Viaduto da Bento será liberado para ônibus na próxima segunda

Trecho no segundo andar possui 540 metros e duas pistas nos dois sentidos | Foto: Ricardo Giusti / PMPA / CP

Trecho no segundo andar possui 540 metros e duas pistas nos dois sentidos | Foto: Ricardo Giusti / PMPA

A partir das 9h desta segunda-feira, 1°, será entregue a segunda etapa das obras do viaduto da avenida Bento Gonçalves. Será liberado o trânsito no corredor de ônibus para as cinco linhas de transporte coletivo que fazem o trajeto entre as zonas Norte e Sul (T2, T4, T11, T11A e a linha 280.2 Otto / HPS / 3ª Perimetral). A pista fica um nível abaixo do pavimento no qual circulam os demais veículos.

Também ficarão liberadas à circulação de veículos, a partir das 6h da manhã, a alça lateral da 3ª Perimetral junto ao viaduto, sentido Sul/Leste (acesso à avenida Bento Gonçalves em direção à cidade de Viamão), e a pista para quem trafega pela avenida Bento Gonçalves, bairro/Centro (acesso ao lado do quartel, em direção à avenida Ipiranga).

Viaduto São Jorge – A primeira parte do viaduto São Jorge foi entregue no dia 26 de março, no aniversário de Porto Alegre. Com 540 metros de extensão e seis faixas de tráfego, garante maior fluidez aos cerca de 90 mil veículos que fazem o trajeto entre as zonas Norte e Sul, além das cinco linhas de transporte coletivo.

De acordo com cálculos da EPTC, quem se desloca da zona Sul para a zona Norte, e vice-versa, teve um ganho de 15 minutos após a liberação em março. A obra interliga as avenidas Salvador França e Aparício Borges sobre a avenida Bento Gonçalves, sem interrupções. Possui três níveis: o do asfalto, o superior para veículos e o intermediário, na parte central, para a passagem de cinco linhas que cruzam a Bento.

A obra é executada pelo Consórcio Nova Bento (Construtora Cidade Ltda e Sultepa Comércio e Construções Ltda), vencedor da licitação, com custo de R$ 79,4 milhões.

Outros ajustes no trânsito da região:

Laços de quadra (retornos) – Também serão alterados os laços de quadra para quem trafega pela 3ª Perimetral Sul/Norte, com destino ao Centro, e quem trafega pela avenida Bento Gonçalves, Centro/bairro, com destino ao Norte da cidade.

Laço Sul/Centro – 3ª Perimetral (S/N), rua José Rodrigues Sobral, travessa Guedes da Luz, av. Bento Gonçalves (B/C);

Laço Centro/Norte – av. Bento Gonçalves (C/B), travessa Guedes da Luz, av. Veiga, 3ª Perimetral (S/N);

Av. Veiga – Terá o sentido de circulação invertido, no trecho entre a travessa Guedes da Luz e a 3ª Perimetral, passando a ter sentido em direção à 3ª Perimetral;

Rua José Rodrigues Sobral – Terá o sentido de circulação invertido, no trecho entre a travessa Guedes da Luz e a 3ª Perimetral, passando a ter sentido em direção à travessa Guedes da Luz;

Travessa Guedes da Luz – Passará a ter sentido duplo de circulação em toda a sua extensão.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, Viadutos e pontes estaiadas

Tags:

3 respostas

  1. Esse viaduto vai dar uma boa agilidade para os ônibus da região.
    O cruzamento que tinha ali, era um porre.
    hehehe

  2. “O fluxo de coletivos vai ocorrer no segundo andar da estrutura, com duas pistas nos dois sentidos”

    Este artigo deve ter sido redigido por um estagiário analfabeto funcional. Pois o fluxo será exatamente o contrário:

    O fluxo de coletivos vai ocorrer no PRIMEIRO andar da estrutura, com UMA pista EM CADA sentido.

Faça seu comentário aqui: