de todas as linhas de ônibus na região metropolitana? Se aquele projeto for pra frente, volto a ter esperança no estado.

Faça seu comentário aqui: