Anunciado investimento de R$ 150 milhões da Airbus em Porto Alegre

Anúncio foi feito pelo prefeito José Fortunati após reunião com o governador  Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Anúncio foi feito pelo prefeito José Fortunati após reunião com o governador  Foto: Ricardo Giusti/PMPA

A cidade de Porto Alegre deve receber, até o primeiro semestre de 2016, um investimento de R$ 150 milhões na região do 4º Distrito. Trata-se de uma unidade da Airbus que fabrica equipamentos destinados à área de Segurança Pública. O anúncio foi feito pelo prefeito José Fortunati, no final da manhã desta sexta-feira, 8, após reunião com o governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini. No dia 26 deste mês, uma comitiva, com as presenças do governador e do prefeito, vai a Paris para um encontro na sede da empresa.

“A Airbus está buscando um novo modelo, que é voltado muito mais para a inteligência da segurança, rádiotracking, centros de controle, todo um sistema que já existe nos países onde ela opera, especialmente França, Alemanha e Itália”, explicou Fortunati, que estava acompanhado do vice-prefeito Sebastião Melo e do secretário da Fazenda, Jorge Toneto. As negociações foram iniciadas pelo secretário Tonetto, ainda em dezembro do ano passado. Nesta sexta-feira, uma equipe da Airbus apresentou o projeto integrantes do governo do Estado e Prefeitura de Porto Alegre, no Piratini. Ainda não existem detalhes sobre o número de empregos diretos e indiretos a serem gerados. Segundo o prefeito, o contrato deve ser assinado ainda em 2015 e o início da operação pode acontecer ao longo de 2016.

Logo_Airbus_Industrie_por_HernandoA escolha de Porto Alegre deveu-se à infraestrutura na área de processamento de dados, à presença da TecnoPuc e à proximidade com a TecnoSinos. A Capital também é a única que tem infovias distribuídas em todas as regiões da cidade, tem ainda o Centro Integrado de Comando (Ceic) da Prefeitura e o Centro de Operações da Brigada Militar. Segundo a empresa, pesou, também, na decisão, a qualificação da mão de obra existente e o espaço urbano disponível e de boa localização para a finalidade do negócio. Equipes da Secretaria Municipal da Fazenda e da Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb) já estudam as melhores alternativas de localização para o empreendimento, na zona Norte da cidade, que serão apresentadas à equipe da Airbus.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Economia da cidade, Economia Estadual, Industrialização de Porto Alegre

Tags:, , ,

6 respostas

  1. E pensar que tem gente que acha um absurdo a existência do Tecnopuc, que só favorece as grandes empresas opressoras.

    Uma ótima noticia para o estado, e principalmente para Poa.

    Curtir

  2. Com toda a inoperância do governador o estado ainda tem atrativos pra grandes empresas. As nossas universidades tem grande importância nesse contexto, e não falo de universidades que investem em pesquisa e não aquelas sangue sugas de FIES. Obrigado a PUCRS, UFRGS e Unisinos por investirem na pesquisa e nos colocaram no mapa do mundo.

    Curtir

  3. Ninguém falou em UFRGS. Universidade publica fica devendo em inovação e empreendedorismo, infelizmente!

    Curtir

    • Negativo! Pode até que seja assim na área de TI, mas nas demais áreas há pesquisas de nível internacional sendo realizadas na UFRGS. Há inclusive na Escola de Engenharia um departamento chamado Núcleo Orientado para a INOVAÇÃO da Edificação, o NORIE/UFRGS.

      Curtir

  4. Pelo que li na ZH, são tratativas, os caras vão ao exterior no final do mês para alinhar as coisas e tentar efetivar o investimento. Da minha parte, me alegra e acho que será excelente para a cidade e o estado, mas em se tratando de RS só vou comemorar no dia da abertura das portas, porque diferentemente de PR e SC, onde os investimentos são anunciados e sempre concretizados, mais ao sul a coisa é bem diferente. Tomara que desse vez haja competência e vontade política para concretizar tamanha conquista.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: