Investimentos da AIRBUS em Porto Alegre podem superar os R$ 150 milhões

Fortunati e o governador Sartori foram recebidos por executivos da empresa   Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Fortunati e o governador Sartori foram recebidos por executivos da empresa   Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Os investimentos da multinacional francesa Airbus em Porto Alegre poderão ir além dos R$ 150 milhões inicialmente anunciados, no dia 8 de maio, por representantes da empresa, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O secretário Municipal da Fazenda, Jorge Tonetto, antecipou a chegada da comitiva do governo do estado, integrada pelo prefeito José Fortunati, que ocorreu apenas na noite da terça-feira, 26, e está desde segunda-feira, 25, negociando detalhes do empreendimento com a equipe da Airbus.

A visita oficial às instalações da empresa, no Boulevard Jean Moulin, em Paris, foi reservada, com apenas sete integrantes da comitiva, entre eles o governador José Ivo Sartori, o próprio Tonetto e o prefeito Fortunati, autorizados a entrar.

Ao final do encontro, o governador Sartori, a diretoria da empresa e o prefeito divulgaram uma nota conjunta que expressa: 

1) estabelecer parceria estratégica na área da Segurança Pública;
2) aprofundar o conceito de Cidade Segura e evoluir para o conceito de Cidade Inteligente;
3) para o desenvolvimento de tecnologias, a Airbus intensificará a implantação de um Centro de Desenvolvimento, em parceria com as universidades e empresas de tecnologia instaladas no RS;
4) a cooperação se estenderá às 50 maiores cidades do RS, podendo abranger todo o Estado.

Na manhã desta quarta-feira, 27, está sendo realizada uma reunião técnica em Porto Alegre com representantes da Airbus, Polícia Federal, Secretaria Estadual da Segurança e Procempa.

A escolha – A cidade foi escolhida devido à infraestrutura na área de processamento de dados, à presença da TecnoPuc e à proximidade com a TecnoSinos. A Capital também é a única que tem infovias distribuídas em todas as regiões da cidade e dispoõe ainda do Centro Integrado de Comando (Ceic) e do Centro de Operações.

Equipes da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) e da Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb) já estudam as melhores alternativas de localização para o empreendimento, na zona Norte da cidade, que serão apresentadas à equipe da Airbus.

A previsão é que o contrato seja assinado neste ano e que as operações iniciem-se ao longo de 2016. Ainda não há detalhes sobre o número de empregos diretos e indiretos a serem gerados.

Airbus Group –  É líder global em serviços aeroespaciais e de defesa. Em 2014, o grupo – composto por Airbus, Airbus Defence and Space e Airbus Helicopters – gerou uma receita de cerca de 60,7 bilhões de euros. A empresa, que possui uma rede de mais de 138 mil colaboradores, desenvolve programas espaciais e de defesa e helicópteros para uso civil.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Economia da cidade, Economia Estadual

Tags:,

3 respostas

  1. Muita calma nessa hora… já teve empresa que chegou a fincar placa de futuras instalações no estado (Ford)… tomara que esses investimentos dos gringos aconteçam de verdade…

    Curtir

  2. Sinceramente eu não gostaria de morar em cidades industriais citadas na revista exame,elas são extremamente poluidas e o padrão de vida é muito ruim para a maioria. China e India só é legal para quem tem muito dinheiro o resto é terrivel não existe nenhum tipo de garantia trabalhista,algo que querem implantar aqui,realmente não serve.Agora esta historia da Airbus vir para cá dentro do conceito de cidade vigiada para não dar em nada é piada\ e convenhamos os R150 são ninharia para falar em investimento.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: