Porto Alegre sedia encontro internacional de governos locais

Evento na Capital terá a participação de representantes de 30 países  Foto: Divulgação/PMPA

Evento na Capital terá a participação de representantes de 30 países  Foto: Divulgação/PMPA

Porto Alegre receberá cerca de 150 representantes de cidades de 30 países para participarem, de 10 a 12 de junho, de um encontro do Bureau Executivo da Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), entidade internacional que representa e defende os interesses dos governos locais na conjuntura mundial. As atividades, que incluem visitas técnicas a projetos da Capital, serão realizadas no Grêmio Náutico União e abertura oficial ocorre na quinta-feira, 11, às 9h.

O futuro dos governos locais sob diversos aspectos conduzirá o debate de importantes lideranças como o prefeito de Istambul (Turquia) e presidente da CGLU, Kadir Topbaş, a prefeita de Montevideo (Uruguai), Ana Oliveira, o prefeito de Kazan (Rússia), Ilsur Metshin e o prefeito de Quito (Equador), Mauricio Espinel, bem como representantes de Bogotá (Colômbia), e municípios da Espanha, Canadá, Finlândia, Bélgica, Marrocos, Estônia, Coréia do Sul e Argentina. O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, presidente da comissão de planejamento urbano estratégico da CGLU, será o anfitrião do evento.

A reunião do Bureau Executivo vai servir de preparação para reforçar os posicionamentos dos municípios nas principais agendas internacionais como o Habitat III, terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável. Também serão discutidas as recomendações para financiamento dos governos locais e Cúpula da Mudança Climática, além da preparação para o próximo Congresso da CGLU, que será realizado em Bogotá em 2016.

Com sede em Barcelona, a CGLU busca aumentar a influência de governos e representações locais na governança global. A rede apoia programas de cooperação entre cidades e auxilia a formação de parcerias visando o fortalecimento da democracia e a participação de entidades e governos locais no âmbito internacional.

A troca de experiências fará parte da agenda do encontro que prevê visitas técnicas a projetos de Porto Alegre que já foram replicados no mundo, como o Orçamento Participativo, já implantado em Nova Iorque e Paris e em mais de 1,2 mil cidades na América Latina, Europa, Ásia e África.

Também será uma oportunidade de a prefeitura de Porto Alegre  debater aspectos mais técnicos de projetos que podem ser interessantes para a cidade, como o @22 de Barcelona, o qual transformou as antigas áreas industriais de Poblenou, pertencente ao distrito de San Martín, em um ambiente de alta qualidade para trabalhar, viver e aprender.

Prefeitura de Porto Alegre

_______________

Para ver a programação completa, clique no link acima ou aqui.



Categorias:Eventos

Tags:, , ,

%d blogueiros gostam disto: