Infraero não tem mais dinheiro para obras de ampliação do Salgado Filho

Foto: José Arthur Eidt

Foto: José Arthur Eidt

O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha, admitiu nesta quarta-feira, 6, que o Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), criado para financiar, entre outros projetos, a expansão da aviação regional no País, poderá ser usado pelo governo para atingir as metas do ajuste fiscal.

Isto significa que a Infraero não terá dinheiro para nada.

O que inclui as obras de expansão do Aeroporto Salgado Filho, Porto Alegre.

A verdade é que o fundo não poderá ser contigenciado, porque já sumiu no caixa único da União.

É por isto que a Infraero e o ministro empurram tudo com a barriga e criam dificuldades onde elas não existem, como a participação da prefeitura e do governo estadual no negócio, no qual são coadjuvantes voluntários.

Padilha comentou que o fundo, de acordo com as regras, não pode ser usado para bancar outros empreendimentos que não sejam aqueles vinculados à aviação. Por outro lado, seus recursos são integralmente depositados no caixa único da União. Uma vez que esteja no Tesouro, portanto, basta ao governo reter a sua liberação.

“Compreendo a dura missão dos ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento). Penso que ambos têm uma missão dificílima, mas a minha também é difícil”, declarou Padilha, durante audiência pública no Senado.

Padilha foi questionado se poderia garantir que o Fnac não sofrerá retenções de valores pelo governo. Previsto para arrecadar R$ 4,2 bilhões só neste ano, a partir de cobranças de taxas aeroportuárias e das concessões de aeroportos, o Fnac é o meio de o governo viabilizar o prometido programa de aviação regional, que prevê a construção ou reforma de 270 aeroportos no Brasil.

“Tenho tido compreensão do governo, da área fazendária e do planejamento”, comentou Padilha. “A Fazenda não vai mexer no Fnac, porém a arrecadação toda vai para o caixa único da União. Não pode mandar para lugar nenhum, mas é base para o resultado primário. Portanto, será sempre uma disputa legítima da Fazenda, querendo manter seus números, e da SAC, querendo manter seus projetos”, disse.

Eliseu Padilha disse que a presidente Dilma Rousseff tem dado apoio ao plano, prometido desde 2012, e que deseja ver os 270 projetos com obras concluídas e em andamento até 2018. “Não pode ter incompatibilidade entre o que quer a presidenta e o que queremos. Não vamos começar com a velocidade que queríamos, mas vamos iniciá-lo.”

Políbio Braga

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2 comentários que vale a pena reproduzir, do site do Políbio:

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O mínimo que se espera é que a contrapartida exigida pelo concessionário que ganhar a licitação do Salgado Filho seja a ampliação da pista dele!

E para que isso ocorra não pode ser exigida como contrapartida também a construção do novo aeroporto de Portão. Sabem porquê? Porque senão ninguém vai querer tantas contrapartidas bilionárias para um aeroporto que nem é tão movimentado lucrativamente como Guarulhos.

O esgotamento do Salgado Filho é uma falácia e o consórcio asministrador de Guarulhos já disse que há muita coisa possível de se fazer no Salgado Filho.

A ampliação da pista é algo obrigatório ma licitação do Salgado Filho! Exigimos isso! Não aceitaremos o contrário! Lutaremos até o fim para tanto!

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Padilha precisa entender algo, talvez alguém precise “desenhar” pra ele e Dilma entenderem logo “dilmavez”:

A gigantesca imensa maioria dos gaúchos quer e exige a ampliação do Salgado Filho e rejeita a ideia de um novo aeroporto em Portão em detrimento dele. Remar contra isso só os queimará cada vez mais e causará o aumento da rejeição deles pelos gaúchos.

A ampliação da pista é algo fora de negociação, pois exigimos ela! E lutaremos nas redes sociais e fora dela junto com o movimento em defesa do Salgado Filho para tanto.

Se não há dinheiro, que se exija na licitação do aeroporto que a iniciativa privada o faça por conta dela, como contrapartida da concessão.

Prepare-se, pois se necessário certamente virá panelaços e outdoors pela cidade.



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho

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21 respostas

  1. Só lembro uma coisa a vocês. O caso FIES. Enganaram os estudantes durante meses, fazendo com que entrassem em desespero com o site do cadastramento que emperrava, para só agora admitirem que o problema era a falta de dinheiro. Esse é um dos governos mais FDP que se tem notícia. Aquela vaca que todos chamam de presidenta, travou todos os preços administrados do ano passado, só por causa das eleições. É uma sacripanta dessas que comanda o nosso país. Vai pra Indonésia, jumenta!

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  2. Ai alguem vai dizer que pobre não anda de avião, e que não precisamos desse investimento.
    hahaha

    Palhaçada.
    Mas grana pra investir em Cuba tem, né?
    Ops, comentário manjado.

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    • se pobre não andasse de avião não precisava ampliar o aeroporto! Ia continuar como era em 1980…o número de ricos é o mesmo.

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  3. Ótima notícia.
    Tomara que esse fato, agora admitido em público, acelere a privatização do Salgado Filho.

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  4. E toda grana que a INFRAERO recebeu e tira todos aos meses e anos na administração do Aeroporto Salgado Filho foi e é enviado onde? Querem privatizar porque não dá dinheiro?

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    • Vai ficar nos cofres do governo.
      O dinheiro tem, mas precisam enganar que ta tudo bem com o Brasil.

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  5. Pessoal do Blog, vcs se deram conta de algo que parece estar sendo orquestrado?

    Essa concessão do Salgado Filho tem apenas como único objetivo é fazer a gauchada engolir o aeroporto de Portão sem resistências, pra depois “matá-lo”.

    Observem bem. Eles fingem que melhorarão o Salgado Filho tb com a concessão, mas o único objetivo da concessão dele é fomentar a construção no novo aeroporto de Portão como contrapartida.

    Ampliação da pista? Esqueçam. A concessão foi apenas o jeito disfarçado de fazer o novo aeroporto de Portão enchendo de esperança os apoiadores do Salgado Filho de que ele seria enfim ampliado. É só pra evitar o embate contra Portão, pois eles sabem que é apenas uma minoria que quer Portão. Se eles dissessem que não fariam nada no Salgado Filho e que concederiam diretamente Portão o povo protestaria. Já assim, de forma enviezada, ninguém percebe que conseguirão fazer exatamente o que sempre eles quiseram.

    Acho que nem o comitê pró-Salgado Filho se deu conta disso.

    Prova disso? Padilha sempre fala que a contrapartida da concessão do Salgado Filho é a construção de Portão, mas nunca assegura que a ampliação da pista será a contrapartida. E sabem pq? Pq as duas juntas afastariam eventuais interessados pelo encarecimento absurdo da concessão de um aeroporto.

    O único jeito de evitar isso é exigir a colocação da ampliação da pista como condicionante obrigatória à concessão do Salgado Filho.

    Guarulhos ganhou seu gigante terminal 3, mas não tiveram que construir um outro aeroporto inteiramente novo como contrapartida. POA, diferentemente de Guarulhos, já necessita da ampliação, o que já encarece a concessão de um aeroporto que é bem menos lucrativo do que Guarulhos. Imaginem então exigir a construção de um outro aeroporto inteiramente novo como contrapartida.

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  6. Eu estou esperando que o Padilha e a Dilma façam o mínimo esperado dessa concessão do Salgado Filho, que é assegurar que a ampliação da pista será uma condicionante obrigatória imposta à iniciativa privada concessionária.

    Até agora só vejo o Padilha empolgadíssimo falar que exigirá a construção de Portão como contrapartida. E a ampliação da pista! É isto que queremos e exigimos! Todos sabem que é uma falácia esse papo de esgotamento do Salgado Filho. Espero que a Agenda 2020 e o Comitê em Defesa do Salgado Filho percebam isso e façam algo.

    Minha aposta é que essa ampliação não será incluída na licitação da concessão, pois Padilha anseia o aeroporto de Portão. Esse papo de concessão do Salgado Filho servirá como uma luva pra iludir os favoráveis ao Salgado Filho

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  7. Observem que Padilha dá a entender que o Salgado Filho concedido funcionaria enquanto Portão vai sendo concedido e que até 2029 o Portão estará pronto e o Salgado Filho esgotado, dando a entender que dali em diante a concessão seguirá via Portão apenas…

    Deve ser exigido que o funcionamento do Salgado Filho siga com o mesmo tipo de operação após Portão ficar pronto. Além de se exigir a ampliação da pista tb, é claro.

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  8. O Ministro da Secretaria de Aviação Civil prometeu a execução da obra de extensão da pista do Salgado Filho. Dinheiro para fazer estádios e novas arenas para a copa do mundo não faltou. Eu vou dize uma coisa: Esses políticos são todos uns incompetentes e digo mais são verdadeiros cupins da nação são todos demagogos e nada conseguem realizar a favor dos interesses da comunidade gaúcha e brasileira. Queremos a tão prometida obra de ampliação da pista do aeroporto. Sr. Eliseu Padilha chega de mentir.

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  9. uma correção: NENHUM comentário do blog do Policio vale a pena ser reproduzido.

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    • Preconceito bobo. Se os caras falaram algo que faz todo o sentido, não há porque não reproduzir.

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  10. Uma coisa é certa: sendo obrigado a investir bilhões de reais em um novo aeroporto em Portão como contrapartida, como quer Padilha, nem um real será investido no Salgado Filho pela concessionária que ganhar a concessão de tinta. Esqueçam qualquer investimento nele, pois nem uma “de mão de tinta” ele vai receber se essa exigência for exigida. Por isso a contrapartida tem que ser a ampliação da pista e, não, o novo aeroporto.

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  11. Os favoráveis ao novo aeroporto de Portão ficam empolgados com maquetes e acreditam em um LAX (Aeroporto Internacional de Los Angeles) gaudério, mas é certo que entregariam aos gaúchos apenas mais um “São Gonçalo do Amarante” (Novo aeroporto de Natal-RN).

    Esse bote que querem dar no Salgado Filho precisa ser desmascarado à tempo, antes que “Inês esteja morta”.

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  12. Salgado Filho pode receber 15 milhões/pax/ano e juntar BACO Base Aérea da Canoas, ambos chegará 30 milhões/pax/ano. Hoje é 9 milhões/pax/ano no Salgado Filho. Portão em 2050 e olhe lá.

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  13. Sabe o que está faltando?

    O MÍNIMO que se espera de um ministro GAÚCHO na pasta da AVIAÇÃO CIVIL e ainda por cima o grande responsável JUSTAMENTE pela ARTICULAÇÃO POLÍTICA da PRESIDENTE DA REPÚBLICA, que tb é “GAÚCHA”:

    ELE BATER NO PEITO E FALAR A TODO O INSTANTE E A TODOS QUE O PERGUNTAREM E, INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE, POR MEIO DESSAS TANTAS NOTAS OFICIAIS QUE ELE EMITE PRA SE COMUNICAR COM A IMPRENSA, QUE ELE ASSEGURA QUE A AMPLIAÇÃO DA PISTA E TERMINAIS DO SALGADO FILHO CONSTARÃO NO CADERNO DE OBRIGAÇÕES A SER EXECUTADO PELA INICIATIVA PRIVADA QUE GANHAR A CONCESSÃO DO SALGADO FILHO.

    Falta mais CLAREZA E FIRMEZA dele nesse sentido.

    Ainda mais ele, que garantiu que se preocupava com a segurança e vida dos gaúchos e que garantiu que a ampliação seria executada imediatamente.

    Obs.: E que ele nem tente publicar o edital da licitação sem essa condicionante, ou o barulho será ensurdecedor até que se cancele a publicação da licitação e se publique outra incluindo esses encargos. Ninguém aqui é bobo nem está para brincadeiras.

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  14. Felipe, a Dilma não é gaúcha, nasceu em Belo Horizonte/MG. Para onde vai o dinheiro da Infraero???????

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    • Por isso coloquei a palavra gaúcha entre aspas, pois embora ela seja mineira, reconstruiu sua vida e construiu toda a sua vida política no RS.

      Pois é, o Padilha diz que a Infraero está sem grana e que nem o dinheiro do fundo próprio da aviação civil, que ele têm acesso via SAC, conseguirá ser sacado, pois o Joaquim Levy teria contingenciado a verba, mas isto não é desculpa, pois basta conceder o aeroporto que a iniciativa privada o bancará e o executará.

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  15. Em 60 dias sai o lançamento da concessão para construção do aeroporto 20 de setembro à iniciativa privada.

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  16. OK, Felipe. Em 60 dias sai o lançamento da concessão do aeroporto de Portão à iniciativa privada.

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