Secretário aguarda providências da BM sobre declaração de oficial

Tenente-coronel disse para Batman ser chamado após denúncia de assalto

Secretaria Wantuir Jacini preferiu não se pronunciar sobre declarações do comandante do 9º BPM | Foto: Karine Viana / Palácio Piratini / CP

Secretaria Wantuir Jacini preferiu não se pronunciar sobre declarações do comandante do 9º BPM | Foto: Karine Viana / Palácio Piratini / CP

O titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Wantuir Jacini, disse nesta segunda-feira que aguarda providências da Brigada Militar em relação ao comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Francisco Vieira, que sugeriu à população chamar o Batman para conter assaltos ocorridos na Serenata Iluminada, que ocorria no Parque da Redenção no último sábado. O comentário do policial militar foi feito em um grupo de Whatsapp, no qual são repassados informações de ocorrências da área do 9º BPM.

Jacini reforçou que Vieira é subordinado ao Comando de Policiamento da Capital (CPC) e ao Comando-geral da Brigada Militar. “Eu estou aguardando todas as providências e eu imagino que as providências a serem adotadas pela hierarquia e estrutura da Brigada venha a corrigir ou a sanar essa questão. Estou no aguardo dessas providências”, disse o secretário.

Questionado se considera a declaração do comandante do 9º BPM um erro, disse que não iria “fazer nenhuma análise, nenhum conceito, nenhum juízo”. Jacini complementou ainda que ele “não pode achar isso ou aquilo, tem que decidir em cima de fatos concretos e então tomar” a decisão. “A decisão do secretário tem que ser objetiva e não em cima de hipóteses. A decisão do comando pode encerrar o assunto”, conclui Jacini.

Hygino Vasconcellos – Correio do Povo

_____________________

ENTENDA MELHOR LENDO A SEGUIR:

“Chamem o Batman”, diz oficial da BM sobre assaltos na Redenção

Tenente-coronel ironizou pedido por segurança durante Serenata Iluminada em Porto Alegre

Tenente-coronel ironizou pedido por segurança durante Serenata Iluminada em Porto Alegre | Foto: Divulgação /

Tenente-coronel ironizou pedido por segurança durante Serenata Iluminada em Porto Alegre | Foto: Divulgação /

O tenente-coronel Francisco Vieira, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), declarou, na noite deste sábado, que quem frequenta a Serenata Iluminada, no Parque Redenção, não quer a presença da Brigada Militar. “Agora aguentem. Chamem o Batman”, ironizou. A afirmação foi feita em um grupo nas redes sociais após ter sido indagado por jornalistas sobre o policiamento no local.

Os jornalistas Fernanda Pugliero, do Correio do Povo, e Eduardo Paganella, da Rádio Guaíba, que estavam no evento, questionaram a BM sobre a presença de viaturas, depois que presenciaram dois assaltos no local. Indagado se a BM atua onde quer, o oficial respondeu: “Mande ligar para o 190. Você está no evento? E o evento nem permissão tem, ou seja, fazem já não querendo a BM”. Ele disse ainda que “gente de bem está em casa”.

O policial, que é o responsável por garantir a segurança na região, desaconselhou a participação na festa. Ele orientou a população a procurar o “Batman” ou o “Super Homem”. O evento, organizado desde 2012 através das redes sociais, já tinha 22 mil pessoas confirmadas no Facebook para a edição desta noite. Além da Redenção, a Serenata já ocorreu em outros parques de Porto Alegre e, também, na Praça da Alfândega, no Centro da Capital.

Tradicionalmente, os participantes levam lanches e, através de atrações musicais, defendem a ocupação de espaços públicos que, normalmente, não têm vida no turno da noite. A festa de hoje também defende o não cercamento do parque, já que um plebiscito deve questionar a população da Capital, nos próximos meses, sobre a possível instalação de grades na Redenção.

Correio do Povo e Rádio Guaíba



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

4 respostas

  1. ->Muitos assaltos, as ruas estão horriveis de se andar a noite.. CHAMEM A POLICIA !!! MAIS BRIGADIANOS NAS RUAS !!
    -> Evento não oficial organizado num espaço publico a noite.. A POLICIA NÃO FOI CONVIDADA, SAIAM DAQUI !!!

  2. O próprio policial falou na conversa que o que ele falava era em tom irônico, mas como isso iria bombar, óbvio que foi pra mídia.
    Burrada dele.
    Mas que não mentiu, isso é fato, eu fui na serenata (que tava literalmente um lixo), e muitas pessoas que estavam lá, tenho certeza, que iriam ficar brabos da brigada estar por perto, justamente por não poder fumar seu cigarrinho verde.

  3. O oficial apenas oralizou o seu pensamento. Afinal querem que a Brigada faça milagres, quando o estado mantém um contingente pequeno e com precárias condições de atendimento?
    Tudo bem que a população paga e paga bem pelos serviços, mas que o governo faça a sua parte!
    Agora sobrou pra ele sozinho, o que todos nós pensamos?
    Chega também de expor os militares ao criminoso!

  4. Os participantes conseguiram o que queriam, conseguiram expor a BM em relação ao descaso quanto aos assaltos, roubos…

    Claro, o nosso sistema prisional é um lixo, o que mais tem é advogado querendo ajudar criminoso e as leis também não ajudam, mas tem que ter ao menos policial na rua. Isso é o mínimo.

Faça seu comentário aqui: