Governo do RS fecha parceria para polo tecnológico de saúde

Instituto Central de Engenharia Biomédica da Alemanha trabalhará com hospitais e centros de pesquisa

Mãe de Deus Center (direita). Foto: Gilberto Simon

Mãe de Deus Center (direita). Foto: Gilberto Simon

O governador José Ivo Sartori formalizou, nesta quarta-feira no Palácio Piratini, uma parceria com o Instituto Central de Engenharia Biomédica da Alemanha para a criação do Medical Valley, que reúne hospitais universitários e centros de pesquisa a partir da estrutura já existente no Estado. “O governo se coloca como organizador do sistema que deve atrair investimentos para a saúde”, projetou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco. Ele destacou também que a iniciativa terá custo zero. “Uma das vantagens é que o sistema público de saúde será beneficiado com a parceria da iniciativa privada”, concluiu.

Diretor do Instituto Central de Engenharia Biomédica da Alemanha, Tobias Zobel destacou que o objetivo é estimular a criação de um polo tecnológico aplicado à área médica no Rio Grande do Sul. Segundo ele, o projeto de adensamento da cadeia produtiva conta com a adesão do Sistema de Saúde Mãe de Deus e do Parque Tecnológico Tecnosinos, com o apoio do Badesul. “Este modelo já foi implementado na China e nos Estados Unidos com sucesso”, comentou o dirigente. “Escolhemos o Rio Grande do Sul por conta da infraestrutura médica e tecnológica que já está pronta, faltando apenas a conexão com a indústria de ponta para que ambos os setores sejam mutuamente beneficiados”, salientou.

O diretor de Desenvolvimento e Inovação do Sistema de Saúde Mãe de Deus, disse que a ideia é unir as áreas de pesquisa, ensino, clínica e produção industrial de alta tecnologia, na formação de um centro de referência tecnológico voltado para a área da saúde. “A colaboração entre centro industrial e institutos de pesquisa é um fator de sucesso nos países mais desenvolvidos do mundo. A Universidade produz muitos trabalhos é é preciso associá-los de algum modo é linha de produção, como estamos empreendendo”, finalizou.

Correio do Povo – Luiz Tosca



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , ,

2 respostas

  1. Ótima notícia. Que os bons frutos da parceria cheguem logo!

  2. Muito bom! 🙂

Faça seu comentário aqui: