Com atraso em prazos, Fortunati admite que Lei das Carroças deve seguir “a vida real”

Até o final de 2016, quatro mil carroceiros devem ser retirados das ruas conforme o previsto na legislação

Prefeito e secretários visitaram unidade de triagem no bairro Navegantes | Foto: Samantha Klein / Rádio Guaíba / Especial CP

Prefeito e secretários visitaram unidade de triagem no bairro Navegantes | Foto: Samantha Klein / Rádio Guaíba / Especial CP

Em ato de inauguração das melhorias na Unidade de Triagem do bairro Navegantes, nesta terça-feira, o prefeito José Fortunati considerou que a lei para extinguir a utilização de carroças na Capital está no ritmo correto. Apesar da consideração, ela admite que a Prefeitura não vem conseguindo cumprir o cronograma de restrições. Desde segunda-feira, entrou em vigor a proibição para que carroças e carrinhos circulem pela região Central, o que, na prática, ainda não ocorre.

O chefe do Executivo ressaltou que a legislação não pode “passar por cima da vida real”. Já em relação ao projeto de lei do vereador Marcelo Sgarbossa (PT) para elevar o prazo de proibição em mais oito anos, Fortunati disse que se trata de proposta descabida. “Não há motivo para isso. Além disso, duvido que um vereador tenha mais conhecimento da realidade dos catadores e recicladores do que as equipes que trabalham diariamente com essa população nas unidades de triagem”, ponderou.

Até o final de 2016, quatro mil carroceiros devem ser retirados das ruas conforme o previsto na legislação. Aproximadamente 1,5 mil catadores foram cadastrados e 400 pessoas acessaram empregos formais, conforme a Secretaria de Governança Local.

A Capital soma 18 unidades de triagem, que servem como uma alternativa de renda aos catadores. Na próxima sexta-feira, a 19ª deve ser inaugurada, na Restinga. Nas cooperativas de reciclagem, é possível receber cerca de R$ 1 mil. No bairro Navegantes, a Vonpar investiu R$ 350 mil em equipamentos selecionados após a Copa do Mundo.

Conforme a representante da empresa, Natasha Castro, os cooperativados poderão aumentar a triagem para até 150 toneladas de materiais ao mês. “Estão reciclando 60 toneladas de lixo seco, mas há a possibilidade de operação começar durante o turno da noite, o que também pode agregar trabalhadores”.

Samantha Klein / Rádio Guaíba / Correio do Povo



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5 respostas

  1. É mais fácil tirar os pobres carroceiros das ruas, do que melhorar o trânsito. Carroceiros sempre foram as margens da cidadania. VIVA OS CARROCEIROS E SUAS CARROÇAS E ABAIXO OS BURROS E JUMENTOS QUE FAZEM AS LEIS.

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    • Se ta de brincadeira né vei, ou voce é carroceiro ou filho de um. Isto é coisa de gente que não quer estudar e acha mais facil catar lixo, caramba meu, olha a quantidade de oportunidades que tem por ae, reclamar do país é facil, quero ver acordar as 7hr e ir dormir a meia noite

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  2. O problema dessa lei é que ela engloba tração animal e os carrinhos de catadores. O certo é primeiro tirar as carroças.

    Eu mesmo vi na Alemanha catadores puxando carrinho, mas na cidade eu nunca vi uma carroça, a não sei para turismo em alguns pontos.

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  3. Amém.
    Mas isso pode se tornar um problema para as cidades da região metropolitana, não?

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  4. O projeto de Lei do vereador Marcelo Sgarbossa (PT) prorroga em UM ANO o prazo antes da restrição de circulação apenas do carrinhos, os veículos de tração humana!! A repórter já corrigiu a matéria no link original. http://www.radioguaiba.com.br/noticia/com-atraso-em-prazos-de-implantacao-fortunati-admite-que-lei-das-carrocas-deve-seguir-a-vida-real/

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