Aeroporto 20 de Setembro não estará no pacote de concessões, afirma Padilha

Foto: José Arthur Eidt

Foto: José Arthur Eidt

Conforme notícia do jornal NH de hoje, o Aeroporto 20 de Setembro não aparece no pacote de concessões de infraestrutura que será anunciado pela presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira (9 de junho).

Somente o Salgado Filho, esclarece o ministro.

A princípio, o vencedor da concessão fará, até 2018, a extensão em mais 920 metros da pista do Salgado Filho e as obras dos novos terminal de cargas, estacionamento e pátio das aeronaves.

Leia a matéria no Jornal NH clicando aqui.



Categorias:Aeroporto 20 de Setembro, Aeroporto Internacional Salgado Filho

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8 respostas

  1. A noticia boa é que isso não mata o Salgado Filho tão cedo, a ruim, é que vão planejar algo pra desviar muito dinheiro quando essa obra sair.
    hahaha

  2. ” A princípio, o vencedor da concessão fará, até 2018, a extensão em mais 920 metros da pista do Salgado Filho e as obras dos novos terminal de cargas, estacionamento e pátio das aeronaves.”

    E o terminal de passageiros, a Infraero que vai Continuar a fazer a Obra ?

    • A primeira fase da ampliação do Terminal 1 está em andamento. Não tem como parar agora e esperar o processo de concessão. Mas as outras fases sim, poderiam deixar para a empresa que vencer.

    • Eu acho que vão só acabar a Fase 1 da ampliação do Terminal 1 (aquela atualmente em execução e que deveria ter ficado pronta pra Copa de 2014, da foto abaixo:

      Em compensação, a Fase 2 da ampliação do Terminal 1, que inicialmente era tb pra antes da Copa de 2014 e depois passou a ser para 2016, agora acho que nem sai mais, pois desde que o Padilha assumiu a SAC nunca mais se falou dela e sempre passou a se falar apenas na Fase 1 como se fosse a única, ignorando-se quw já estava aprovado o valor de 350 milhões para as duas fases. Uma pena que a grande mídia seja apenas uma mera repetidora das notas oficiais e não questione o silêncio sobre a fase dois, cuja foto é essa abaixo:

  3. O aeroporto multibilionário de Portão só interessava ao Padilha, à Portão e ao Vale dos Sinos.

    Pra Serra Gaúcha, por exemplo, Portão mata o aeroporto de Caxias/Gramado em Vila Oliva. E é ruim para o estado todo esse aeroporto de Portão, pois hoje em dia as pessoas vem do estado inteiro e descem na rodoviária e pegam o trensurb ou táxi e em pouco tempo e com pouco gasto chegam ao Salgado Filho. E muitas empresas de ônibus do interior, como por exemplo a Embaixador (Pelotas), Planalto (Santa Maria), Caxiense (Caxias) e Unesul (Torres) ainda extendem gratuitamente a linha da rodoviária até o Salgado Filho qd se dirigem às suas garagens no bairro Humaitá. Tem quem fale que Portão encurtaria caminho pro interior, mas só uma parcela do estado passa ali. Tenho certeza absoluta que os caxienses, por exemplo, preferirão ter o aeroporto deles de Vila Oliva. E que se faça mais aeroportos bons pelo interior do estado, como há em SC.

  4. Ótimo mesmo!!! Caso contrário não investiriam em todo o potencial que o Salgado Filho ainda tem e terá por longuíssimos anos!

    Afinal, jamais colocariam como contrapartida ao mesmo tempo a construção do aeroporto multibilionário de Portão e a ampliação da pista do Salgado Filho juntos. Assim a ampliação da pista estará garantida.

    E pra ser sincero, um aeroporto inteiramente novo partindo do zero, além de matar o Salgado Filho, não teria interessados da iniciativa privada, pois, o custo multibilionário não justificaria o investimento, já que a movimentação é muito inferior à SP e Brasília, o que não traria retorno dentro dos trinta anos. SP hj tem um movimento que POA nem em quarenta anos terá, e lá a contrapartida foi apenas a construção do novo Terminal 3, que custou mais do que custará a ampliação da pista do Salgado Filho. Imaginem então, se o povo já infla o custo da pista e diz que custará um bilhão, um aeroporto em Portão partindo do zero passaria da casa dos cinco bilhões, algo que não se paga com o movimento gaúcho nem em trinta anos.

    Mas o Padilha disse ao Jornal NH que a construção de Portão como contrapartida ainda pode surgir até o efetivo leilão no ano que vem, pois alega que o Salgado Filho estará saturado em 2024 (antes ele dizia que a saturação de daria em 2029). Não duvidem que não surja alguma manobra até lá, durante a fase de estudos, como ele já deixou-se no ar. E até lá a Comissão do Aeroporto Vinte de Setembro ficará pressionando e chorando as pitangas, como já está fazendo no Jornal de NH. O movimento em defesa do Salgado Filho, que eu ouso dizer que é o verdadeiro movimento em prol do efetivo interesse dos gaúchos, não pode baixar a guarda. Eu achei que o Padilha se conformou muito rápido com o aeroporto de Portão que ele almejava tanto, acho que não ficará por isso.

  5. Bom sinal. Quer dizer que não sairá do papel tão cedo.

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